quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Entenda os homens



Há quem diga que todos os homens são iguais, ou mesmo que eles são previsíveis e que, por isso, as mulheres os compreendem com facilidade. Por outro lado, os homens vivem reclamando que as mulheres são muito difíceis de entender. Na verdade, em meio às diferenças imensas que existem entre os universos feminino e masculino, sempre haverá o que aprender. Mesmo os homens mais previsíveis possuem alguns segredos que não dividem com suas parceiras, por diversos motivos.



"Em meio às diferenças imensas que existem entre os universos feminino e masculino, sempre haverá o que aprender."

1 – Ele também precisa sentir segurança no relacionamento

As mulheres tendem a ser mais inseguras que os homens no que diz respeito ao relacionamento, mas eles também têm necessidade de sentir firmeza naquilo em que estão se envolvendo. Isso está relacionado a demonstrações de carinho, mas também a uma questão um pouco mais “primitiva”. A verdade é que seu companheiro provavelmente queira sentir que corresponde às suas expectativas quanto a um homem. Ele deseja saber que você o considera forte e capaz de manter a família.

2 – Ele olha outras mulheres

A verdade é que, quando você percebe que seu parceiro olhou uma outra mulher, ele provavelmente olhou mesmo. Mas isso não quer dizer que ele esteja interessado nela, ou que não queira mais ficar com você. A questão é que o cérebro masculino é muito instintivo – e ele olha para outras “fêmeas” mesmo sem perceber.

3 – Ele gosta de sexo “sem sentimento”, de vez em quando

Naturalmente, o ato de “fazer amor” é uma das experiências mais apreciadas pelas mulheres. Os homens também gostam do clima de romance mas, às vezes, eles querem simplesmente uma bela sessão de sexo. E a melhor notícia é que não precisa ser com outra mulher, pode ser exatamente com essa que ele tem em casa, ou seja, você. Entenda essa necessidade e compartilhe de momentos assim com ele, em outras palavras, divirta-se.

4 – Ele tem fantasias sexuais que não te contou


Mas não significa que não queira te contar. Acontece que, algumas vezes, ele pode considerar essas fantasias ofensivas para você. Se sua curiosidade for grande ou se quiser agradá-lo, compartilhe suas próprias fantasias com ele. Isso vai encorajá-lo a fazer o mesmo.


5 – Ele mente para não discutir

Algumas vezes, para se proteger de uma discussão feia, o homem prefere mentir. Isso ocorre, principalmente, depois que algumas confissões dele tiverem reações excessivas da sua parte. Portanto, quando seu parceiro te contar alguma coisa, não se irrite demais com ele. Respire fundo e procure entender os motivos dele.

6 – Ele gosta quando você se cuida

Mesmo o mais distraído dos homens gosta quando sua companheira cuida bem de si mesma. Não é necessário tornar-se obcecada por beleza mas, de vez em quando, não custa nada caprichar na produção para agradar o gato.

7 – Ele tem medo de não conseguir te sustentar

A verdade é que seu parceiro vive com medo de não conseguir manter o padrão financeiro de vocês. Ainda que você trabalhe, ele se sente naturalmente responsável pelo bem-estar econômico. Se você mostrar a ele que vocês estão juntos nessa missão, tudo será mais fácil. Envolva-se nas questões financeiras da casa, saiba quanto vocês gastam por mês e procure ajudar no que for possível. Isso poupará muita dor de cabeça ao seu parceiro.

A COR DO SEU HUMOR



Conheça um pouco mais sobre o significado das principais cores e veja como você tem as utilizado. Não custa nada adotar novas cores para dar uma levantada no astral!
Vermelho
A cor vermelha representa coragem e alegria, além de estar muito ligada às fortes emoções do amor e da paixão.
Roupas: use roupas vermelhas quando quiser passar a ideia de que está confiante e que sabe assumir o controle das situações. É uma boa cor para ser usada em entrevistas de emprego, por exemplo.
Decoração: peças vermelhas em um ambiente deixam o clima mais romântico. Além disso, ajudam a aumentar a motivação durante o dia.

Amarelo
Além de significar inteligência e sabedoria, o amarelo ainda transmite entusiasmo, sendo uma ótima opção para quando você precisa manter o pique durante dias mais cansativos.
Roupas: ótimo para chamar atenção, principalmente em ambientes mais sérios e intelectuais, portanto é uma boa escolha no ambiente de trabalho.
Decoração: como também ajuda no aprendizado, objetos amarelos são ótimos para decorar ambientes usados para leitura e estudos.

Verde
Equilíbrio e tranquilidade são as principais características da cor verde, por isso ela ajuda na harmonia entre as emoções, o corpo e a mente.
Roupas: usar roupas verdes em momentos de tomar uma decisão pode ajudar a conseguir um melhor resultado, já que a cor traz equilíbrio.
Decoração: ter a cor verde espalhada pela casa, principalmente nos ambientes em que as pessoas mais convivem, pode ajudar a evitar algumas brigas e desentendimentos pelas boas vibrações que ela traz. É interessante utilizá-la em locais onde há pessoas doentes, pois ela também está associada à cura.

Azul
Relacionada ao relaxamento, a cor azul traz serenidade está muito ligada à intuição e à percepção das coisas fora do senso comum.
Roupas: por facilitar a aproximação de pessoas, usar a cor azul em festas e reuniões com amigos é uma boa opção.
Decoração: em casa, adicionar elementos azuis na sala de visitas já aumenta o aconchego e a sensação de boa recepção.

Violeta
O principal significado da cor violeta é a transformação. Ela ajuda a transformar o clima negativo em positivo, pois está diretamente ligada à evolução espiritual.
Roupas: use peças ou acessórios violetas sempre que não estiver satisfeita com alguma situação e desejar uma mudança. Ela faz as coisas ficarem mais agradáveis.
Decoração: ambientes com a cor violeta ajudam a diminuir o apetite, por isso é uma boa dica colocar alguns objetos nessa cor na cozinha quando há alguém de dieta na casa.

Branco
O branco também representa equilíbrio, mas está muito ligado à espontaneidade e naturalidade, facilitando a integração entre as pessoas e transmitindo serenidade.
Roupas: geralmente quando o figurino inteiro é branco a pessoa pode acabar passando despercebida. Porém, se apostar em alguns elementos você consegue um resultado sereno e relaxante.
Decoração: ambientes totalmente brancos podem passar a sensação de tédio. Se misturar o branco com outros elementos coloridos, o clima de paz tem chance de ser maior.

Preto
A cor preta é misteriosa. Ao mesmo tempo em que passa a ideia de seriedade, transmite um pouco de reclusão e isolamento.
Roupas: roupas pretas podem mostrar que você não se abre com facilidade e aumentar a tristeza. Fuja de looks inteiros nessa cor se já está triste ou mau-humorada, pois seu humor só vai piorar.
Decoração: use com moderação o preto para decorar ambientes, ou esta cor pode atrapalhar o fluxo de boas energias dentro da casa.

Bege
O tom bege está relacionado à neutralidade e distanciamento, por isso também pode ser ligado à falta de comunicação nas pessoas.
Roupas: se quiser passar a impressão de que não está a fim de muito papo em um determinado dia, invista no bege. Mas procure não utilizá-lo se precisa interagir com outras pessoas.
Decoração: assim como o branco, o bege pode passar sensação de tédio se usado por completo no ambiente. Porém, se bem dosado, a cor traz um clima de tranquilidade, sendo bom para cômodos como o quarto.

Cinza
O cinza está muito ligado à insatisfação e tristeza. Enquanto o cinza claro está mais ligado à transição de emoções, o cinza escuro pode trazer a ideia de medo.
Roupas: se está se sentindo pressionada, nem passe perto de peças da cor cinza. Looks inteiros nessa cor aumentam a tristeza e mostram que você está insatisfeita com sua aparência.
Decoração: se você abusar da cor cinza em uma decoração, o ambiente vai ficar pesado e propício ao mal-estar. Alguns elementos em cinza claro, porém, podem ajudar a balançar as emoções.

Marrom
Ligada à responsabilidade, a cor marrom também representa a relação com dinheiro, família e emoções. Contém uma mistura entre o negativismo do preto e o lado impulsivo do vermelho.
Roupas: usar peças marrons é uma boa dica para quando você precisa resolver problemas mais complicados, reuniões de negócios ou tomar a liderança de uma situação.
Decoração: ambientes com alguns elementos marrons trazem a ideia de natureza por estar ligada à terra e ao outono. Se deseja deixar o lugar com uma característica forte e tradicional,essa é a cor perfeita.

Laranja
O laranja é a cor da alegria! Animação, transformação e energia estão ligadas a esse tom, que também ajuda a afastar o estresse.
Roupas: se estiver meio pra baixo, invista em alguma peça ou acessório laranja. Além de vitalizante e antidepressiva, a cor traz um pouco do elemento da paixão do vermelho para o seu dia.
Decoração: se você tem um espaço de lazer na sua casa, decore-o com elementos laranjas. Além de animar o ambiente, a cor vai ajudar os jogos e brincadeiras a ficarem mais intensos. Também é uma ótima cor para ambiente com crianças.

Rosa
Sempre associado ao amor e carinho, o rosa traz delicadeza e está diretamente ligado às relações emocionais.
Roupas: não é preciso estar completamente apaixonada para usar peças rosas. Basta estar (ou querer ficar) de bem com as pessoas com quem você se relaciona durante o dia. Mas se também quiser demonstrar o seu lado romântico, invista no rosa.
Decoração: deixe o clima mais suave, romântico e amoroso usando objetos rosas. A cor ajuda a equilibrar as emoções das diferentes pessoas que estão em um mesmo ambiente. Ela também ajuda a ativar o metabolismo, sendo bom para a cozinha.

Dourado
Sabia que a cor dourada está ligada ao coração? Pois é, além de carregar a vibração do amarelo, ela estimula o afeto e o amor.
Roupas: elementos dourados na produção são nobres e trazem a ideia de poder e glamour,geralmente associados ao ouro. Quer se sentir poderosa? Vá de dourado!
Decoração: pelo ar de nobreza, objetos dourados na decoração ajudam a deixar o ambiente mais tradicional também.

Prata
A cor prata tem na lua sua inspiração. Está muito ligada ao mundo espiritual e à busca por uma maior interiorização.
Roupas: se você deseja um tempo para aumentar a busca interior, escolha peças e acessórios pratas para compor seu look. Ela também é uma cor indicada para quando você precisar acelerar projetos e pesquisas.
Decoração: sempre tenha alguns elementos pratas espalhadas pela casa. Eles ajudam a manter o clima em paz e a trazer boas energias ao local.

A VOZ




A voz humana consiste no som produzido pelo ser humano usando suas pregas vocais para falar, cantar, gargalhar, chorar, gritar, etc. Sua frequência varia entre 60 e 1100 Hz. De modo geral, o mecanismo para gerar a voz humana pode ser subdividido em três partes: os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articuladores - lábios, língua, dentes, palato duro, véu paladar e mandíbula. O pulmão produz um fluxo de ar, que funciona como um combustível para a voz, que é expulso pelo diafragma e passa para as pregas vocais, que vibram e transformam esse ar em pulsos sonoros, formadores da fonte de som da laríngeo. Os músculos da laringe ajustam a duração e a tensão das pregas vocais para adequar a altura e o tom. Os articuladores articulam e filtram o som emanado pela laringe e até certo ponto podem interagir com o fluxo de ar para fortalecê-lo ou enfraquecê-lo como a fonte do som.


As pregas vocais, juntamente com os articuladores, são capazes de produzir sons altamente intrincados. O tom da voz pode ser modificado para sugerir emoções como raiva, surpresa e felicidade. Cantores usam a voz humana como um instrumento para criar música.

Produção

A voz é produzida quando o ar respiratório (vindo dos pulmões) passa pelas pregas vocais, e por nosso comando neural, por meio de ajustes musculares, faz pressões de diferentes graus na região abaixo das pregas vocais, fazendo-as vibrarem. Esse mecanismo se assemelha ao balão, quando o secamos apertando sua "boca", provocando um ruído agudo, fruto da vibração da borracha.
O ar expiratório, que fez as pregas vocais vibrarem, vai sendo modificado e os sons vão sendo articulados (vogais e consoantes). Depois, emitidos pela boca, criam a onda sonora que vai atingir a cóclea do ouvinte. Então a voz é ouvida.
As pregas vocais vibram muito rapidamente. Nos homens, esse número de ciclos vibratórios fica em torno de 125 vezes em um segundo. Na mulher, que tem voz, geralmente, mais aguda, o número aumenta para 250 vezes por segundo. A essa característica damos o nome de frequência. As pregas vocais do homem têm mais massa e são menos esticadas que as da mulher (como no violão, as cordas mais esticadas são mais agudas e vibram mais que as cordas mais graves).

Voz e comunicação

A voz é uma característica humana intimamente relacionada com a necessidade do homem de se agrupar e se comunicar. Ela é produto da sua evolução, um trabalho em conjunto do sistema nervoso, respiratório e digestivo, e de músculos, ligamentos e ossos, atuando harmoniosamente para que se possa obter uma emissão eficiente. As pregas vocais (ou cordas vocais), primordialmente, não foram feitas para o uso da voz. Esta foi uma função na qual a laringe (local onde se encontram as pregas vocais) se especializou, mas estes músculos foram desenvolvidos, em primeiro lugar, para as funções de respiração, alimentação e esfincteriana.
A voz está associada à fala, na realização da comunicação verbal, e pode variar quanto à intensidade, altura, inflexão, ressonância, articulação e muitas outras características.

Eufonia e disfonia

À emissão de uma voz saudável damos o nome de eufonia. A uma voz doente, ou seja, com uma ou mais de suas características alterada, damos o nome de disfonia. A disfonia pode ser orgânica, funcional ou mista (orgânica-funcional). Ela não é uma doença, mas o sintoma, uma manifestação de um mau funcionamento de um dos sistemas ou estruturas que atuam na produção da voz.
A disfonia pode ser tratada. O profissional habilitado e responsável pela intervenção das disfonias é o fonoaudiólogo, e geralmente este profissional trabalha em conjunto (no caso da voz) com o otorrinolaringologista ou o laringologista. Pode, ainda, trabalhar com o professor de canto. A voz sofre muita influência de hormônios e de nossas emoções. É comum ouvir pessoas que estão muito tristes ou nervosas, roucas. A rouquidão é um tipo de disfonia.
A incapacidade de produzir a voz é chamada de afonia.

Timbre

O timbre da voz humana depende das várias cavidades que vibram em ressonância com as pregas vocais. Aí se incluem as cavidades ósseas, cavidades nasais, a boca, a garganta, a traquéia e os pulmões, bem como a própria laringe.

Frequência

A mais baixa frequência que pode dar a audibilidade a um ser humano é mais ou menos a de 20 hertz (vibrações por segundo), enquanto a mais alta se encontra entre 10.000 e 20.000 hertz, o que depende da idade do ouvinte (quanto mais idoso menores as frequências máximas ouvidas). A frequência comum de um piano é de 40 a 4.000 hertz e a da voz humana se encontra entre 60 e 7.000 hertz.

O recorde de registro (tessitura) de voz mais alta pertence a Georgia Brown, que possui o registro de exatas oito oitavas (G2 à G10), o que é mais alto do que qualquer nota de piano.


Traços produzidos pelos sons de diferentes instrumentos e pela voz humana. Você pode distinguir facilmente o som de um piano daquele de uma corneta ou de um clarinete. Estes sons diferem em timbre porque são formados de uma mistura de freqüências.

O timbre nos habilita a distinguir dois sons de mesma intensidade auditiva e, freqüência fundamental.

A produção do som depende, basicamente, de ar e da laringe, onde estão as cordas vocais. A laringe é composta por três anéis de cartilagem. Dentro destes anéis, estão as cordas vocais, que são pequenos músculos com grande poder de contração/extensão. São classificadas em verdadeiras e falsas. As verdadeiras (com cerca de 1 cm nos homens e até 1,5 nas mulheres) estão na parte inferior da laringe e as falsas na parte superior. O som da voz normal é produzido pelas verdadeiras e o falsete pelas falsas.

Durante a respiração, as cordas vocais permanecem abertas, enquanto que para a produção de som elas se fecham, e o ar faz pressão, causando uma vibração que produz o som.


ESTUDO REVELA "FÓRMULA DA VOZ PERFEITA"
http://br.noticias.yahoo.com/s/30052008/40/saude-estudo-revela-formula-da-voz-perfeita.html

Sex, 30 Mai, 09h42

Londres, 30 mai (EFE).- Especialistas criaram a fórmula científica de uma voz humana perfeita e atraente, baseada na análise do tom, na velocidade da fala, nas palavras por minuto, na freqüência e na entonação utilizadas por homens e mulheres.


Esta fórmula foi criada a partir do estudo das vozes consideradas mais atraentes, como as das atrizes Judi Dench e Honor Blackman e as dos atores Alan Rickman e Jeremy Irons.

Uma pesquisa feita pela empresa de telefonia Post Office Telecom concluiu que as vozes destes atores foram as mais votadas.

A partir de então, o catedrático de Lingüística da Universidade de Sheffield (Inglaterra) Andrew Linn e o engenheiro de som Shannon Harris, tecladista de Rod Stewart, estudaram o mistério por trás da atração que exerciam estas vozes.

Desta forma, Linn e Harris obtiveram uma série de características matemáticas comuns a todas elas, que permitiam identificar os traços principais que deveria ter a voz perfeita.

Deste modo, a voz ideal deve pronunciar um máximo de 164 palavras por minuto, e deve emitir pausas de 0,48 segundo entre as frases com entonações distintas.

A freqüência do som da voz deve oscilar entre 34,5 Hz e 12,2 Hz, o que derivaria em um tom propício, nem muito grave nem excessivamente agudo.

Além disso, o estudo revela que características como autoconfiança e confiança nos demais influem positivamente na fala de uma pessoa e na atração que desperta sua voz.

Todas estas variáveis permitem, segundo os autores do estudo, entender e sistematizar de uma maneira científica as causas que levam uma voz a ser mais ou menos atrativa.

Voz Humana: Como é produzida?
http://www.morgadinho.org/vocoder/vocoder-doc/node4.html

Quando se fala, ar é puxado dos pulmões, passa pela garganta e pelas cordas vocais, sai pela boca e é produzida voz.

Ao falar, o tracto vocal muda de forma, produzindo diferentes sons.

Este conjunto limitado de sons é classificado em dois tipos de sons. Os sons sonoros (ou vozeados) que representam o vibrar das cordas e os sons surdos (ou não vozeados), para os quais as cordas vocais não vibram, apenas permanecem abertas.

É importante referir que, a classificação nestes dois tipos é essencial no processo de analise/síntese de um sinal de voz, se queremos conseguir reproduzir o original, uma vez que este, é constituído de sons vozeados e não vozeados.

Exemplos de sons vozeados são os sons produzidos na pronúnciação das vogais ``a'', ``e'', ``i'', ``o'', ``u''. Por outro lado, a pronúncia de letras como o ``f'' e o ``s'' no meio de palavras são exemplos de sons não vozeados.

Quanto à vibração das cordas vocais, esta é outro dos factores chave na produção de diferentes sons e acontece com uma certa frequência (ou taxa) que é designada de 'pitch' e que varia com a voz e de pessoa para pessoa. As mulheres e as crianças têm normalmente uma frequência maior (vibração rápida) que os homens adultos (vibração lenta).

A quantidade de ar vinda dos pulmões determina a altura (ou volume) da voz.


A VOZ HIPERNASAL ( VOZ FANHA)

A voz que "escapa" pelo nariz
por Patrícia Antoniazi


A voz é o instrumento de trabalho mais difundido em nossos tempos, em um uso por vezes excessivo e extenuante, conseqüência direta de nossa civilização. Somos decisivamente influenciados pelas vozes das pessoas com quem convivemos, mas agimos de tal forma inconsciente neste denso mar sonoro, que tomamos esta experiência como dada, não percebendo a verdadeira qualidade especial, por um lado mágica e, por outro, divina, da preciosidade da comunicação. A nossa rede de configurações sócio-culturais é estabelecida por meio de nossa dinâmica fonatória e do desvelamento de nossas intenções e finalidades neste complexo processo das relações humanas.
A voz falada guarda as características densas de nossa personalidade e de nossa vida emocional, sendo considerada uma poderosa fonte de identificação do nosso ego. 

Quando estamos diante de uma voz “fanha” (hipernasal) temos a sensação que o falante apresenta alterações cognitivas. O que nem sempre é verdade. E, mesmo diante deste caso, o julgamento anterior, somente pela qualidade vocal, faz com que o indivíduo saia em desvantagem.
Já atendi inúmeros casos de voz com ressonância nasal e os donos dessas vozes eram atores, modelos, artistas plásticos, arquitetos, professores, adolescentes e crianças. A grande maioria apresentava afecções respiratórias  (rinite, sinusite, desvio de sépto..) e eram bastante inteligentes.
Para que não haja a hipernasalidade é necessário que haja o fechamento normal do mecanismo velofaríngeo. Este fechamento ocorre principalmente, com o movimento do músculo elevador para trás e para cima em direção à parede posterior da faringe. Pode haver também a participação da musculatura lateral da faringe proporcionada pela ação do músculo constritor da faringe, em alguns tipos de fechamento. Na criança este tipo de fechamento dá-se pelo estreito contato do músculo elevador do véu com a tonsila faríngea, aderida à parede posterior da faringe, ou ainda, do véu e das paredes laterais com estas. Muitas anormalidades estruturais do funcionamento velar podem ser observadas quando estamos diante de uma voz hipernasal (fanhosa), dentre estas podemos citar: fissura submucosa, fissura submucosa oculta, problemas neurológicos, fechamento velofaríngeo inconsistente ou de origem funcional, anormalidades de base de crânio ou da coluna cervical, entre outros.
A fonoterapia tem o objetivo de aumentar a precisão dos movimentos necessários para a produção dos sons de fala e direcionar o fluxo aéreo oral para a cavidade bucal  para minimizar a hipernasalidade vocal.
Ao se adequar os pontos articulatórios e direcionar o fluxo de ar para a cavidade da boca, ocorre uma maior movimentação muscular de toda a região velofaríngea. Deste modo, o fechamento do esfíncter é facilitado e a hipernasalidade tende a diminuir ou mesmo ser eliminada. Ë o que acontece na maioria dos casos encontrados na clínica fonoaudiológica.
Entretanto, em alguns casos de hipernasalidade a indicação é cirúrgica com a colocação de cartilagem na parede posterior da faringe, realização da faringoplastia, dentre outros procedimentos


Tipos de Voz. Qual é a sua?



A voz nunca deve ser avaliada isoladamente, devemos considerar também os fatores hereditários, de saúde geral, natureza psicológica, nível sócio econômico cultural do indivíduo.
  
VOZ ROUCA: é a manisfestação vocal mais comum, de qualidade ruidosa, indica irregularidade de vibração das pregas vocais. A frequencia e intensidade estão diminuidas. Geralmente está relacionada a lesões orgânicas e quadros organofuncionais; como vasodilatação, edema, presença de massa de característica flácida, como nódulos ou pólipos. Voz típica das gripes.

VOZ ÁSPERA: o que chama mais atenção nesta voz é a característica desagradável da emissão. O esforço para falar é visível, e exsitem ataques vocais bruscos. Voz típica de rigidez da mucosa, como nas leucoplasisas, retrações cicatriciais. Exsite pouca mucosa à vibração.Pela situação de rigidez , a frequencia fundamental é aguda.

VOZ SOPROSA: presença de ar não sonorizado, ruido à fonação. A falta de coaptação das pregas vocais, mostra o fluxo contínuo de ar passando pela glote. É típica de intensidade baixa  e frequncia grave, mas é compensando com o esforço para reduzir o escape de ar, portanto podemos encontrar forte intensidade. Aprsenta-se em quadros de fadiga vocal, disfonias hipocinéticas, paralisiade prega vocal entre outros.

VOZ SUSSURRADA: é o extremo da voz soprosa, onde nenhuma parte do ar é modulada pela glote. Podemos observar presença de fenda paralela. Mucosa rígida.

VOZ FLUIDA: é um estágio intermediário entre a voz neutra e soprosa. Auditivamente percebemos uma emissão agradável, com frequencia fundamental grave, laringe baixa, e amplo movimento de mucosa.  Voz de locução comercial, é encontrada em edema de mucosa.

VOZ GUTURAL: emissão tensa com abafamento de harmônicos, predomínio da ressonância latingofaríngea.

VOZ COMPRIMIDA: contração exagerada que pode envolver vestíbulo laríngeo antero-posterior. A vibração da mucosa é pouco extensa, ataques vocais bruscos estão presentes, alto índice de pressão subglótica. 

VOZ TENSA ESTRANGULADA: pouca quantidade de ar transglótico, quebra de frequencia e sonoridade, tensão de todo o trato vocal. A incoordenação pneunofonoarticulatória é evidente.

VOZ BITONAL: caracterizada por dois diferentes sons, com frequencia , intensidade e qualidade vocal diversas. Desnivelamento das pregas vocais no plano horizontal, ou de diferença de tensão, massa ou tamanho.

VOZ DIPLOFÔNICA: semelhante a voz bitonal, porém sem desnivelamento das pregas vocais.

VOZ POLIFÔNICA: irregularidade na qualidade vocal, encontra-se rouquidão soprosidade, aspereza, com compromentimento severo na fonte glótica.

VOZ MONOTONA: caracterizada pela monoaultura, monointensidade, associada a gama tonal, inflexões e tessitura diminuida.

VOZ TREMULA: variações acentuadas de frequencia fundamental, produzindo sensação de instabilidade à emissão.

VOZ PASTOSA: diminuição da ressonância orofaríngea, como se o paciente tivesse uma batata na boca.

VOZ BRANCA OU DESTIMBRADA: diminuição das características melódicas, voz com poucos harmônicos, tom grave e gama tonal restrita. Características de timidez e introversão.

VOZ CREPITANTE: caracterizada por tom grave, pequena intensidade, grande aperiodicidade, e alringe com pregas vocais grossas e encurtadas.

VOZ INFANTILIZADA: tom agudo, elevação da laringe, anteriorização da língua, articulação distorcida.

VOZ FEMINILIZADA: aprsenta um tom agudo superior a faixa masculina (entre 149 e 150 hz), e na tessitura feminina, acima de 150 hz.

VOZ VIRILIZADA: apresenta tom grave, é encontrada em mulheres com grande edemas de prega vocal

VOZ PRESBIFONICA: falta sustentação de frequencia, intensidade e qualidade de emissão. Observada em indivíduos idosos, sendo mais comum no sexo masculino.

VOZ HIPERNASAL: uso excessivo da cavidade nasal, também chamado de rinolalia aberta, a produção glótica é normal, neste caso o som é modificado na cavidade de ressonância. Típico de fissuras lábio palatinas.

VOZ HIPONASAL: diminuição do componente nasal, normalmente esperado na fala. Os pacientes com essa característica tendem a substituir as consoantes M - N - NH  por B - D - G ,como quando estamos resfriados. Também chamando de rinolalia fechada. Voz com qualidade abafada e sem riqueza de harmônicos.

VOZ NASAL MISTA: qualidade vocal resultante de insufuciencia velar, associada a obstrução nasal.





O que eles não fazem...




01. Pedir caipirinha com adoçante. 
Você pede caipirinha com adoçante?….Fala sério???!!! Tá de regime? Ou você bebe ou não bebe! Caipirinha é o seguinte: Limão, AÇÚCAR, gelo, pinga ou vodka. Se é pra pedir diferente, não chame de caipirinha, diga pro garçom o seguinte: Hoje vou pedir uma bebida de fresco, dá pra mim um copo com limão, vodka (ou pinga), gelo e adoçante.


02. Chupar um sorvete. 
Verbo “chupar” não deve fazer parte do vocabulário de um homem, um verdadeiro homem quando COME sorvete e o faz com dentadas, não com chupadas.

03. Ter como bicho de estimação um gato. 
Gato por si só não passa de um cão fresco; aquele lance de ficar se lambendo o dia todo e de não tomar banho é nojento. Fora o fato de o gato ter aquelas frescuras: gato faz pipi e popô, depois esconde embaixo da terrinha (entenda isso como se você sempre se metesse a abaixar a tampa a privada depois de usar o vaso). Bicho de homem é o cachorro: cachorro tá pouco se lixando pra tudo, mija e caga em qualquer lugar, bebe água da privada e até coça o saco. Ter gato em casa é coisa de boiola!


04. Saber o nome de mais de 4 coisas na padaria. 

Homem entra na padaria e fala logo o que quer, no máximo quatro itens: normalmente são o pão, o café, o leite e a manteiga. Chegar na padaria pedindo um pote de queijo Philadelfia, 250 gramas de lombo canadense “bem fininho, viu?!”, ou então um salame (!!!), é sintoma grave de frescura.
05. Sair pra dançar. 
Que merda é essa? Homem sai pra beber, pra zoar, pra pegar mulher. Homem que sai pra dançar não é homem! No máximo, você pode dar uns passos na pista de dança, com a intenção, é claro, de se aproximar da mulher que te chamou a atenção. Homem que sai pra dançar é fresco enrustido.
06. Bebidas com nomes exóticos.
Sex on the beach, Dry Martini, Bloody Mary….tudo coisa de fresco! Homem não tem frescura, bebe aquilo que todo mundo conhece: Vodka, Pinga, Whisky, Conhaque. Cerveja muita cerveja! Detalhes em copo de homem são: limão, gelo ou palito, dependendo da bebida. Canudinho e guarda-chuvinha nem pensar. Coisa de baitola!
07. Reparar como os outros estão vestidos. 
Você é daqueles que repara que seu amigo está vestindo a mesma camisa de ontem? Você é baithola! Qual a diferença entre seu amigo sair para tomar uma cerveja com uma camisa dessas que não sai por menos de 100 pratas (coisa de fresco) e sair com uma camiseta que ele ganhou de brinde do cartão de crédito? Nenhuma! Se o cara tá ridículo, o problema é dele, ou melhor, sobra mais mulher pra você! Se você dá uma de Clodovil e repara se a roupa de seus amigos combinam, você é bicha!
08. Comer bolo em festa de aniversário.
Só fresco faz isso. Homem que é homem enche o prato de salgadinhos, bebe pra caramba, vomita. Quem come bolo é mulher, criança e VIADO.
9. Pedir meias porções ou meias doses. 
O nome é porção ou dose porque já é calculado, ou seja, um homem come uma porção de gororoba, ou uma dose de birita. Então, quem come meia porção é meio-homem. Pior ainda são aqueles que pedem pratos terminados com “inho”,”por exemplo: Garçom, traz um arrozinho por favor? Isso é muito fresco.
10. Consolar ex-namoradas de amigos. 
A única maneira do verdadeiro homem, fazer isso, é pensando em como levar ela pra cama ou então fazendo com que ela fale algo que possa ser usado pra zoar o seu amigo em questão. Do contrário, vá chorar no ombro da mamãe…