quinta-feira, 25 de abril de 2013

TIPOS DE ADOÇANTES


Adoçante é uma substância que adoça os alimentos assim como o açúcar, mas administrado em menores quantidades já que adoça mais que a sacarose. Também conhecido como edulcorante, o adoçante pode ser artificial, não contendo calorias, ou natural, contendo menor quantidade de calorias que o açúcar. 

Dentre os adoçantes artificiais temos os aspartames, a sacarina, o ciclamato, a sucralose e acessulfame-k. 

Aspartames: É o tipo mais utilizado entre os adoçantes, tem capacidade de adoçar 200 vezes mais que a sacarose. Seu valor energético é de 4 calorias/gramas. Deve ser evitado por pessoas que sofrem de fenilcetonúria, pois contém fenilalanina em sua composição. 

Sacarina: É o tipo mais antigo de adoçantes com capacidade de adoçar 500 vezes mais que a sacarose, porém deixa sabor residual na boca. É bastante utilizado em alimentos, cosméticos e medicamentos. 

Ciclamato: É bastante utilizado em alimentos, mas é proibido em alguns países por provocar efeitos cancerígenos, mutantes em células e alérgicos. Adoça 50 vezes mais que a sacarose. 

Sucralose: É bastante utilizada em produtos esterilizados, UHT, pasteurizados e assados, pois é estável à grandes temperaturas. É eliminada totalmente do organismo pela urina num prazo máximo de 24 horas. Não produz cáries e reduz a produção de ácidos que as produzem. Adoça 600 vezes mais que a sacarose. 

Acessulfame-k: É o adoçante mais resistente ao tempo e a altas temperaturas. Adoça 200 vezes mais que a sacarose e é eliminada totalmente pelo organismo através da urina. 

Dentre os adoçantes naturais temos a frutose, o sorbitol, o manitol e o esteovídeo. 

Frutose: É extraído de frutas, cereais e mel, tem capacidade de adoçar 173 vezes mais que a sacarose. Deve ser usado com moderação já que provoca cáries e tem consumo limitado para diabéticos. 

Sorbitol: Originado de frutas e algas marinhas, adoça 50 vezes mais que a sacarose. Seu uso é restrito a pessoas que não são diabéticas e que não são obesas. Resiste a altas temperaturas, à evaporação e ao cozimento. 

Manitol: É encontrado em vegetais e algas marinhas, tem capacidade de adoçar 70 vezes mais que a sacarose. Não é recomendado a diabéticos e produz efeito laxativo se usado em grandes quantidades. 

Esteovídeo: Tem capacidade de adoçar 300 vezes mais que a sacarose e é encontrado na planta Stevia Rebaudiana. Não contém calorias e é estável em altas temperaturas.


Adoçantes naturais
Frutose - É encontrada nas frutas e no mel e possui sabor mais doce que o açúcar. Contém calorias e eleva os níveis de açúcar no sangue. Por isso, os diabéticos devem consumi-la com moderação.
Esteviosídeo - É extraído da stevia rebaudiana, uma planta nativa da América do Sul. Tem um sabor próximo ao do açúcar e é encontrado em fórmulas de adoçantes, achocolatados e gelatinas. Não possui calorias e não altera o nível de açúcar no sangue, sendo permitido para diábeticos.
Sorbitol - É encontrado em algumas frutas, como a maçã e a ameixa, e em algas marinhas. Possui valor calórico e não é recomendado para diabéticos. É mais utilizado em chicletes, balas e biscoitos. Tem ação laxativa.
Adoçantes artificiais
Aspartame - Tem grande poder adoçante (200 vezes superior ao açúcar). Não contém calorias e seu uso é permitido para diabéticos. Tem um sabor semelhante ao do açúcar e é encontrado em produtos adoçantes, refrigerantes e doces. Embora algumas pesquisas associem seu uso à ocorrência de câncer e Mal de Alzheimer, não há comprovação científica.
Sacarina - Criada em 1879, ela é sintetizada a partir do ácido toluenossulfônico, derivado do petróleo. Está presente em refrigerantes zero e produtos adoçantes. Deixa um sabor residual amargoso e metálico, mas não contém calorias e pode ser usada por diabéticos. Por conter sódio, é contraindicada para hipertensos. Pesquisas associavam o uso da sacarina ao surgimento de câncer, mas sem evidências conclusivas.
Ciclamato de sódio - Provém do ácido ciclo hexano sulfâmico, derivado do petróleo. Assim como a sacarina, não possui calorias e pode ser usado por diabéticos, mas também é contraindicado para hipertensos. É encontrado em refrigerantes zero e adoçantes. Pesquisas científicas apontam que o consumo de ciclamato pode causar câncer e tumores, e por conta disso, disso foi proibido em países como EUA, Japão e França.
Sucralose - É extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo organismo humano. Tem um sabor similar ao do açúcar, não contém calorias, não causa cáries, não eleva a glicemia, podendo ser consumido por diabéticos, gestantes e hipertensos. É vendido como produto adoçante e está presente em alimentos de baixa caloria.


Existem vários edulcorantes que são usados ultimamente e os adoçantes podem ser divididos em:

Não calóricos

Sacarina
- É o adoçante artificial mais antigo, foi descoberto em 1897 e usado desde 1900
- É sintético e extraída de um derivado do petróleo
- Adoça aproximadamente 200 vezes mais que a sacarose (açúcar branco)
- É absorvida lentamente, mas não é metabolizada pelo organismo, sendo excretada de forma inalterada pelo rim.
- Não causa cáries
- Possui sabor residual amargo e metálico
- É estável a altas temperaturas, podendo ser utilizado em preparações quentes

Ciclamato
- Descoberto em 1940
- É sintético e composto a base de um derivado de petróleo
- É cerca de trinta vezes mais doce que a sacarose
- Possui sabor residual doce-azedo
- Não causa cáries
- Estável a altas temperaturas
- O ciclamato é permitido nos Estados Unidos, Canadá, Brasil e mais de quarenta países
Exemplos : dietil, sucaryl, adocyl, assugrin e doce menor

Aspartame
- Descoberto em 1965;
- É uma proteína adocicada produzida a partir de dois aminoácidos encontrados normalmente nos alimentos: metil-éster-fenilalanina e ácido l-aspártico
- Cerca de 43 vezes mais doce do que a sacarose
- Não causa cáries
- Possui sabor residual semelhante ao da sacarose
- Não deve ir ao fogo porque em altas temperaturas pois sofre uma reação que causa perda do sabor doce. Recomenda-se acrescentar o produto aos alimentos e líquidos após a retirada do fogo, apesar de não terem sido notadas alterações quando utilizado em preparações com leve aquecimento ou em recheio de bolo, tortas, etc. De preferência, deve ser misturado aos alimentos no momento do consumo
- É contra-indicado para os portadores de fenilcetonúria (incapacidade do organismo de metabolizar a fenilalanina). Esta anomalia é rara e geralmente é diagnosticada ao nascimento
Exemplos : finn, zerocal, gold, aspasweet, cristaldiet

Acesulfame
- Descoberto em 1967, foi aprovado pela FDA em 1988 para uso em bebidas, sobremesas, gomas de mascar e adoçantes de mesa
- O Ace-K é um sal de potássio sintético produzido a partir de um ácido da família do ácido acético
- É cerca de 125 vezes mais doce do que a sacarose
- Sabor residual semelhante a glicose (mais doce do que a sacarose)
- O organismo o absorve mas não o metaboliza, o que significa que é eliminado tal como é ingerido
- Não causa cáries
- Pode ir ao fogo por ser estável a altas temperaturas
- Pessoas com deficiências renais que necessitam limitar a ingestão de potássio (K) devem estar cientes de que este produto contém pequenas quantidades deste elemento
Exemplos: Assurgin e Doce Menor

Sucralose
É o único que deriva da cana, por isso tem um sabor considerado mais próximo ao do açúcar refinado. Pode ser consumido com segurança por diabéticos, gestantes e por pessoas de qualquer faixa etária e estado fisiológico
Exemplo: Linea (com acesulfame-K)

Stévia
- Foi descoberto em 1905
- Stévia é o adoçante extraído da stévia, planta originária da Serra do Amambaí, na fronteira do Brasil com o Paraguai
- É bastante consumido no mundo oriental, principalmente no Japão
- Adoça cerca de 200 vezes mais do que a sacarose
- Seu sabor residual é semelhante ao do alcaçuz
- Não causa cáries
- E o único adoçante de origem vegetal produzido em escala industrial
Exemplo: Stevita (pura) e Good Light

Calóricos

Frutose
- É um adoçante natural e encontrado nas frutas e no mel
- Contém 4 kcal por grama
- Causa cáries
- Inicialmente seu metabolismo não depende da insulina. Estudos recentes comprovam que a frutose, quando ingerida junto das refeições não altera a glicemia.
- Seu alto poder adoçante torna a frutose um adoçante pouco calórico, uma vez que são necessárias dosagens pequenas para atingirmos um sabor adocicado.
- Quando submetida ao calor a frutose derrete, porém mantém o seu sabor
Exemplo: Doce Menor e Lowçucar

Xylitol, Sorbitol e Manitol
- São álcoois de açúcar obtidos pela redução da glicose (sorbitol) e frutose (manitol). O xylitol é obtido pela hidrogenação da xilose
- Contêm 4 kcal por grama
- Não causam cáries e por isso são largamento utilizados na produção de goma de mascar
- São utilizados por indústrias na elaboração de produtos dietéticos.




SENSO DE HUMOR





Pergunte a qualquer pessoa o que ele ou ela acha atraente em um companheiro ou um amigo, e você será informado que é o senso de humor. A capacidade de rir juntos ajuda as relações a sobreviverem às maiores dificuldades. Se você não é naturalmente bem humorado, considere seguir estas dicas para que você possa se tornar engraçado.

• Aprenda a rir. Você não pode ser engraçado até, pelo menos, saber rir. Ria com os filmes cômicos, comédias standup, e programas de rádio. O riso traz benefícios à saúde, bem como queima calorias, assim torne-o uma parte importante do seu dia.

• Relaxe. Pessoas engraçadas raramente são tensas. Antes de ir a eventos sociais, faça uma pausa para relaxar do stress do início do dia.

• Evite levar a vida tão a sério. Pessoas engraçadas encontram humor onde quer que vão. Para isso, aprecie o tráfego que lhe permite observar outras pessoas, aprecie o dia da lavanderia, e qualquer outra atividade normalmente mundana, pois lhe oferecerá uma visão bem humorada. Em vez de gritar com raiva na estrada, ou aborrecer-se sobre o que fazer nas tarefas, não se estresse. Divirta-se.

• Faça de você mesmo o alvo. A primeira regra de ser engraçado, é que se deve ser capaz de rir de si mesmo. O remate das suas piadas e histórias deve ser você, não outra pessoa.

• Preste atenção ao inesperado. Coisas inesperadas e estranhas que acontecem conosco possuem humor. Preste atenção ao mundo ao seu redor e você terá histórias interessantes e engraçadas para partilhar.

• Experimente a linguagem. O idioma é cheio de palavras com significados flexíveis. Brinque com as palavras para encontrar seu humor. 

• Pratique com monólogos clássicos. Se você estiver trabalhando em sua capacidade de retorno e capacidade de fazer piada, obtenha alguma ajuda profissional. Bibliotecas estão cheias de monólogos clássicos da literatura que estão cheios de humor e piadas. Pratique o ritmo lendo estes textos em voz alta até obter um sentido no fluxo de retorno.


• Não leve a crítica como pessoal. Nem todos acham as mesmas coisas engraçadas. Perceba que o humor é individual, portanto, algumas pessoas nunca irão achá-lo engraçado, não importa o que você fizer. Não fique chateado com as críticas. Encontre humor nela e use mais tarde.

• Divirta-se assistindo os melhores. Ser engraçado, muitas vezes dá trabalho. Considere a aprendizagem com os melhores. Alugue DVDs clássicos de stand-up com Bill Cosby, Eddie Murphy e outros. Não roube material, mas assista. Ter um mentor ajuda você em duas maneiras - expõe você a retorno eficaz, e te faz rir. Lembre-se do primeiro passo acima - aprenda a rir!






quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ame mais sua vida

 Celebre o que é bom

Por que brindar apenas os grandes momentos se a vida está cheia de pequenas alegrias para festejar? Comemore um dia agradável, um almoço com uma amiga querida, uma gargalhada sem grandes motivos, um elogio que você recebeu quando menos esperava...
Quebre o ritmo

Para que ficar da casa para o trabalho e do trabalho para casa? Um simples desvio na rotina enriquece o cotidiano e alivia o stress. Por que não curtir um jantar no meio da semana com as amigas ou um passeio no parque, numa manhã de sol, com os filhos?
Comentários do bem

Ouvir o que lhe dizem não significa concordar nem se submeter à opinião alheia, mas abrir-se para escutar. O comentário de quem trabalha ou vive com você pode ajudá-la a se aprimorar. Aproveite o que for útil e descarte o que não serve.
Deseje sem culpa

Batalhe pelo que deseja. Você pode, sim, querer mais dinheiro, mais conforto, mais realizações e prosperidade em sua vida. Ambição não é pecado, ajuda a manter o foco no caminho e a perseguir seus objetivos com mais vontade.
Coma com prazer

Devore uma macarronada ou qualquer outro prato que você adora. Ah, que prazer! E não precisa fingir para os homens que você é uma mulher sem apetite. Comida e sexo têm alianças secretas. Depois, se precisar, retorne à dieta sem nenhuma culpa.
Relaxe antes de dormir

Ao fim de um dia agitado, desacelere. Escute música suave, tome um banho quentinho e, ao deitar, respire fundo e devagar. Permita que as imagens da correria se apaguem, visualize um lugar lindo e deixe-se fundir com a paisagem. Se você cuidar do seu sono, a beleza e o humor vão agradecer
Cante muito alto

Você adora música, não é? Mas quanto tempo tem para ouvir suas canções preferidas, sozinha e sem interrupções? Coloque seu intérprete favorito para tocar no carro, cante a plenos pulmões e mande para longe aquele mau humor que só o trânsito é capaz de causar.
Faça novos amigos

Experimente puxar assunto com pessoas diferentes e descubra novos mundos. Fazer amigos é um jeito de rejuvenescer, renovar os assuntos e saber das novidades. Depois, apresente quem você acabou de conhecer aos velhos companheiros: é diversão garantida.
Concentre-se no presente

Sempre que começar a remoer o passado ou se angustiar com o futuro, pense que não há nada que você possa fazer para mudá-los neste momento. Mantenha seu foco na tarefa que tem em mãos. Se ela for chata, vai acabar mais rapidamente, se for gostosa, você aproveitará melhor.
Liberte-se das certezas

Uma verdade única não existe. Portanto, ninguém pode ter sempre razão. Liberte-se do desejo de mostrar que está certa e você se tornará uma companhia muito mais adorável e divertida, além de mais tolerante com ideias diferentes das suas.
Tire os sapatos
Ande descalça pela casa, abrindo bem os dedos dos pés e sinta o equilíbrio do corpo sobre o chão. Se tiver um jardim por perto, pise também na grama. É o melhor jeito de alinhar a coluna, captar a energia vital da terra e curtir as coisas simples da vida.
Um banho sem igual
Não precisa ficar muito tempo na ducha, mas, ao sentir a água escorrendo pela pele, feche os olhos, respire fundo e esqueça de tudo. O cansaço, o mau humor e as toxinas serão engolidos pelo ralo e você sairá do banho feliz e renovada.
Entre na bagunça
Sente-se no chão com uma criança e brinque: modele massinha, pinte, penteie bonecas... Deixe que suas roupas fiquem sujas e amassadas. Se não tiver filhos, empreste sobrinhos, vizinhos, filhos das amigas... A simplicidade dos pequenos é um bálsamo contra a rigidez.
 Olhar carinhoso
Acabe com essa mania de procurar defeitos, pelos, rugas, cravos, pneus... coisas para “corrigir”. Sorria para você mesma no espelho, enxergue o seu lado A refletido ali e admire suas qualidades. Mesmo o que você não gosta muito pode se tornar bonito diante de um olhar carinhoso.
O mundo é bom
Expresse sua gratidão quando alguém lhe der uma informação, um elogio, uma mãozinha ou a vez no elevador. Você vai se dar conta de quantas coisas bacanas recebe de conhecidos e desconhecidos todos os dias e vai querer retribuir.
Pense positivo
Sabe aquela velha história de que os pessimistas vêem um copo meio vazio e os otimistas um meio cheio? É a pura verdade e só depende de você. Livre-se das toxinas mentais que lhe roubam a energia e a felicidade. Sorria e brinde o que sua vida lhe deu com todos os copos muito cheios!
Fofoca boa
Não fique achando que os outros só querem prejudicar você. Eles têm motivos para fazer o que fazem. Tente entendê-los. Procure sempre o lado bom das situações e das pessoas e comente a respeito com os outros. O papo vai ficar mais leve e interessante.
 Não se torture
A palavra já diz tudo: pré-ocupação, ou seja, sofrer por antecedência. Calma! Além de gerar ansiedade, a preocupação não constrói nada e tende a atrair resultados negativos. Desocupe a mente das frustrações antecipadas e completamente desnecessárias.
 Prazer com prazer
Você está cansada demais para sair num sábado à noite? É uma pena deixar de se divertir. Mesmo assim, não se force, outros sábados virão. Se você acha que vai se sentir muito solitária, compre um vinho e chame uma amiga para papear, ou pegue um bom filme e esqueça da vida no sofá.
Troque a necessidade pelo desejo
Saiba como e quando dizer não no trabalho. Por lei, você tem direito ao descanso e acabará sendo mais valorizada se deixar isso claro. Faça o que tem que ser feito, mas restrinja o trabalho aos horários de expediente e esqueça o assunto. Nada de deixar de lado aquele livro bacana por causa da preocupação com as tarefas.
 Você não é a Mulher Maravilha
Respeite seus limites e não tente abraçar o mundo. Que poder é esse que deixa você exaurida no fim do dia? Feche o computador, coloque o celular de lado, diga às crianças e ao marido que de vez em quando precisa de um tempo para você e saia para tomar um sorvete, sozinha e sem culpas. Com o tempo, eles vão aprender a se virar.
Ande para lá e para cá
Por esporte ou por prazer, caminhar é excelente para a saúde, além de aliviar o stress. Especialistas dizem que 15 minutos bastam para mudar o humor. Saia com o cachorro, vá a um restaurante um pouco mais longe à pé ou passeie sem rumo.
Paz hoje e sempre
Gandhi dizia que “a paz é o caminho”. Faça seus planos, mas trace rotas possíveis para chegar até seus objetivos e depois, relaxe. Construa sua felicidade, cuide da saúde e tenha boas relações com os outros todos os dias. Assim você vai atrás do que quer ter no futuro, sem prejudicar seu presente.
Reviva os bons momentos
Antes de dormir, repasse seu dia. Detenha-se nos momentos bons, recupere o sentimento que viveu e curta-os mais uma vez. Sinta-se grata por tudo o que tem. A gratidão alivia e traz contentamento.
 Aprenda a rir
O dia está péssimo? Tudo está dando errado? Há alguma coisa que você pode fazer para mudar isso? Não? Então relaxe, sorria e pense que amanhã tudo terá passado. Não está achando graça? Dê um passo para trás e veja as trapalhadas de longe. Além de lidar melhor com as frustrações, você aprenderá a ser menos exigente.
A lista da felicidade
Enumere as dez coisas que você mais gosta de fazer. Valem desde coisas bobas, como comer uma trufa, até decisões como seu lugar preferido para ir nas férias. Delicie-se imaginando como vai aproveitá-las e comprometa-se a, um dia, curtir todas as alegrias da lista.
Aventure-se
Não perca a oportunidade de fazer algo que tem vontade. Quer saltar de pára-quedas? Não é nada impossível. Sonha em viajar para algum lugar? Comece a se programar. Tente não colocar impedimentos onde eles não existem e veja a realização de seus desejos como mais uma aventura.
 Pesos e medidas
O cansaço e a frustração fazem com que as pessoas percam a cabeça por qualquer motivo. E, em vez de aliviar, armar um escândalo traz uma sensação ruim, de falta de controle. Por isso, antes de estourar, pare, respire, tome uma água e pense se aquela situação vale mesmo tanta irritação.
Fique mais criativa
Uma pesquisa recente indicou que o bom humor faz as pessoas pensarem de forma mais criativa. Por isso, ria sem culpa daquela piada que a colega contou ou que lhe enviaram pela internet. Você vai trabalhar mais e melhor e seu chefe vai agradecer.
Pule pela janela
O contato com a natureza traz paz e felicidade. Mas, na correria do dia a dia, muitas vezes vamos de casa para o trabalho e do trabalho para o shopping sem nem olhar para fora. Sempre que puder, viaje para a praia ou para o campo, divirta-se em parques e praças e lave a alma em um banho de cachoeira.
 Organize seu ambiente
A bagunça oprime, deixa o ambiente pesado. Se você tem mania de empilhar as coisas, enfurnar tudo nas gavetas ou nos armários, comece mudando aos poucos. Tente organizar uma parte de cada vez. Jogue fora o que não serve, separe para doação o que os outros podem aproveitar, arrume papéis em pastas com etiquetas. Logo, logo você vai se sentir aliviada.
Limpa por dentro
Carregue sempre uma garrafinha de meio litro de água e beba aos poucos. Além de hidratar e deixar a pele mais bonita, a água ajuda a digestão, a circulação e a excreção de resíduos. Em contato com as fibras, aumenta a sensação de saciedade (você sentirá menos fome!) e melhora o funcionamento do intestino, condição fundamental para o bom humor.
 Elogie e agradeça
Goste das pessoas com quem você convive. Elas podem ter defeitos, mas todos nós temos. Dê apoio, elogie e agradeça. Nunca esqueça de dizer: “Seu trabalho ficou muito bom”. O reconhecimento é uma injeção de energia para quem recebe. Deixa o mundo mais bacana e gera uma bolha de boa vontade a sua volta.
 Use a imaginação
Fazer uma surpresa para o parceiro é tão divertido quanto ser surpreendida. Prepare um jantar temático, vista uma roupa sexy e uma lingerie nova. Planeje um fim de semana a dois e nem conte ao amado para onde vão. O romantismo é muito importante para manter a vida leve e o relacionamento aceso.
 Ponha cores em sua vida
Seu quarto é escuro, as cortinas de sua casa estão sempre fechadas, os quadros lembram cenas tristes? Pois saiba que o ambiente influencia a maneira como vemos a vida. Troque as imagens sombrias pelas felizes, coloque uma música alegre para tocar, abra as janelas, cultive plantas e flores. Alegria chama alegria.
Saúde na feira
Anda meio esquecida? Comer ovo alimenta a memória. Problemas de circulação? Apele para o suco de uva. E um segredo antienvelhecimento: coma três porções de frutas diferentes ao dia e cinco porções de vegetais crus -- um suco verde pode ajudá-la a atingir essa cota diária.
 Lembranças deliciosas
A foto daquela viagem gostosa, de uma festa, de seu filho bem pequenininho, de um beijo na praia... Nada de nostalgia. Essas imagens ajudam a lembrar quanta coisa boa você já curtiu na vida e a se preparar para os próximos cliques felizes, claro!
 Hoje é meu dia
Você passa o tempo todo fazendo tudo para os outros? Então nada mais justo do que fazer algo por você também. Tire algumas horas para se cuidar e fazer apenas o que gosta. Permita-se! E pense que quem depende de você só vai sair ganhando ao aprender a fazer as coisas sozinho.
Tire da tomada!
Apague a TV, o computador, o iPod, o iPad... Fique quieta, respire fundo. Você vai perceber que seu grau de “eletricidade” diminuirá. Observe então o fluxo dos seus pensamentos sem tantas interrupções externas. Deixe-se levar por eles. Sua mente vai se acalmar e agradecer.
Aos amigos, tudo!
Não deixe que a correria do dia-a-dia a afaste de quem você gosta. Quem tem amigos, leva a vida de um jeito mais leve e sempre tem para onde correr quando a barra pesa. Aproveite as redes sociais e o e-mail para se manter em contato e não deixe de telefonar, nem que seja para bater papo.
Distribua alegrias
Sorrir é um jeito de receber bem as pessoas e ser bem recebida. Não precisa demonstrar um afeto que você não sente, apenas seja gentil. Além de abrir portas e ajudar a fazer amigos, o sorriso influencia para o bem o humor de todo mundo.
 Não julgarás
Antes de sair praguejando contra alguém que fez algo que você não gostou, pare e pense. As pessoas têm seus motivos. Às vezes, elas estão com problemas ou são desequilibradas. Não entre na delas. Não engula sapos, mas, se resolver responder, tente ser racional e educada e falar com voz baixa.
 Dance
Você não precisa ser bailarina profissional nem se matricular numa escola para dançar muito. Feche a porta e desligue os telefones. Tire os sapatos, coloque uma música bem gostosa e deixe se levar pelo ritmo.
Permita-se um agrado
Compras não resolvem os problemas de ninguém e às vezes até causam mais alguns, mas um mimo de vez em quando pode muito bem alegrar o seu dia. Seja generosa consigo mesma. Você merece.
Como uma deusa
Faça loucuras pela sua beleza. Mude o corte de cabelo, encontre um tratamento bacana, compre uma maquiagem dos sonhos, dê-se de presente um dia de deusa. Você vai se sentir muito mais linda e um milhão de vezes mais feliz.
Spa em casa
Compre uma toalha de banho imensa e fofa, um roupão macio, um sabonete delicioso e todos os hidratantes corporais a que você tem direito. Faça uma esfoliação no corpo todo, sinta a água tocando levemente sua pele, cuide de seus pés. Relaxe. Seu corpo e seu espírito vão agradecer.
 Relaxamento sem tensão
Existem várias maneiras de relaxar: aulas de ioga, meditação, massagem, um copo de vinho, um encontro com os amigos. Descubra um método que combina com você e pratique. Mas só quanto for possível. Quando o relaxamento vira obrigação, torna-se mais uma fonte de stress.
 Sexo relaxa
Quando vira obrigação, o sexo perde a graça. Mas lembre-se que a cama pode ser um delicioso parque de diversões. Antes de se deitar, tome um banho para relaxar e se sentir mais sexy e depois é só se deixar levar pelas sensações. Se bater uma preguiça, porém, não se force. Seja honesta com o companheiro e deixe para outro dia.
Lazer cult
No fim de semana, tome café da manhã com calma e programe um dia delicioso, com a família ou sozinha: visite uma exposição, vá a um cinema ou a um show... O lazer cultural diverte, instiga e alimenta a alma.
 Ame sua vida
Você é sensacional. Convença-se disso e transforme o que você tem de bom em fonte de contentamento. Faça uma lista das suas dez maiores qualidades e coloque na agenda ou na porta da geladeira. Em letras garrafais. Vermelhas.




CONVIVENDO COM O BOM HUMOR


1.Afaste-se de pessoas com atitudes e pensamentos negativos.
2.Viva o momento:não adianta pensar,viver ou sofrer o passado,ou passar o tempo todo planejando o futuro.O foco é aqui e agora.
3.Minimize seus próprios dramas:reduza-os as dimensões reais.
4.Ria de si mesma:procure ver o lado bom das coisas.Rir é um maravilhoso e natural remédio.
5.Rídicula?Jamais! : as pessoas não conseguem rir de si próprias devido as suas próprias inseguranças e medos,por que não querem ser ridicularizadas ou parecerem incompetentes.Permita-se este prazer.
6.Errar faz parte:as pessoas são passíveis de cometerem erros ou se enganarem em relação há algo,afinal,ninguém é perfeito.
7.Não deixe assuntos pendentes:eles tendem a se acumular dentro das pessoas e as fazer sofrer.
8.Resolva incômodos:quando algo incomodar,espere o momento em que se sinta tranquila e segura para voltar a ele,resolvendo de maneira serena.
9.Escreva:ponha as mágoas ou sentimentos em um papel,escreva um diário,ou cartas a pessoas que te incomodaram.Mas deixe passar 48horas,releia e só depois decida se vale a pena enviar ou não.
10.Não enviou?Então adeus as mágoas.
11.Quer paz?Não se exponha tanto.Evite situações que representem risco ao seu bom humor.Você não precisa deixar de seguir sua vida normal,mas adote um estilo “low profile”.O mais importante é pensar em si.
12.Cante:cantar libera emoções,evoca recordações positivas,exercita o aparelho respiratório e relaxa a musculatura facial.
13.Busque a simplicidade:faça coisas simples e que proporcionem prazer.
14.Mexa-se:praticar exercícios físicos aumenta a disposição geral e ajuda a liberar a endorfina ( substancia que produz uma sensação de bem estar geral).
15.Agrade-se.Você merece : Presenteie-se,você merece.
16.Divirta-se:faça coisas divertidas,permitindo desfrutar o prazer que elas provocarem.
17.Troque:guarde textos,imagens,filmes divertidos e procure troca-los com pessoas queridas que você saiba que vão se divertir com eles.
18.Humor é tudo:o humor não é inato é adquirido.Se você desejar,pode ser uma pessoa muito bem humorada e de alto astral na maioria do tempo.
19.Desenvolva-se:aprenda a desenvolver o seu senso de humor.
20.Não valorize o que não tem valor:evite gastar energia discutindo ou perdendo tempo com pequenos aborrecimentos do dia-a dia.
21.Selecione seus AMIGOS:opte por amigos reais,que gostam das mesmas atividades que você.Amigo de verdade tem poder de “cura”.
22.Fora,ESTRESSE! Procure aliviar o estresse do dia-a-dia se permitindo momentos para relaxar bebendo um simples copo de água,ou tomando um delicioso chá ou café.
23.Siga em frente: O humor muda a nossa energia vital e as nossas perspectivas,permitindo ver as situações pessoais e profissionais sob um angulo mais realista e muito menos ameaçador.
24.Cuide-se:Cuidar da vida sob uma ótica humorística cria um distanciamento psicológico que alivia possíveis sentimentos de opressão,medo,angústias e negatividades.
25.Comunique-se com humor:quem não quer ter alguém bem humorado por perto?
26.Estabeleça contato:cumprimentar alguém com um simples sorriso,já enobrece seu dia.
27.Liste as suas alegrias:faça uma lista de coisas boas da vida ( casa,família,filhos,bichos,conquistas e amigos).
28.Busque a alegria:as pessoas gostam de dividir as coisas engraçadas porque é uma possibilidade de rirem novamente.
29.Descontraia:durante um almoço informal ou outro momento adequado,procure estimular assuntos engraçados.
30.Seja criança:preste atenção nas crianças e aprenda com elas.Elas são especialistas em diversão e brincadeiras,tornado sua vida mais leve.
31.Renove-se:ao chegar em casa cansada,combata o estresse com um bom banho relaxante antes de fazer qualquer atividade.
32.Seja realista:mantenha a real perspectiva da sua vida.
33.Divida a carga:carregar o mundo nas costas pode parecer admirável,mas a logo prazo é irreal,improdutivo,não é saudável e eventualmente pode até parecer um comportamento egoísta com você mesmo e em relação ao outro.
34.Curta a sua família: a sua família pode ser composta por familiares “reais”( marido,filhos,irmãos ,pai,mãe) ou “escolhidos”(amigos).O importante é curtir intensamente cada momento com eles,pois a energia é muito grande e o bom humor acontece naturalmente.

35.Transcenda seus limites de felicidade:procure fazer o que gosta,ao lado de pessoas especiais e que te farão bem sempre.Ser feliz é um dever que temos que cumprir diariamente,ainda que para isso seja preciso ter muita coragem.


Fontes de bom humor

Conheça alguns dos principais alimentos que podem ajudar a melhorar e manter o astral.
Chocolate
Além do açúcar, contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Dispara a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Os mais recomendados são os com 70% de teor de cacau pelo alto poder antioxidante.
Aveia
Cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.
Banana madura
Contém duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia. É ótima como opção de lanche rápido.
Brócolis
Rico em ácido fólico, que é importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto é essencial para as gestantes.
Espinafre e folhas verde-escuras
Têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio – que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A, C e do complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranquilo.
Frutas oleaginosas
São as nozes, castanhas, amêndoas e a mais poderosa de todas, a castanha-do-brasil. Auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio.
Laranja, maracujá e jabuticaba
Por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboraram com as defesas do organismo. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B.
Leite
Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.
Ovos
Contêm substâncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), além de fazerem bem para a memória.
Peixes e frutos do mar
Grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selênio. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.
Pimenta
A sensação de ardência é provocada pela capsaicina – substância presente na pimenta – e faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor.
Sementes de abóbora e girassol
Ricas em triptofano, além auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono. Podem ser consumidas entre as refeições, como lanche.
Alface
Tem poderoso efeito calmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos e coração, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.