quarta-feira, 17 de julho de 2013

Torna-se uma pessoa melhor.


Torne-se mais autoconsciente. O primeiro passo para se tornar uma pessoa melhor é aprender a observar o seu comportamento atual, como você reage ao estresse, como você lida com a perda, como você controla a sua raiva ou como você trata as pessoas que ama.
A única maneira de melhorar qualquer um desses aspectos é primeiro tomar nota de seu comportamento atual e, em seguida, refletir sobre como ele pode ser melhorado para, finalmente, fazer as mudanças necessárias. Lembre-se que a mudança não pode acontecer sem que primeiro você saiba o que está errado.
Estabeleça metas para si mesmo. Se ajudar, anote-as em um pedaço de papel, ou melhor ainda, comece um diário. Isso irá despertar o seu lado introspectivo e permitir que você entenda melhor a si mesmo a partir de um ponto de vista objetivo.
Aqui vão algumas perguntas para você começar: Existe uma relação específica com alguém que você gostaria de melhorar? Gostaria de se tornar mais filantrópico? Você quer fazer mais pelo meio ambiente? Você quer aprender a ser um melhor parceiro?
Encontre alguém que sirva de modelo a ser seguido. Isso é uma grande fonte de inspiração, e as histórias da pessoa podem nos fazer sentir fortes em tempos difíceis.
O seu modelo pode ser um cantor, artista, político, personalidade de televisão, filósofo, figura religiosa e assim por diante.
Depois de ter encontrado um modelo a ser seguido, leia livros ou biografias. Conhecer a base de educação, a vida familiar e as lutas pessoais vai preparar você para o caminho que tem em frente.
Tente não escolher um modelo a seguir que alcançou sucesso por pura sorte. Em outras palavras, se o seu objetivo é ganhar muito dinheiro, não escolha um vencedor de loteria como um modelo para você. Em vez disso, escolher alguém cuja história você pode se relacionar, como um empresário que foi da pobreza para a riqueza.
Parte Dois: Exercitar a Compaixão
Aprenda a amar a si mesmo. Antes que você possa aprender a amar os outros, você vai ter que aprender a se amar. Mesmo que você não acredite nisso, comece a dizer que você é um uma pessoa boa e tem compaixão. Uma hora ou outra você vai começar a acreditar e começar a se comportar assim.
Tente parar de criticar a si mesmo, tire um tempo para apreciar seus talentos e melhores características, sejam elas físicas ou internas. Quanto mais você for hostil consigo mesmo, maior a probabilidade de você ser hostil com os outros.
Pratique a empatia. Isso vai ajudar você a aprender a tratar os outros como você gostaria de ser tratado. Lembre-se que todo mundo tem suas próprias lutas e inseguranças; entender isso vai ajudar você a ser mais sensível em relação aos sentimentos de outras pessoas, aprender a se relacionar com os outros e se sentir menos isolado.
Isso é bom quando se tenta melhorar as relações pessoais com amigos, familiares e pessoas com quem você tem um relacionamento amoroso.
Mostre às pessoas que você se importa. Você sabia que algumas pessoas são realmente tímidas demais para serem legais com os outros? Não tenha medo de dizer a alguém que você ama ou se importa profundamente com a pessoa.
Faça isso de forma sincera. Não diga às pessoas o que elas querem ouvir apenas para deixá-las felizes ou conseguir algo em troca. A honestidade é sempre a melhor política a ser adotada na comunicação com pessoas queridas.
Seja grato. Pare de gastar todo o seu tempo obcecado com as coisas que você deseja ter e em vez disso liste a aprecie as coisas que você já tem.
Tente enxergar além dos objetos materiais; considere as pessoas e eventos em sua vida que foram mais gratificantes.
Aprenda a controlar a raiva e a inveja. Essas emoções são uma parte natural da vida, mas se você sente raiva ou inveja dos outros constantemente, você vai ter dificuldade em encontrar a felicidade.
Em vez de constantemente se comparar com pessoas que você acha que são melhores do que você, reconheça o fato de que existem inúmeras pessoas no mundo que estão em uma situação pior do que você. Além do mais, há pessoas lá fora que têm menos do que você, mas que tem mais gratidão pelo que tem!
Para deixar a raiva para lá, perdoe as pessoas que fizeram mal a você no passado. Conversar com a pessoa com quem você está com raiva pode ajudar, deixar que ela saiba o que fez de errado e dizer a ela que você a perdoa. Se você prefere não falar com a pessoa, então anote tudo em uma carta e guarde-a com você.
Dê algo aos outros. Nem todo mundo pode se dar ao luxo de doar milhares de dólares para a sua instituição de caridade favorita, mas isso não significa que você não pode fazer pequenas contribuições para ajudar os que necessitam.
Seja voluntário. Em vez de gastar seus fins de semana na frente da TV, seja voluntário em abrigos ou ONGs locais.
Praticar atos aleatórios de bondade todos os dias. Pode ser algo tão pequeno quanto ajudar um idoso a carregar as compras até o carro ou dar passagem para alguém no trânsito.
Quanto mais você fizer isso, mais você vai perceber o quanto é gratificante a sensação de ajudar os outros, o que acabará ajudando você a vencer o egoísmo.
Parte Três: Escolhendo o Caminho Certo
Explore seus talentos. Todos têm uma habilidade ou interesse do qual realmente gosta. Se você acha que não tem talento algum, você provavelmente só não o encontrou ainda.
Seja paciente, mas não preguiçoso. Você não pode ser bom em tudo, por isso não desista só porque você falhou uma ou duas vezes. Em vez disso, seja proativo e tente coisas novas até encontrar algo que você ama e faz bem.
Se inscreva em um curso em que você esteja interessado ou comece a tocar um novo instrumento ou a praticar um novo esporte. Escolha algo que pareça atraente para você, assim é mais provável que você continue.
Faça o que você ama. Não importa quanto dinheiro você ganha, você não vai ser feliz se você passar a vida inteira fazendo algo que você odeia. Embora nem todos nós tenhamos a sorte de fazer de nosso hobby favorito uma carreira, é importante dedicar pelo menos os fins de semana ou à noite para fazer o que você gosta.
Se você é cronicamente infeliz com o seu trabalho, tire algum tempo para considerar seriamente a mudança de sua carreira.
Dedique seu tempo livre para o seu hobby ou esporte favorito. Embora possa ser tentador passar esse tempo na frente da tela da televisão ou do computador, é importante fazer o que gosta, se você quer ter uma vida satisfatória.
Pratique o autocontrole. A vida deve ser um equilíbrio entre trabalho e lazer. Se você constantemente se entrega a prazeres como festas ou comer doces, você acabará se chateando com sua vida. Em vez disso, faça isso periodicamente, para que você possa apreciar esses momentos de verdade.
Agradeça as pessoas que ajudam você ao longo do seu caminho. Não só é cortês agradecer os outros, isso ainda vai ajudar você a se tornar mais sensível e aprender ver a capacidade de fazer o bem das outras pessoas.

Nenhum comentário: