quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ATITUDES QUE NOS DEIXAM MAIS FELIZES



Você pode encontrar muitas soluções para a felicidade - de exercícios físicos a ter um cônjuge compreensivo. Porém, a ciência defende que atitudes inusitadas também podem contribuir para que o bem-estar seja alcançado. O site Cracked listou sete coisas que você nem acredita que podem te fazer muito bem.

1. Assistir filmes tristes. Cientistas americanos da Universidade de Ohio estavam curiosos para desvendar o sucesso alcançado por filmes tristes. Em 2007, os pesquisadores questionaram centenas de telespectadores do filme 'Desejo e Reparação'. Antes de começar o filme, os participantes foram questionados sobre seu grau de felicidade. Depois da exibição, os participantes responderam mais uma vez sobre isso. Foi descoberto que depois de cenas muito tristes, as pessoas se sentiam mais felizes, já que reavaliavam seus problemas e os comparavam com as tristezas dos personagens do filme.

2. Comer carne vermelha. Enquanto os defensores da saúde pregam o fim da carne vermelha na alimentação, outro estudo descobriu que ela é realmente muito importante para a saúde mental. O estudo acompanhou mil mulheres australianas, rastreando seus hábitos alimentares e emoções. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que ingeriram a quantidade ideal de carne vermelha se mostravam menos propensas a ter problemas depressivos. Isso se deve aos elevados níveis de nutrientes e ômega-3, presentes nas carnes australianas.

3. Manter-se ocupado. Em um estudo, os cientistas descobriram que os participantes que ocupavam-se com diversas atividades ao longo do dia, como estudar, ler, assistir televisão, trabalhar, sentiam-se mais realizados do que aqueles que se focavam em só uma atividade. Pensar em um ritmo rápido e contínuo causa bem-estar, devido à liberação da substância dopamina, que torna o cérebro motivado a continuar em movimento.

4. Entrar em brigas. O ser humano sente um enorme prazer em disputas. Os cientistas acreditam que o comportamento agressivo libera dopamina, assim como o sexo. Um estudo feito com camundongos expostos frequentemente a brigas provou que eles se sentiam mais motivados quando os conflitos estavam presentes do que quando seu inimigo estava longe.

5. Andar de metrô. Um estudo convidou pessoas que não andavam de metrô a pegar o transporte público durante um mês para ir trabalhar. Antes do mês começar, foram questionados sobre as expectativas de felicidade futura. O resultado foi uma expectativa ruim perante ao desafio. Quando a pesquisa foi refeita no final do mês, as pessoas disseram ter se sentido melhor em andar de metrô do que ficar preso no trânsito.

6. Fazer tarefas domésticas. Um estudo feito com mais de 30 mil pessoas de 34 países mostrou que os homens que faziam mais atividades domésticas eram mais felizes. Quando fazemos alguma atividade, como cortar a grama, liberamos um produto químico que bloqueia os receptores de estresse no cérebro, o que causa uma tremenda sensação de bem-estar.

7. Pensar na morte. Para testar os efeitos da mortalidade, os pesquisadores examinaram como as pessoas se comportavam quando a morte foi-lhes apresentada de maneira sutil. Um grupo de pessoas foi convidado a dar um passeio. Durante ele, um ator deixava cair um livro. As pessoas que se encontravam em uma rota próxima ao cemitério ajudaram o ator prontamente. Os cientistas acreditam que a imagem do cemitério nos faz pensar sobre a morte e valorizar os momentos em comunhão com outras pessoas.

Nenhum comentário: