segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ouvir música...

O segredo é se sentar ou deitar confortavelmente e prestar atenção na letra e na melodia, em vez de fazer mil coisas ao mesmo tempo. Ainda não está convencida? Conheça, então, as vantagens desse tratamento.
Ouvir música...
1. Reduz o estresse
Músicas calmas diminuem a ansiedade porque baixam a frequência cardíaca e, com isso, a pressão arterial. Escolha uma que prenda a atenção e faça você esquecer as preocupações do dia a dia. Em 10 minutos, seu corpo estará relaxado - fica mais fácil até pegar no sono! Se músicas lentas causam em você impaciência, ouça algo mais animado.
2. Alivia a dor
Estudo feito por uma universidade americana constatou que quem ouve sua música favorita em procedimentos cirúrgicos precisa de menos sedativos e analgésicos. A estratégia também serve para combater o mal-estar de doenças crônicas: a música altera a percepção da dor e aumenta a eficácia dos remédios.
3. Ameniza a depressão
Curtir um som libera dopamina, neurotransmissor que atua nos centros de prazer do cérebro. O tom, a estrutura e a letra da música têm impacto direto na emoção provocada, mas há também questões subjetivas, como as lembranças que ela desperta.
4. Faz o organismo TODO funcionar melhor
A respiração estruturada de quando a gente canta (ou você vai dizer que ouve música em silêncio?) massageia o intestino, alivia o coração, fornece ar adicional aos pulmões e impulsiona a circulação sanguínea. Como se esses benefícios não bastassem, nossa memória e concentração ainda ficam tinindo!
5. Ajuda a tratar problemas sérios
Pesquisas comprovam que ouvir música diminui as náuseas durante a quimioterapia, melhora o humor e a mobilidade de pessoas com mal de Parkinson e incentiva os pacientes a participarem de tratamentos capazes de encurtar sua estadia no hospital.

Colaborar com a dieta
Naquele momento de ansiedade, esgotamento ou tédio no trabalho, troque a comida ou o cigarro pelo seu fone de ouvido e aperte o play para um som de que goste. A música estimula a liberação de dopamina, neurotransmissor que atua no cérebro da mesma maneira que o sexo, as drogas e a comida: fazendo você sentir prazer.

Embalar o sexo

Mesmo que você não esteja pensando naquilo, ouvir uma trilha sonora sexy (o que varia de um gosto para o outro...) é mais eficiente para esquentar o clima a dois do que o toque, de acordo com um estudo britânico recente. Na pesquisa, 40% dos participantes confirmaram isso.

Afastar o medo

Antes de uma prova, uma cirurgia ou uma viagem de avião (se você não curte voar), ouvir uma música relaxante tem o poder de neutralizar sensações ruins, acalmar a ansiedade e estimular pensamentos positivos.

Solte o som!
 
O trabalho está difícil? Experimente ouvir suas músicas prediletas durante o expediente.

Um estudo da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, indica que as pessoas que adotam esse hábito terminam suas tarefas mais rápido e têm ideias mais criativas.
O motivo? Ao que tudo indica, as canções melhoram o estado de espírito e ajudam a retomar o foco.

Mas atenção: nada de passar o dia todo com fones de ouvido! Além de fazer mal para a saúde, seu chefe ou colegas podem repreendê-la por nunca escutar quando é chamada!

De acordo com a pesquisa, o tempo ideal para curtir o som (e garantir benefícios) é de 15 a 30 minutos diários.

Nenhum comentário: