quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SONHO LUCIDO


O sonho lúcido é você ter noção do fato de que está sonhando. Essa percepção pode variar de um fraco reconhecimento do fato, até algo tão importante quanto uma ampliação de consciência para além do que já foi experimentado até mesmo na sua vida acordado. Sonhos lúcidos geralmente ocorrem enquanto a pessoa está no meio de um sonho regular e de repente percebe que está sonhando. Uma vez que você perceba isso, terá a habilidade de controlar seus sonhos, o que é praticamente a parte mais essencial do sonho lúcido.
Passos
1 Durante o dia, pergunte repetidamente “estou sonhando?” e realize alguns testes de realidade sempre que lembrar. Com a prática, se isso acontecer bastante, você lembrará automaticamente durante os sonhos e fará isso.
2 Mantenha um diário de sonho. Esse é possivelmente o passo mais importante para ter sonhos lúcidos. Mantenha-o perto da cama à noite e escreva nele imediatamente depois de acordar. Ou você pode manter um gravador, se achar que é mais fácil repetir o sonho em voz alta. Isso lhe ajuda a reconhecer os elementos comuns dos seus sonhos (pessoas do passado, lugares específicos etc.) e também diz ao seu cérebro que você está falando sério sobre lembrar dos sonhos! Também lhe ajudará a reconhecer coisas que são únicas dos seus sonhos. Você será capaz de reconhecer seus próprios “sinais de sonho”. Eles serão coisas recorrentes ou eventos que você possa observar nos sonhos.
3 Aprenda qual é o melhor momento para ter um sonho lúcido. Estando ciente do seu horário pessoal de sonho, você pode organizar seu padrão de sono para ajudar a induzir sonhos lúcidos.


Estudos sugerem fortemente que um cochilo, algumas horas depois de acordar de manhã, é o momento mais comum para ter sonhos lúcidos.

Sonhos lúcidos são fortemente associados com sono REM. O sono REM é mais abundante pouco antes do despertar final. Isso significa que eles ocorrem mais comumente bem antes do despertar. (REM no início do sono é um sintoma de narcolepsia. Se você tem sonhos lúcidos logo após adormecer, você pode querer considerar procurar orientação médica de um especialista em medicina do sono. Contudo, há estudos que mostram que pessoas podem recordar sonhos depois de despertarem durante um sono não-REM).

Sonhos geralmente ocorrem em ciclos de 60 minutos durante o sono. Se você está trabalhando em recordar sonhos, pode ser útil tentar acordar a si mesmo durante um desses ciclos (sonhos interrompidos frequentemente são aqueles dos quais lembramos).
4 Tente a técnica de Indução Mnemônica de Sonhos Lúcidos ou MILD (Mnemonic Induction of Lucid Dreaming) desenvolvida por Stephen LaBerge.
Defina o despertador para lhe acordar 4h30min, 6 ou 7h30min depois de adormecer.

Quando você for acordado pelo despertador, tente lembrar do sonho tanto quanto possível.

Quando você achar que lembrou tanto quanto podia, retorne ao lugar de descanso, imaginando que está no sonho anterior e tornando-se ciente de que está sonhando. Diga a si mesmo, “Eu estarei ciente de que estou sonhando” ou algo parecido. Faça isso até você achar que “gravou”. Depois vá dormir.

Se pensamentos aleatórios surgirem inesperadamente quando você estiver tentando adormecer, repita a parte de imaginação e auto-sugestão e tente novamente. Não se preocupe se achar que está demorando. Quanto mais demorar, será mais provável “grudar” e mais provável será de você ter um sonho lúcido.
5 Experimente o Método de Acordar e Voltar para Cama ou WBTB (Wake Back To Bed). Essa é a técnica mais bem sucedida. 
Defina o despertador para 5 horas depois de ter adormecido.

Durma.

Depois de despertar, fique acordado por uma hora com a mente focada em lucidez e apenas lucidez.

Volte a dormir usando a técnica MILD.
Esta é a tecnica MILD

Passo-a-passo da técnica MILD:

.
1 - Diga a si mesmo para acordar cedo de manhã.
.
2- Se e quando fizer isso, faça voltar à sua mente qualquer sonho de que se lembre.
.
3 - Saia da cama e durante 15 minutos faça algo que exija toda a sua atenção desperta, como ler um livro(eu prefiro ler sobre sonhos lúcidos) ou relacionar "coisas a fazer".
.
4 - Volte para a cama e diga a si mesmo, antes de adormecer: "Da próxima vez em que sonhar, quero lembrar que estou sonhando".
.
5 - Ao fazer isso, visualize seu corpo deitado na cama, dormindo, e ao mesmo tempo se veja no sonho que acabou de ensaiar, reconhecendo que é um sonho.

 Tente experimentar a técnica de Sonho Lúcido Induzido Acordado ou WILD (Wake Initiated Lucid Dream). Basicamente significa que quando você for dormir, você carrega sua consciência de quando está acordado diretamente para o sono REM e começa um sonho lúcido.
O modo mais fácil de experimentar essa técnica é se você tirar um cochilo à tarde ou ter dormido por apenas 3-7 horas.
Tente meditar em um estado de calma, mas focado. Você pode tentar contar respirações, imaginar escadas ascendentes/descendentes, cair através do sistema solar, estar em uma área quieta à prova de som etc.

Ouvir sons Theta Binaural por algum tempo irá colocar você facilmente em sono REM.

Veja “Avisos” no final, são muito importantes.
7 Outra técnica para “consciência total no sonho” é o método Diamante de meditação, o qual pode encurtar a curva geral de aprendizagem de sonhos lúcidos.
Quando meditar, tente visualizar sua vida, tanto acordado quanto em sonho, como facetas em um diamante. Alguns escolhem chamar esse “diamante” de Universo, outros de Deus e até mesmo de “seu espírito”. O ponto aqui é começar a reconhecer que a vida está acontecendo toda de uma vez. É apenas nossa “percepção” que organiza nossos dramas em uma ordem linear ou “regular”. Então, assim como um diamante é, cada faceta, se vista como uma experiência individual, continuam existindo ao mesmo tempo, as experiências do “corpo do sonho” também. Esse método também é conhecido como Visão Remota (ou RV, Remote Viewers). Lembre-se de que esse exercício requer apenas uma ligeira mudança de consciência.
8 Tente fazer um “A” (o que representa “acordado”) na palma da mão. Toda vez que você perceber o “A” durante as horas acordado, será um desafio se você está acordado ou adormecido. Eventualmente você pode ver o “A” no sonho e se tornar lúcido.
9 Adquira o hábito de fazer testes de realidade. Faça pelo menos 3 testes de realidade toda vez que alguma coisa parecer fora do comum, fortemente frustrante ou sem sentido, e o hábito será carregado para os seus sonhos. Em um sonho, eles dirão que você está dormindo, permitindo que você se torne lúcido. A fim de lembrar de fazer testes de realidade nos sonhos, você precisa estabelecer o hábito de fazê-los na vida real. Um modo de fazer um teste de realidade é procurar por “sinais de sonho” (elementos que frequentemente ocorrem durante os sonhos, procure por eles no seu diário de sonho) ou coisas que normalmente não existiriam na vida real, e então faça os testes de realidade. Quando essas ações tornarem-se hábitos, você começará a fazê-las nos sonhos e pode chegar a conclusão de que está sonhando. Fazer testes de realidade frequentemente pode estabilizar os sonhos. Isso também é conhecido como Sonho Lúcido Induzido no Sonho (DILD, Dream Induced Lucid Dreams). Algumas táticas incluem: 
Olhar para um relógio digital para ver se ele se mantém constante;

Olhar para o corpo de um texto, desviar o olhar e então olhar de novo para ver se ele mudou;

Ligar um interruptor de luz;

Olhar em um espelho (sua imagem frequentemente irá aparecer embaçada ou nem mesmo aparecerá no sonho). Contudo, sua forma pode ser horrivelmente desfigurada no espelho, assustando você em um pesadelo ou sonho;

Apertar o nariz até fechá-lo e tentar respirar;

Olhar para as mãos e perguntar a si mesmo “Estou sonhando?” (no sonho, você frequentemente verá mais ou menos que 5 dedos na mão);

Pular no ar; você geralmente é capaz de voar durante sonhos;

Cutucar a si mesmo; no sonho, sua “pele” pode ser mais elástica que na vida real; um teste de realidade comum é empurrar o dedo através da palma da mão;

Tente se inclinar contra a parede. Em sonhos, você geralmente cai através de paredes;
10 Prolongue sonhos lúcidos girando o corpo ou caindo de costas no sonho (suspeito de prolongar o estado REM) e esfregando as mãos (evita que você sinta a sensação de estar deitado na cama). Tome cuidado enquanto girar. Lembre-se até mesmo quando você gira ou cai de que você está sonhando, já que você vai se encontrar em um local completamente diferente quando parar de girar ou atingir o chão, de outra forma você pode perder a lucidez. Se você sente que o sonho “treme”ou está prestes a desvanecer, olhe para o chão e visualize as imediações, lembrando a si mesmo de que está sonhando.
11 Olhe os sonhos anteriores no seu Diário de Sonho. Se você começar a perceber padrões nos sonhos, irá perceber sinais de sonhos ou determinadas coisas que continuam a reaparecer. Isso pode ser tão básico quanto todos os sonhos serem no seu quintal ou todos terem ventiladores. Adquira o hábito de fazer testes de realidade todas as vezes que ver os sinais de sonhos e eventualmente você verá o sinal de sonho NO sonho, faça um teste e perceba que está sonhando.
Método Modificado de Olhar Para as Mãos
Uma versão modificada do “Olhar Para as Mãos”, de Gritz. 
1 Toda noite, quando você se preparar para dormir, sente na cama e tire um minuto para relaxar. Olhe para as palmas das mãos por 30 minutos e repita para si mesmo “Eu sonharei com isso”, “Seu próprio sonho”
2 Continue repetindo essa frase, “Eu sonharei com isso”, “Seu próprio sonho” conforme olha para as mãos.
3 Após os 30 minutos ou quando você cansar, apague a luz e vá dormir.
4 Quando você acordar durante a noite, olhe para as mãos e diga a mesma frase. Se você não ver suas mãos, lembre-se da sua determinação de ver as mãos no próximo sonho.
5 Com a prática consistente dessa frase toda noite antes de dormir, você de repente verá suas mãos aparecerem inesperadamente na sua frente quando sonhar e conscientemente perceberá “minhas mãos! Meu deus! Isso é um sonho.”
Dicas

Tente não se preocupar com o que pode acontecer no sonho. Tente lembrar que é apenas um sonho e nada lá pode machucar você. Por exemplo, se você se preocupa muito com pessoas atacando você nos sonhos, muito provavelmente elas irão. 
É divertido voar em sonhos lúcidos. Para começar a voar, tente quicar cada vez mais alto depois de cada passo (enquanto estiver “andando” no sonho). Alguns acreditam que precisam praticar, enquanto outros podem apenas pensar que querem voar e portanto erguem-se do chão e começam a flutuar no ar. Você também pode tentar andar pelas paredes ou pelo teto, já que voar pela primeira vez pode ser intimidador, se você não estiver totalmente convencido de que está sonhando. Muitas pessoas experimentam voar como algo muito natural e muito estimulante. 
Teleporte também é legal. Feche os olhos, gire seu corpo de sonho, vislumbre uma nova paisagem e abra os olhos. 
Você pode tentar visualizar algo na sua mão ou no bolso. Tentar sentir o peso, formato e textura do objeto pode ajudar. No caso de pesadelos ou outros sonhos assustadores, se praticado, isso pode se tornar um sistema de auto-defesa contra qualquer um desses perigos. Claro, eles não irão lhe machucar de verdade, mas é divertido explodir a queima-roupa um monstro horrivelmente desfigurado com um lançador de foguetes ou algo assim... 
Se você perguntar às pessoas no seu sonho “estou sonhando?”, a maioria das vezes elas dirão “não”. 
A Vitamina B6 pode aumentar a vividez do sonho. (Bananas, a maioria dos peixes.). 
Para ajudar a controlar coisas específicas no sonho, pratique essas coisas quando acordado. Por exemplo, para ajudar você a se tornar um sonhador lúcido, tente desligar e ligar o interruptor da luz vagarosamente por diversas vezes ao longo do dia, e então tente realizar a mesma ação (ligar e desligar as luzes) no seu sonho. 
Quando estiver recordando um sonho após acordar, tente não se mover. Ativar os neurônios dos músculos pode tornar mais difícil acessar as partes do cérebro que lhe permitem recordar o sonho. 
Você pode resolver os problemas da sua vida, inventar coisas e treinar qualquer coisa que queira no seu sonho lúcido, você não quer resolver o dever de casa de matemática facilmente? 
Seja cuidadoso ao olhar em espelhos - isso pode frequentemente lhe ajudar a determinar se você está dormindo, mas esteja preparado para ver como se sente com respeito si mesmo. 
Avisos

Lembre-se, se você ficar muito animado durante o sonho lúcido, isso pode fazer você acordar repentinamente. Neste ponto, foque no sonho, esfregue as mãos ou gire ao redor e se concentre. 
Se você tiver um sonho lúcido, lembre de fazer dele uma ótima experiência e não fique desapontado quando acordar. 
Por favor, note que tentar WILD tem uma pequena chance de lhe fazer sofrer de paralisia do sono, vibrações rápidas e barulhos que não existem realmente, flutuação e outras experiências não-corpóreas, alucinações/imagens hipnagógicas e ansiedade. Não há razão para ter medo, já que a paralisia do sono acontece toda noite - você apenas dorme durante ela. Hipnagogia é apenas sua mente sendo superativada. Lembre-se que nos sonhos lúcidos você está ciente e sempre pode se acordar se se sentir esgotado.

Nenhum comentário: