quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Perigos diversos em relação a saude




1 Jogos de computador
Isolam socialmente as crianças e roubam o tempo de estudo, certo? Errado. Pesquisadores descobriram que crianças que jogam regularmente conseguem melhorar a coordenação visomotora, a compreensão das Ciências e até o Q.I.
Um estudo de 2002 com 700 crianças constatou que os jogos de estímulo e aventura, como Sin City e RollerCoaster Tycoon, desenvolviam o pensamento estratégico e a capacidade de planejamento, indica que os jogos de computador são uma ótima forma de explicar as noções básicas da Física.
Acreditamos na forma lúdica para desenvolver o raciocínio lógico, a percepção e a concentração das crianças. Os jogos de seqüência lógica e os que utilizam elementos da literatura infantil estão entre os mais disputados”, diz Adriana Couto, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Mopi.
MAS, CUIDADO!
Alguns jogos podem provocar sintomas de estresse, e as crianças mais novas são mais afetadas, por serem menos capazes de distinguir fato de ficção. Ponha o computador onde você possa vê-lo.
2 Estar meio gordinho
Se você acha que estar alguns quilos acima do peso é um crime capital, não tema. Um estudo americano sobre a taxa de mortalidade de 2,3 milhões de pessoas verificou que os que têm Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 30 – tecnicamente, “gordos” – não correm risco maior de ter doenças cardiovasculares e câncer do que quem tem o “saudável” IMC de 18,5 a 25.
Como isso é possível? Katherine Flegal, pesquisadora-chefe do estudo e cientista dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) na Geórgia, explica que é possível que pessoas mais velhas, acima do peso, tenham maior reserva nutricional e que isso as ajude quando adoecem. Isso pode influenciar as estatísticas gerais de todos os grupos etários.
 também  ressalta -se que a parte do corpo que engorda pode ser mais importante que o IMC: engordar na linha da cintura é pior do que engordar nos quadris. “Ter mais de 94 cm de cintura, no caso dos homens, e mais de 84 cm, no caso das mulheres, provoca um aumento significativo do risco de doença cardiovascular e diabete tipo 2”, diz ele. “Esse perigo aumenta ainda mais acima de 102 cm/94 cm.”
Assim, se, em termos gerais, você for ativo e estiver em boa forma – e se seu corpo tiver formato de pêra em vez de maçã –, não vale a pena se estressar com alguns quilinhos extras.
MAS, CUIDADO!
O risco para a saúde aumenta quando se é obeso (IMC igual ou maior do que 30). Um estudo que acompanhou 115 mil enfermeiras durante 15 anos verificou que as mulheres obesas têm risco 28 vezes maior de desenvolver diabete do que as com IMC de 22. Aconselha se a manter o IMC abaixo de 27 (divida seu peso em kg pelo quadrado da altura em metros).
3 Ouvir música alta
Quem se desespera com a trilha sonora trovejante que vem do quarto do filho adolescente vai se surpreender quando souber que ouvir música alta pode fazer algum bem.
Há provas científicas de que, quanto maior a intensidade da música, mais prazer se tem, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Manchester. Tudo se deve ao sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio, mas que também transmite as vibrações; quando as ondas sonoras o estimulam, ele envia ao cérebro uma mensagem positiva.Acredita-se que seja um vestígio do sentido da audição primitiva, ligada a impulsos básicos como fome e sexo.
Mas, se o resultado for a perda de audição, será que vale a pena? Embora o som transmitido numa sala tenha de ter mais de 90 decibéis (o equivalente a uma motocicleta ou um cortador de grama) para provocar a reação vestibular, os sons transmitidos pela matéria sólida, como o chão ou uma caixa de som, só precisam ter 30 decibéis para provocar a mesma sensação.
MAS, CUIDADO!
Na verdade, em boates e shows de rock o som pode ultrapassar os 100 decibéis. Bradford Backus, especialista em música e perda da audição do Instituto de Audição da Universidade College London, diz que, quanto mais tempo se escuta música alta, maiores são os danos. Ouvir 85 decibéis durante oito horas é considerado seguro, mas, se o som aumentar para 88 decibéis, é preciso reduzir o tempo de audição à metade.
4 Sebo nas canelas
Correr, principalmente em pisos duros, tem sido responsável pelo desgaste dos joelhos, que, entre outras coisas, pode provocar osteoartrite. Mas um novo estudo mostra que, na verdade, quem corre regularmente tem menos probabilidade de desenvolver a doença do que os que não correm.
Parece que correr fortalece a cartilagem ao redor do joelho, impedindo a degeneração. Pesquisadores da Universidade Monash, em Victoria, na Austrália, acompanharam 300 adultos entre os 50 e os 79 anos de idade durante mais de uma década e descobriram que o volume da cartilagem aumentou nos que mais se exercitavam.
Corridas regulares também podem reduzir a dor:  verificou se que as pessoas mais velhas que praticam exercícios físicos regulares, inclusive corridas, sentiam 25% menos dores musculoesqueléticas do que as sedentárias.
Isso significa que quem tem osteoartrite deveria se exercitar? “Isso mesmo”, diz o “Quanto mais exercitamos nossas articulações, mais fortes elas tendem a ficar”, acrescenta ele.
MAS, CUIDADO!
Qualquer pessoa, principalmente quem tem mais de 50 anos, deve passar por uma avaliação cardiovascular para saber qual o tipo de exercício ideal. “Não comece com exercícios rápidos. Reserve-os para quando o corpo estiver mais bem preparado.
5 Laticínios integrais
Se você se acostumou a só tocar em alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura nenhuma, talvez seja hora de relaxar.
Um estudo da Universidade do País de Gales que acompanhou 2.375 homens durante mais de 25 anos mostrou que os que consumiam mais laticínios integrais tinham 63% menos probabilidade de sofrer de “síndrome metabólica”, um conjunto de sintomas como pressão alta, nível elevado de lipídios e glicose no sangue, que pode provocar diabete, problemas cardíacos e acidente vascular cerebral. Acredita-se que os ácidos graxos de cadeia média presentes no leite, no iogurte e no queijo integrais aumentem a sensibilidade à insulina dos que sofrem de síndrome metabólica, tornando mais fácil para o corpo controlar o peso.
MAS, CUIDADO!
Os laticínios integrais só trazem esse benefício se fizerem parte de uma alimentação equilibrada. No fim do dia, quem ingeriu calorias demais vai engordar.
6 Escreveu, não leu...
No Brasil, cerca de 600 milhões de mensagens de texto são enviadas por mês via celular, segundo levantamento da operadora Claro, o que poderia ser considerado mais um golpe mortal na interação humana. E, de acordo com uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 51% das pessoas que têm telefone celular usam o aparelho para enviar e receber mensagens SMS.
Confirmo se  que, no caso de adultos jovens, as mensagens de texto eram importantíssimas para a interação com os pais.
Os especialistas indicam que a natureza discreta dos torpedos é que os torna tão atraentes para os jovens, permitindo-lhes manter contato ao mesmo tempo que preservam seu próprio espaço.
Os telefonemas podem ser mais diretos, mas as mensagens escritas tornam coisa do passado as emoções explosivas e a má interpretação do tom de voz, que, muitas vezes, levam os mais jovens a evitar o telefone (os pais podem parecer intrometidos quando na verdade só estão preocupados).
MAS, CUIDADO!
Aconselha se a não ficar mais de 10 minutos teclando mensagens, para evitar lesões por esforço repetitivo. “Na digitação, usa-se principalmente o polegar, cujo tendão é muito sensível. Por isso, deve-se ainda trocar de dedo para reduzir a tensão.”
7 Cafeína
Muitos supõem que o café e o chá descafeinados são mais saudáveis, e já foram feitas associações entre cafeína e palpitações cardíacas e o câncer de pâncreas.
Mas vem crescendo a lista de como, na verdade, a cafeína pode fazer bem.
Vários estudos indicaram que o café pode combater ou retardar o desenvolvimento da doença de Parkinson em homens. O mais provável é que a cafeína seja a responsável, diz o Dr. Kieran Breen, diretor de pesquisas da Sociedade da Doença de Parkinson; talvez estimule a produção de dopamina pelas células nervosas para contrabalançar os sintomas da doença ou talvez realmente proteja as células nervosas. Alguns estudos indicaram que a cafeína pode ajudar a prevenir cálculos da vesícula, embora ainda não haja consenso.
Um estudo japonês verificou que pessoas de meia-idade ou mais velhas que tomavam café diariamente apresentavam metade da taxa de câncer de fígado comum. Além do mais, a cafeína não afeta apenas o humor; há também indícios de que possa melhorar o desempenho dos atletas.
MAS, CUIDADO!
Há indícios de que a cafeína seja nociva para quem tem diabete ou hipertensão. Os portadores da doença podem usar a substância com moderação. Eliminar a cafeína não causa muito impacto sobre a pressão arterial.
8 Ser mãe e trabalhar fora
Às vezes você pensa que o estresse de cuidar da família e de trabalhar fora ao mesmo tempo vá levá-la para o hospício ou o cemitério? Na verdade, um estudo de 2005 constatou que mulheres que combinam carreira profissional com casamento e maternidade têm menos probabilidade de ficarem doentes do que as que ficam em casa ou que não têm filhos.
Os dados, reunidos pelo Estudo Nacional de Saúde e Desenvolvimento do Conselho de Pesquisa Médica, que acompanhou durante a vida toda homens e mulheres britânicos nascidos em 1946, também indicam que 38% das mulheres que passaram muitos anos como donas de casa estavam obesas aos 50 anos, contra apenas 23% das que foram mães e trabalharam fora.
MAS, CUIDADO!
Infelizmente, as mães que criam os filhos sozinhas não têm os mesmos benefícios. As que trabalhavam fora e criavam os filhos sozinhas eram menos saudáveis do que as que tinham parceiros ou que não tinham filhos (embora ainda fossem mais saudáveis do que as mães que não trabalhavam fora).
9 Bebidas
Você já deve saber que o vinho tinto, tomado moderadamente, ajuda a proteger o coração, mas os benefícios das bebidas alcoólicas não param por aí. Se prefere cerveja, anime-se: estudos nos Países Baixos e na República Tcheca verificaram que o conteúdo elevado de vitamina B6 da cerveja pode impedir o acúmulo de homocisteína, aminoácido que, em nível elevado, tem relação com o infarto. A cerveja também contém polifenóis, tão louvados no vinho por controlar o colesterol LDL.
E aqueles que preferem bebidas destiladas? Bem, se você aprecia um gim-tônica, talvez goste de saber que o quinino da água tônica pode impedir cãibras noturnas. Num pequeno estudo de 2005, Um medico mostrou que o quinino era mais eficaz do que os exercícios de alongamento das panturrilhas para impedir o problema.
É claro que a água tônica contém 83 mg de quinino por litro e os médicos costumam receitar doses de 200 mg a 300 mg de quinino toda noite. Mas doses menores também podem ajudar.
MAS, CUIDADO!
Beber mais do que três ou quatro unidades de álcool por dia para homens (duas ou três para mulheres) não apenas põe em risco a saúde: as bebidas alcoólicas também são calóricas. E doses altas de quinino podem resultar em quininismo: conjunto de sintomas como zumbido, dor de cabeça, rubor, náusea, dor de barriga e urticária.
10 Refrigerantes açucarados
Não é ótimo que haja refrigerantes dietéticos? O mesmo sabor praticamente sem calorias. Mas um estudo de 2005 da Universidade do Texas verificou que, num grupo de 622 participantes acompanhados durante oito anos, os que tomavam refrigerantes diet regularmente tinham probabilidade maior de engordar ou ficar obesos do que os que tomavam a mesma quantidade de refrigerantes comuns.
Embora os adoçantes artificiais possam ter o mesmo gosto do açúcar, “o corpo talvez não se deixe enganar e saiba que não recebeu as mesmas calorias – e aí fica querendo mais”.
Os refrigerantes dietéticos também podem estimular uma falsa sensação de segurança. “Há quem pense que, se tomar refrigerante diet, poderá compensar comendo uma barra de chocolate.
MAS, CUIDADO!

Para emagrecer, ainda é preciso reduzir calorias. “Tome uma bebida açucarada por semana e aproveite, em vez de um monte de refrigerantes diet que não satisfazem.

Nenhum comentário: