segunda-feira, 6 de maio de 2013

Mitos e verdades sobre a beleza




 Com o mercado da beleza a evoluir cada vez mais, evoluem também os preços dos cosméticos que prometem milagres, mas em tempos de crise as mulheres querem mesmo soluções práticas e baratas. Desde pequenas que ouvimos os truques infalíveis de beleza das nossas mães e avós, mas será que hoje em dia essas dicas ainda são válidas? Será que hoje em dia as regras se inverteram ou não? Para as mulheres que adoram novidades e informações sobre beleza este artigo é essencial para saber se os truques que ouviram desde sempre são de facto verdade ou mito.

Chá de camomila clareia o cabelo?

VERDADE.

Mas só funciona com cabelos que já são loiros naturais ou pintados. A camomila produz componentes químicos que realçam a cor. Se usar o chá e logo depois apanhar banho de sol, os seus fios irão ficar ainda mais claros. A camomila também é ótima para tirar a oleosidade do cabelo.

Os cabelos acostumam-se com os champôs?

VERDADE.

Cada champô tem um composto e, com o tempo, o cabelo habitua-se àquela substância e acaba por perder o efeito desejado. Por isso é necessário revezar os produtos para não “viciar” o cabelo.

Cloro deixa o cabelo verde?

MITO.

Não é o cloro que deixa o cabelo verde, mas sim o sulfato de cobre (metal que também é utilizado para tratar a água da piscina). Quando esse metal se liga à queratina dos fios, ele acaba por deixar a pigmentação do cabelo esverdeada. Mas essa reação só acontece nos cabelos claros, porque eles têm o fio poroso, o que torna mais fácil para o metal penetrar no cabelo. Dica: Para tirar a cor do cabelo os especialistas recomendam lavar o cabelo com vinagre morno ou leite morno por aproximadamente cinco minutos.

Dormir com os cabelos molhados prejudica a raíz?

VERDADE.

A humidade associada ao abafamento e calor provocado pela almofada pode produzir uma proliferação de fungos e, consequentemente, provocar a queda dos fios. Nesse caso, um dermatologista pode resolver o problema.

Água de arroz clareia as sardas?

MITO.

Nesse líquido não há nenhuma substância que tenha o poder de clarear manchas ou sardas.

Rodelas de pepino geladas amenizam olheiras?

VERDADE.

Rodelas de pepino geladas podem amenizar temporariamente olheiras, por conta da constrição dos vasos da região que a temperatura baixa causa. Mas o resultado poderia ser obtido também com compressas de água gelada ou chá de camomila gelado.

Lavar com água fria e secar os cabelos com ar frio dá mais brilho?

VERDADE.

A temperatura fria ativa a cor do cabelo e devolve o brilho, funcionando como um choque aos fios opacos.

Óleo de amêndoas doces previne as estrias?

VERDADE.

Este óleo é altamente hidratante e ajuda na elasticidade da pele evitando as ruturas no tecido que causam as tão indesejáveis marcas brancas e vermelhas.

Pasta de dentes seca as borbulhas?

VERDADE.

As borbulhas secam devido à composição de ácidos e mentol presentes nas pastas dentais. Mas cuidado: o creme dental resseca a pele e, por ser abrasivo, pode irritar e até aumentar a inflamação da acne. O ideal é consultar um dermatologista para um tratamento mais adequado de acordo com cada tipo de pele.

Clara de ovo deixa a pele do rosto mais firme?

VERDADE.

A clara do ovo é rica em albumina e tem efeito tensor, o que deixa a pele mais lisa e firme. A máscara com clara de ovo é indicada principalmente para peles oleosas.

Deixar o amaciador no cabelo faz com que este fique mais hidratado?

MITO.

O condicionador abre as escamas dos fios para poder penetrar e tratá-los. Ao deixar o produto no cabelo, estas escamas não se fecham, os fios de cabelo acabam por ficar mais elásticos, logo mais propícios à quebra.

Depilar com lâmina engrossa os pelos?

MITO.

Temos esta impressão porque o pelo é cortado no meio da haste (que é um local onde o pelo é mais grosso). O modo de depilar não interfere na característica do pelo. Se assim fosse para as pessoas que sofrem de queda de cabelo bastaria passar uma gillette e o problema ficaria resolvido. Mas, ao escolher os métodos com cera, seus pelos tendem a diminuir com o tempo porque o facto dos pelos serem puxados pela raíz faz com que os mesmos enfraqueçam.

Lavar os dentes com bicarbonato de sódio clareia o sorriso?

VERDADE.

O bicarbonato de sódio neutraliza os ácidos produzidos na placa dental, ajudando a clarear os dentes. Por deixar o PH da boca mais alcalino, esta substância ajuda no combate de aftas e cáries. Mas evite fazê-lo com frequência, pois o bicarbonato também desgasta o esmalte dos dentes, tornando-os mais sensíveis. Para obter o resultado ideal faça-o apenas uma vez por mês.

Ao arrancar um cabelo branco depois crescem mais sete?

MITO.

Quando os fios de cabelos começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros acabarão por ficar brancos também. Isto deve-se aos melanócitos, células que ficam próximas do bulbo capilar: quando perdem a capacidade de produzir melanina, pigmento responsável pela coloração natural dos cabelos, os fios embranquecem. A produção de melanina descresce por vários motivos: pode ser genético (por isso há fique grisalho mesmo antes dos 20 anos), pela produção hormonal e pelo próprio envelhecimento.

Água quente estraga os cabelos?

VERDADE.

O ideal é lavar os cabelos com água morna ou fria. A água quente prejudica o couro cabeludo, aumenta a seborreia e pode causar a queda dos fios. Em cabelos finos, a água quente resulta em cabelos frisados. Os cabelos normais e com os fios mais grossos ficam opacos porque a água quente diminui a oleosidade natural dos fios e elimina o brilho.

Tirar as cutículas faz com que cresçam mais?

VERDADE.

Retirar as cutículas das unhas é um trauma local e o corpo responde ao estímulo aumentando a produção de peles para proteger mais a área agredida.

Chocolate favorece o aparecimento de borbulhas?

DEPENDE.

Quem tem tendência a ter pele acneica e exagera na ingestão de chocolates e alimentos oleosos fica mais propenso a sofrer com essas erupções porque a pele pode produzir mais sebo no período de alimentação desregrada.

Tomar banho frio mantém o bronzeado?

VERDADE.

O banho frio não desidrata a pele como o banho quente, tem efeito calmante e anti-inflamatório. Por causarem a contração dos vasos sanguíneos os banhos frios conservam mais o bronzeado.

Tirar as sobrancelhas com cera deixa as pálpebras flácidas?

VERDADE.

A pele próxima da região dos olhos é muito fina e delicada, e isso inclui as sobrancelhas. O processo de depilação com cera nessa região faz a pele ser puxada repetidamente, acabando por causar flacidez.

O cabelo cresce mais durante a gravidez?

VERDADE.

Estimulado pelas hormonas, o cabelo cresce mais durante a gravidez.

Cortar as unhas ao invés de lixá-las faz com que elas fiquem mais fracas e quebradiças?

MITO.

Cortar ou lixar as unhas não interfere na saúde das mesmas, já que este processo não é feito em sua matriz, mas sim na extremidade da unha, quando ela já passou por toda a sua fase de crescimento.

Deve-se deixar as unhas sem verniz para que estas possam “respirar”?

MITO.

As unhas são constituídas por células mortas de queratina, sendo assim, elas não têm necessidade de “respirar”. O que pode ocorrer é o ressecamento e enfraquecimento das unhas em virtude da utilização contínua de vernizes que possuem tolueno, benzeno e formaldeído (compostos muito agressivos para as unhas). Para a saúde das unhas, é sempre bom optar por vernizes que não agridam as unhas, ou seja, que são livres destas substâncias tóxicas.

Nenhum comentário: