terça-feira, 16 de julho de 2013

Casamentos diferentes

Cerimônia da areia
Esse ritual tem como simbologia principal representar o amor que os padrinhos têm pelos noivos, bem como a união deles e a formação de uma nova família. Há duas opções: individual e completa. No primeiro caso, são utilizados três recipientes de vidro: dois menores - que serão divididos entre o casal e cada um deve conter uma cor diferente de areia - e um terceiro, com tamanho maior, fica vazio no altar. Juntos, os noivos pegam o seu recipiente e despejam as areias no recipiente maior.
Por sua vez, a mais completa envolve os padrinhos e madrinhas, estes que também ganham um recipiente e cada casal escolhe uma cor de areia. Todos se deslocam até o altar e despejam-na no recipiente maior, bem como os pais e os noivos, que selam o vaso. "Assim como acontece com as areias, que uma vez juntas jamais serão separadas, esperamos que aconteça com o casal também", explica da  Liz Ribeiro, da Casamento Ecumênico.
Cerimônia das taças
Duas taças são colocadas no altar, sendo uma com conteúdo amargo e a outra com líquido doce. Primeiro, a noiva bebe da taça amarga e depois o noivo, deixando a maior parte na taça. Essa etapa significa o amargor, as intempéries e a infelicidade. O conteúdo desta taça é desprezado. Logo depois, os noivos compartilham da bebida doce, que significa a bonança, a felicidade e o amor. Nesse caso, cada noivo bebe metade do conteúdo sem deixar sobrar nada.
Cerimônia da rosa
A cerimônia da rosa pode ser utilizada como alternativa para troca de votos entre aqueles noivos que não querem muita formalidade. Junto com as alianças o pajem ou daminha entra também com um botão de rosa. Em seguida, os noivos declaram amor eterno um ao outro. O noivo promete entregar uma rosa para a noiva todos os anos do aniversário de casamento e ela promete colocar a rosa na água.
Cerimônia dos Quatro Elementos
Essa é uma cerimônia mística e tem como simbologia a mistura dos quatro elementos - terra, água, fogo e ar - como prova da indivisibilidade do ser, tornando cada pessoa única. Além disso, alude à alquimia do entrelaçamento de duas vidas, a junção de duas almas apaixonadas.
O ritual foi criado por José Roberto Cristofani, da Celebrar Casamento, e tem como objetivo relacionar a proporção de cada elemento presente no ser humano. "Eu a criei especialmente para casais que nutrem uma relação de amor entre si e uma relação mística com o Universo. Nesta relação, os noivos se compreendem como parte integrante e integrada do Cosmos", explica o cerimonialista. Cada elemento da natureza tem um significado, conta ele. A intuição, a emoção, a sensação e a intelecção são simbolizados, respectivamente, pelo fogo, água, terra e ar. No entanto, ele orienta que a "ocasião e o local também devem ser ponderados para que a cerimônia seja celebrada em um contexto propício ao uso dos quatro elementos". José Roberto resume a cerimônia da seguinte maneira:
"De duas almas o fogo incandesce uma única intuição; E de dois corpos a terra modela uma única sensação; E de dois corações a água jorra uma única emoção; E de duas mentes o ar infla uma única intelecção".
Cerimônia da Espada
A cerimônia da espada é realizada pela empresa Casamento Ecumênico e é realizada no momento em que o mestre de cerimônias pede a benção ao casal, enquanto marido e mulher. Nessa hora, o celebrante recebe o casal - com a espada - como filhos, irmãos e futuros pais, trançando-a entre os ombros da noiva e do noivo. Logo depois, ele os consagram como pessoas leais, legais e legítimas da comunidade firmando a espada três vezes acima da cabeça dos dois.
Cerimônia da árvore
Para casais que amam a natureza, assim como precisamos plantar e regar o amor, Lígia Ponte, assessora de eventos, explica que o mesmo acontece na união de um casal nesse ritual. Durante a cerimônia, os noivos plantam, juntos, uma árvore dentro de um vaso. É possível até mesmo oferecer como lembrancinha aos convidados uma muda para fazer o mesmo em casa, levando assim um pedacinho da união.
Cerimônia das velas
Nesse caso, você vai precisar de três velas, que podem ser diferentes ou iguais.  Uma delas representa a família da noiva, a segunda a do noivo e a terceira a da nova família que se forma. Para participar desse ritual, os pombinhos podem chamar dois convidados que representarão as duas famílias - um do lado da noiva e o outro do noivo. Em seguida, cada um acende uma vela e os noivos, juntos, vão usá-las para acender uma terceira vela que se manterá acesa, enquanto as outras duas são apagadas.

Nenhum comentário: