quarta-feira, 1 de maio de 2013

Porque a pele enruga com a água?



O fato de a pele enrugar não significa que existe algum problema. A pele é o maior órgão do corpo humano e não é menos importante do que todos os outros, pois é a primeira via de contato do corpo com o meio externo e uma de suas funções é a proteção contra agentes agressores como as bactérias. É um órgão muitíssimo ativo que passa por uma renovação constante.
A pele é formada por 3 camadas diferentes (epiderme, derme e hipoderme). Na epiderme (a camada mais externa), dentre outras estruturas, está presente a queratina, uma proteína também encontrada nos anexos dérmicos como as unhas e cabelos. Ela é responsável pela proteção contra a desidratação da nossa pele.
Ao contrário do que outras áreas do corpo, a pele das palmas da mão e plantas dos pés são diferenciadas, isso porque estas partes do corpo executam tarefas constantes (como caminhar, pegar coisas). Assim, nesta região a epiderme é muito mais espessa do que o resto do corpo, essa espessura extra  é causada pela queratina que forma uma espécie de camada de células mortas na pele. Por causa disso, quando você mergulha na água, a maioria de sua pele parece normal, enquanto suas mãos e pés acabam parecendo ameixa enrugada. A queratina contida nas células mortas presentes ali absorvem água. Como as camadas da pele não alteram, a derme (camada intermediária) permanece no seu estado normal e a epiderme contendo a queratina encharcada com a água é impedida de se esticar para armazenar o volume de água absorvido, então esta se enruga para aumentar a área e conseguir comportar a água.
Alguns especialistas tem estudado outras teorias que podem explicar melhor como isso funciona. Eles defendem a teoria de que os  vasos sanguíneos provocam uma vasoconstrição causando o enrugamento da pele. No entanto, até onde se sabe a causa é mesmo por encharcamento da queratina contida nas células mortas da epiderme.
Felizmente após sair da água, a queratina começa a perder a água e volta a sua forma original, ou seja, livre daquelas rugas estranhas.  Essa reação na ponta dos dedos é variável e muda de acordo com a pessoa.

Nenhum comentário: