terça-feira, 26 de novembro de 2013

Hipopituitarismo


O que é?
A glândula pituitária ou hipófise está localizada no interior da caixa craniana, numa estrutura óssea chamada sela túrcica. A produção dos hormônios hipofisiários é regulada por uma região do cérebro denominada hipotálamo. A hipófise é responsável pela produção de vários hormônios que atuam sobre várias glândulas e órgãos do corpo, e quando há deficiência desses hormônios ocorre o hipopituitarismo. Os principais hormônios da hipófise são o TSH (controla a tireóide), ACTH (controla as adrenais), FSH e LH (controlam os ovários nas mulheres e os testículos nos homens), GH (hormônio do crescimento), Prolactina (controla a lactação) e ADH (faz retenção de água no organismo).

Importância
Como a glândula hipófise influencia as demais glândulas do corpo, o hipopituitarismo pode comprometer várias funções importantes do organismo.

Tipos/Causas: 
Tumores da glândula pituitária (adenomas), tumores cerebrais, aneurismas, apoplexia (hemorragia súbita no interior de um tumor), necrose da glândula após parto com hemorragia intensa (Síndrome de Sheehan), traumas, radiação, cirurgia. Existe também formas congênitas de hipopituitarismo.
Sinais e Sintomas 
Dependem de quais hormônios estão deficientes: 
- Hormônio luteinizante (LH) e folículo-estimulante (FSH), que agem sobre as glândulas sexuais. No adulto, a falta de LH e FSH leva a perda dos pêlos pubianos e axilares, diminuição da libido, infertilidade e, na mulher, ausência da menstruação. Na infância, ocorre atraso da puberdade ou ausência da mesma, não se desenvolvendo adequadamente os caracteres sexuais. 
- Hormônio estimulante da tireóide (TSH): a sua deficiência leva aos sintomas do hipotireoidismo (ver tópico específico). 
- Hormônio estimulante da supra-renal (ACTH): a sua falta causa insuficiência adrenal (ver tópico específico). 
- Hormônio do crescimento (GH): na criança, sua deficiência causa baixa estatura; e no adulto, fraqueza, mudanças na composição corporal com obesidade leve a moderada, diminuição de massa muscular e osteopenia/osteoporose, depressão, indisposição e risco aumentado de doenças cardiovasculares.

Evolução da doença
Pacientes com tumores destrutivos podem desenvolver complicações relacionadas ao tumor ou ao seu tratamento, por cirurgia e/ou radioterapia. Pode ocorrer prejuízo da visão. As demais complicações dependem de quantos hormônios estão deficientes e da aderência do paciente ao tratamento e acompanhamento médico durante sua vida.

Tratamento
Deve ser realizada a reposição contínua dos hormônios deficientes por toda a vida.

Prognóstico
Em geral, a deficiência pluri-hormonal costuma trazer redução na qualidade e na expectativa de vida das pessoas afetadas.

O que eu posso fazer para prevenir? 
Não há como prevenir a maioria das causas de hipopituitarismo, mas o paciente pode ter uma vida normal com o tratamento correto.

Nenhum comentário: