quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O beneficio do canto.

Cantar é uma ação de vibração. Ele retira música do reino da não forma - seja da sua mente ou do espaço mágico da inspiração - e vem de dentro para fora. A partir da primeira tomada de ar, o canto movimenta a energia de um modo circular dentro do seu corpo. Conforme a inspiração enche seus pulmões, ela roça o segundo e o terceiro chakras - os centros de criação e de honrar a si e aos outros.

Ao invés de simplesmente expirar, passando o ar pelo quarto e quinto chakras onde ficam o chakra do coração e o centro da verdade e da intenção, cantar reúne coração e mente. As vibrações sonoras das cordas vocais ressoam nas cavidades faciais, enchendo a cabeça com movimento e som enquanto o cérebro se ilumina com o processamento da matemática da música. Este casamento de atividades mobiliza o terceiro olho e abre a porta para a inspiração do chakra da coroa antes de emitir o som para o mundo.

Assim que a vibração inicia, ela é mantida com cada nota, movendo-se por todo o seu corpo e pelo espaço ao seu redor. Isto pode ajudá-lo a harmonizar sua frequência com o mundo e com o divino. O uso da voz pode produzir catarse, uma purificação provinda com a expressão da emoção, e é por isso que nos sentimos melhor após cantar certos tipos de músicas. Tudo isto ocorre mesmo se não estivermos conscientes do que estamos cantando, mas quando nós realmente conectamos com alguma intenção, o poder da voz e da música juntos é uma ferramenta poderosa de criação.

Mesmo se você não for um cantor por natureza ou talento, você não fica de fora. Se você tem uma voz, é seu direito de nascença celebrar a vida com a canção. Não importa se você ache que não tem uma bela voz. Cantarolando ou entoando, cantando sozinho ou com outros, sua voz é sua para desfrutar. Cantando junto com o rádio ou usando vocalização como uma parte de sua meditação, cantar e harmonizar são atividades curadoras que alinha as vibrações de seu corpo com o universo.




1. Relaxar e aliviar a ansiedade
A rotina anda tão cheia de tarefas que todo mundo vive ansioso, sob pressão. Mas a ansiedade faz com que o corpo fique, de forma desnecessária, em permanente estado de alerta - a adrenalina dispara e a reserva de ar nos pulmões aumenta. E isso só piora a angústia! Cantar nos obriga a colocar tudo para fora e relaxar.
2. Soltar as emoções presas e diminuir a timidez
Cantar é uma forma de expressão que mexe profundamente com as nossas emoções, porque a gente sente o que canta. E, quanto mais variadas as músicas, maior é a quantidade de sentimentos que deixamos aflorar. Além disso, é uma ótima terapia para os tímidos. Muitos artistas são tímidos na vida, mas, no palco, botam pra quebrar!
3. Turbinar a autoestima
Ninguém acha que canta bem, né? Isso acontece porque a voz que nós ouvimos é diferente da voz que os outros ouvem. Arriscar um refrão em alto e bom som, portanto, é uma maneira de parar de se preocupar com a opinião dos outros e apostar no próprio potencial sem medo de errar ou desafinar. É cantar para se sentir bem e pronto! Precisa algo mais?
4. Abrir-se para o amor
Como muitas músicas estão ligadas ao tema, cantá-las permite digerir melhor histórias mal resolvidas ou escondidas dentro do nosso coração e atrair novos romances.
5. Destravar na cama
Colocar as cordas vocais para funcionar desbloqueia a sexualidade! É que a glote e o órgão feminino ficam em chacras ligados à expressão. “Nosso maior bloqueio social é em relação à expressividade, e isso deixa nossa energia parada, ainda mais nesses pontos. Quem destrava a glote cantando faz a energia circular, beneficiando o chacra da sexualidade”, explica Arly Cravo.
6. Respirar corretamente
Quando a gente canta, é obrigada a respirar de forma mais profunda e controlada. E, naturalmente, repetimos isso ao longo do dia e respiramos melhor. De quebra, massageamos o diafragma, que se contrai ao inspirar e relaxa ao expirar e soltar o ar dos pulmões.
7. Melhorar a postura
Se a respiração é tão importante assim para o canto, não dá para cantar agachadinho ou encolhido, certo? Para arrasar no karaokê, tem que manter uma boa postura.

Nenhum comentário: