quarta-feira, 17 de julho de 2013

A grande vilã CELULITE.

 

Os temidos - e indesejáveis - furinhos aparecem por conta de uma alteração no tecido gorduroso da pele, causada por toxinas que não são drenadas corretamente pelo corpo e acabam acumuladas na corrente sanguínea. O sangue fica mais grosso, não circula bem e começa a comprimir as células nervosas, afetando o tecido subcutâneo. O corpo, que entende que está ocorrendo um processo inflamatório, dá a sua resposta em forma de produção de colágeno para tentar conter a suposta inflamação.
Elas podem acometer coxas, quadril e abdômen, sendo que os primeiros sinais costumam surgir logo abaixo do bumbum, região de menor circulação, segundo explica o clínico geral e fisiologista do exercício, João Pinheiro, de São Paulo. De acordo com o especialista, a celulite pode ser classificada em quatro estágios:
- Estágio 1: não há sinais visíveis na pele ou dor. Ainda não há alteração circulatória e nos tecidos de sustentação, apenas uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso. Nesse estágio, ocorre o aumento de volume das células do tecido gorduroso na região afetada, que é provocado pelo acúmulo de gordura dentro da célula.
- Estágio 2: já é possível notar irregularidade na região afetada. Nesse período, aparece certo grau de fibrose que, se piorar, começa a formar micro nódulos na fase seguinte. "O aumento do volume das células provoca alterações circulatórias por compressão das micro veias e vasos linfáticos. As células gordurosas incham e os tóxicos que deveriam ser eliminados passam a ser acumulados", ressalta o médico.
- Estágio 3: inicia a existência de fibrose e ocorre sensação de peso e cansaço nas pernas. A circulação fica mais comprometida e podem aparecer vasinhos e micro varizes. Além disso, a pele fica com aspecto "casca de laranja".
- Estágio 4: As pernas ficam pesadas, inchadas e doloridas. Geralmente, no último estágio, a celulite acomete as pernas devido à circulação de retorno que está muito comprometida. Ela se apresenta dura e a pele fica "lustrosa", cheia de depressões, com aspecto acolchoado.
O aparecimento e a piora do quadro gera um assunto bastante controverso. Dessa forma, resolvemos consultar vários especialistas para apontar quais são os principais mitos e também algumas verdades sobre essa situação nada agradável. Você vai se surpreender! Confira na página a seguir.


Flacidez piora a celulite
Verdade. Esse é um dos maiores desencadeantes do aparecimento da celulite. Por isso dizem que o problema tende a piorar com a idade, já que com o passar dos anos a pela vai ficando mais flácida.
Só as mulheres sofrem com o quadro
Mentira. Homens também podem ser acometidos por esse tipo de dermatose. No entanto, a incidência é maior no sexo feminino por causa dos hormônios. "A celulite atinge principalmente as mulheres por causa da ação do estrogênio".E os anticoncepcionais pioram a situação.
Roupas justas provocam celulite
Mentira. As roupas apertadas não provocam celulite mas comprimem os vasos nas coxas e nos glúteos prejudicando a circulação e piorando o quadro já existente. ""Elas prejudicam a circulação sanguínea e agravam a formação dos nódulos de gordura.
Fórmulas manipuladas são uma boa opção para tratamento
Verdade. "Cosméticos à base de arginina, vitamina C, centelha asiática, hialuronidase, asiaticosídeo  rutina e castanha da índia, por exemplo, aumentam a irrigação dos tecidos e ativam o metabolismo celular. Elas também são diuréticas e estimulam a síntese de colágeno.
As diferenças de pele normal e com celulite.
Excesso de peso é o problema
Mentira. A celulite chega também nas mais esbeltas através da herança genética, que é um fator de risco bastante importante. Sem contar que o baixo peso não é sinônimo de boa alimentação. Mas, logicamente, o excesso de peso faz com que o problema aumente.
Alguns alimentos ajudam, outros atrapalham
Verdade. "Para se livrar das celulites é preciso eliminar alimentos enlatados, café, álcool, refrigerantes e demais bebidas gasosas. "No cardápio também não deve faltar alimentos ricos em iodo como agrião, arroz integral, batata, banana, alcachofra, repolho, tomate, vagem, aspargo, cenoura, ervilha, morango e uva, pois eles ajudam no metabolismo", aconselha João, completando que a castanha da índia é ótima para o caso. "Os ativos compostos na castanha-da-índia aumentam a resistência e o tônus das veias, reduzindo a fragilidade dos capilares e ativando a circulação sanguínea", explica.
Gelatina é santo remédio
Mentira. Todo mundo já deve ter ouvido falar que a gelatina é uma ótima pedida para ajudar a eliminar os furinhos. No entanto, os especialistas ressaltam que não há comprovação científica quanto aos benefícios da gelatina em relação ao tratamento de celulites.
Cigarro piora a situação
Mentira. Um estudo realizado no Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia teve um resultado que tirou o cigarro do hall dos agravantes da celulite: cerca de 80% das mulheres portadoras de celulite grave que participaram da pesquisa não eram fumantes. Ou seja, apesar de péssimo para a saúde, o cigarro não causa e nem piora as celulites.
Estágios da celulite 

Hidratação é fundamental
Verdade. A falta de água no corpo dificulta a troca de líquidos no organismo, favorecendo a retenção de resíduos tóxicos e provocando a celulite, entre outros problemas.
Má postura pode causar celulite
Verdade. "Quando uma pessoa tem algum tipo de desvio na coluna, como o desalinhamento, o espaço entre as vértebras é comprimido, o que pode dificultar a circulação do sangue na região, conhecido como hiperlordose. Como consequência, a circulação sangüínea na região abdominal e no quadril fica comprometida, propiciando a retenção de líquidos, a localização de gordura na região e o aparecimento de celulite.

Nenhum comentário: