segunda-feira, 6 de maio de 2013

A lua e suas curiosidades


gif Lua

A Lua (do Latim “Luna”) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.000 km do nosso planeta. Segundo a última contagem, existem mais de 150 luas no nosso sistema solar: Netuno é cercado por 27,Saturno tem 60 e Júpiter é o que tem o maior número: possui 63 luas.                                                                   
Crenças populares
Com mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste que já foi visitado por seres humanos. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, lá não existe erosão e a superfície mantém-se intacta há milhões de anos. É afetada apenas pelas colisões com meteoritos. É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra. As tradições populares falam de inúmeras influências da Lua em nossas vidas. Por exemplo, dizem que:
A madeira cortada depois da Lua Cheia, seca depressa e dá boa lenha, ao passo que, cortada depois da Lua Nova, não seca tão rapidamente, mas é mais durável e presta-se para os trabalhos de carpintaria e marcenaria.
Quando se deseja começar uma coisa nova que deve durar muito tempo, essa coisa deve ser feita quando a Lua estiver num signo astrológico fixo, isto é, em: Touro, Leão, Escorpião ou Aquário.
- Querendo acabar logo uma tarefa, deve-se começá-la quando a Lua estiver num signo cardinal, isto é, em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.
Querendo que qualquer ação ou negócio dê resultados positivos mas fique em segredo, deve-se realizá-lo 8 horas antes ou 8 horas depois da Lua Nova.
Pelo contrário, querendo que o trabalho ou ato seja divulgado, conhecido, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas depois da Lua Cheia.
Viagens importantes devem ser iniciadas quando a Lua estiver em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.
Para obter flores belas e bonitas, as sementes ou as mudas devem ser plantadas quando a Lua estiver no signo de Libra e se achar entre a Lua Nova e o Quarto – Crescente.
Tudo o que dá fruto acima da terra deve ser plantado nos dias que vão desde as 24 horas depois da Lua Nova até o dia da Lua Cheia. O que dá fruto embaixo da terra deve ser plantado na quinzena que vai desde as 24 horas depois da Lua Cheia até o dia da Lua Nova.
Pessoas fracas e doentes sentem mais intensamente a influência da Lua. Insônia, cansaço, dores, erupções, inchaços são mais fortes depois da Lua Nova, ao passo que são mais fracos na quinzena do Minguante.
As plantas curativas devem ser colhidas quando as hastes estão cheias de seiva, perto da Lua Cheia e, de preferência, durante a madrugada. Você acredita? Bem, como dizem os espanhóis, ”Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay!” (em Português, “Eu não creio em bruxas, mas que elas existem, existem!                                                    
Outras influências
Independentemente das crenças populares, a grande maioria das pessoas desconhece a verdadeira influência que a Lua exerce sobre nós. Ela atua sobre o volume, o fluxo e refluxo dos líquidos e das águas existentes, tanto na superfície da Terra quanto nas camadas subterrâneas. Também influencia as marés dos oceanos, dos rios, a seiva dos vegetais, o fluxo de sangue e de líquidos no organismo. Em consequência de tudo isso, a vegetação, a agricultura, a pesca, o clima e até a saúde são, sem nenhuma dúvida, fortemente influenciados pela da Lua.       
               
A astrologia
Existem também fatos sobre a Lua ligados à astrologia. Por mudar sua forma de aparecer no céu, de acordo com suas fases, na simbologia, a Lua é um símbolo de inconstância e mutabilidade. Ela é a essência da nossa natureza emocional, determina as nossas necessidades básicas de nutrição e dessegurança  revela as nossas manifestações inconscientes, determina como guardamos as impressões das experiências vividas, como é o nosso humor e como são as nossas  reações.                                                  
Lua mulher
Venerada como divindade entre as antigas civilizações, a Lua é um símbolo feminino, associado à fecundidade, à  fragilidade, à ilusão e à pureza. Diz ainda como compreendemos o universo maternal e feminino. A Lua acompanha as fases das mulheres, tanto que o ciclo menstrual completa-se a cada 28 dias, tempo necessário para a Lua dar uma volta em torno da Terra. Existe também a íntima relação entre as fases da Lua e a gravidez: Lua Nova no momento da concepção; Crescente em relação ao desenvolvimento do feto; Cheia quanto ao nascimento da criança e Minguante, depois do parto – quando toda a vitalidade transfere-se para o leite materno. No mapa astral da mulher, a lua representa o tipo de mãe que ela será. No mapa do homem, a lua mostra como ele reage em relação à mulher, bem como qual o tipo de mulher que o atrai. A Lua é o pêndulo da Terra, exerce influência irrefutável, não só sobre nosso planeta, mas também na psiquê e no espírito humano. Dentro da magia, desde tempos remotos aprendeu-se a reconhecer e utilizar os poderes mágicos da Lua. É um dos elementos mais importantes na análise astrológica, pois governa os nossos instintos básicos, a nossa maneira intuitiva de ser, o nosso lado mais sensível e emocional. A Lua rege a nossa alma, os nossos sonhos, as nossas fantasias e outras manifestações do “eu” profundo e inconsciente.                                                                          
O calendário
Na pré-história, os homens levantavam templos de pedras, como o de Stonehenge, na Inglaterra (foto), para observar os fenômenos da Lua. No século XVII, o italiano Galileu Galilei fez grandes descobertas utilizando uma luneta. Em 1969, finalmente o homem pisou na Lua. Sem a Lua, seria difícil conhecer a própria Terra. Há milênios, os gregos olharam para o nosso satélite, mais precisamente a sombra circular que se projetava sobre a Lua cheia (eclipse) e compreenderam que a Terra era redonda. Depois, calcularam a dimensão da Lua e da Terra, assim como a distância entre elas. Foi observando a cadência da Lua que o homem começou a entender o tempo. Quando tudo começou, o dia e a noite já estavam criados. Mas ainda faltavam a semana e o mês e foi a Lua que deu as indicações, com suas quatro fases que se repetem ciclicamente. Já que cada fase lunar dura, aproximadamente, 7 dias, concebeu-se a semana (“septimana”, em Latim), reconhecida oficialmente somente no ano 325 depois de Cristo. O primeiro dia foi dedicado ao Sol e o segundo à Lua. Depois o homem percebeu que para a Lua completar um ciclo inteiro (uma lunação), devia-se esperar 29 dias. Assim apareceu o mês. Mas era preciso um espaço de tempo maior para medir viagens, construções e a vida do homem. O próximo passo foi a fixação do ano, com seus 12 meses. O nosso calendário com 365 dias, leva em conta o tempo que a Terra precisa para cumprir uma volta completa em torno do Sol. Mas, até hoje, os muçulmanos seguem o antigo calendário lunar, que começa sempre na Lua Nova, sem importar o fato de que o ano,                                                                         
As marés
Os movimentos dos líquidos na Terra sofrem influência direta da Lua. Conforme a posição e a fase desse astro, observam-se variações de áreas nos níveis das águas, dos mares e dos rios, provocados pela atração gravitacional que a Lua exerce sobre nosso planeta. Quando a Lua é nova ou cheia há um alinhamento com o Sol, o que acentua a atração gravitacional sobre a Terra, e então ocorrem as marés altas, que são conhecidas por marés de água viva. Por outro lado, quando a Lua é crescente ou minguante os astros formam ângulos retos, de maneira que as forças  gravitacionais quase se anulam. Nestas fases ocorrem as chamadas marés de água morta.                                                   
A pesca
A importância da Lua para a pesca existe tanto para a pesca em alto mar, quanto para a dos rios e lagos. Na Lua Nova existe uma falta de luminosidade lunar que faz com que os peixes fiquem no fundo das águas, período neutro. Na Lua Crescente a luminosidade ainda é pequena e são poucos os peixes que sobem a superfície, período regular. Na Lua Cheia a luminosidade é intensa, fazendo com que os peixes sejam atraídos para a superfície e provocando também um aumento do seu metabolismo e, portanto, do seu apetite, período excelente para a pesca. Na Lua Minguante, os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas,aproveitando o que resta da luz, período bom.
A agricultura
Muitos agricultores adaptam seu calendário de cultivo e poda às fases da Lua, baseando-se no aproveitamento correto da sua luminosidade que, embora menos intensa do que a do Sol, penetra mais fundo no solo e pode acelerar o processo de germinação das sementes. As culturas são também influenciadas pela atração que a Lua exerce sobre os líquidos, sabendo-se que as plantas são compostas de grande porcentagem de água. Encontra-se o dia mais propício para cada tipo de atividade agrícola, observando as fases da Lua e a passagem dela pelos Signos do Zodíaco, período  correspondente a 2 ou 3 dias para cada Signo.
• Lua Nova – favorável para o plantio de tubérculos, como a batata e a cenoura. Momento ideal para a poda de árvores, que secando depressa darão boa lenha.
• Lua Crescente – período propício para o plantio de mudas, que darão flores belas e viçosas. Momento em que se deve cortar a madeira destinada a construção.
• Lua Cheia – período que devemos semear árvores frutíferas. Momento da colheita das plantas medicinais, pois suas hastes estão cheias de seiva.
• Lua Minguante – Favorece a colheita de sereais como a ervilha, o feijão, etc. Bem como a poda de árvores e arbustos, pois a seiva existente na planta é menor.
• Lua transitando por Signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) – bom para o plantio de frutas, grãos e sementes.
• Lua transitando por Signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) – bom para o plantio de raízes e principalmente no signo de touro para semeadura.
• Lua transitando por Signos de Ar (Aquário, Gêmeos e Libra) – bom para podas.
• Lua transitando por Signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) – bom para o plantio de folhas e legumes que contém muita água, como chuchu, pepino e tomate.
NOTA: Não se deve mexer na terra em ocasiões de eclipse, tanto lunar quanto solar.                              
Corte de cabelo
A Lua tem influência também nos processos biológicos animal e vegetal. Os fluxos da água em nossos corpos e o da seiva nos vegetais são regidos pelas chamadas marés biológicas. Com base nesses fatos, nisto surgiram algumas regras e  noções básicas para o tratamento da saúde e da estética:
• Lua Nova – não é propício para o corte mas é um bom momento para tingir os cabelos e mudar o penteado.
• Lua Crescente – é o momento adequado para cortar os cabelos, para que cresçam rápido e portanto mais finos.
• Lua Cheia – da Lua Cheia à Minguante, os cabelos crescem mais lentamente e aumentam de volume. Bom para cabelos finos.
• Lua Minguante – da Lua Minguante à Nova é o período indicado para cortar os cabelos a fim de fortalecê-los. Bom para cabelos fracos e quebradiços.
Como se pode ver, é bastante ampla a influência que a Lua exerce sobre a vida humana. Independentemente de crenças particulares e religiosas, existem inúmeros fatos que dão à Lua significados histórico e antropológico inegáveis e acima de quaisquer minúsculos e insignificantes preconceitos e fanatismos.

A cada 7 dias ela muda de fase. A cada 2 dias e meio atravessa um signo inteiro e em poucas horas visita outros planetas, fazendo e desfazendo aspectos e ângulos com eles.
A Lua se move 1º a cada 2 horas.
Devido a este intenso movimento, atribui-se a ela o domínio sobre todas as atividades da natureza e do homem que sofrem grande variação, que têm ciclos rápidos e que se completam numa curta duração. 
São portanto próprios dos domínios da Lua a mutação e a flutuação.
Se ela não é o fator decisivo nas subidas e descidas das atividades humanas - ao longo do ano - é, sem dúvida, o determinante principal de pressão dentro de um mês, uma semana e, sobretudo, a grande vedete das variações ocorridas ao longo de um dia.

A Lua & a Fertilidade 
Tradicionalmente, a Lua representa o Princípio Feminino por excelência: a mulher/mãe na sua capacidade de fecundar, gestar, proteger e nutrir sua cria.
Por isso, se atribui a ela o domínio sobre todos os processos e forma de fertilidade e nutrição. Partos, gravidez, gestação, concepção - estão todos sob a regência da Lua. 
É conhecido o impacto sobre a incidência de partos na troca de Lua.
A Lua Cheia é a campeã na precipitação dos nascimentos. É muito difícil resistir à chegada da Lua Cheia quando as semanas de gestação já estão cumpridas ou próximas de se cumprirem.
Para quem tem ciclos de ovulação/menstruação irregulares recomenda-se um tratamento que siga a Lua de nascimento da pessoa para que a menstruação se regule assim naturalmente.

A Lua & a Nutrição
Ela também atua sobre o metabolismo, o apetite, a assimilação dos alimentos e dos líquidos no organismo e, portanto, sobre o processo de se ganhar, manter ou perder peso. 
Dependendo do signo em que a Lua se encontra, os aspectos formados e a sua fase, até o tipo de consumo e a preferência de alimentos são alterados.
Por exemplo: a Lua transitando no signo de Touro ou de Leão estimula o consumo de produtos de delicatessen. Luxo puro! Pães e massas também são preferidos quando a Lua se encontra em Touro. Já sabores picantes e condimentados ganham destaque quando a Lua está em Escorpião. As carnes são mais consumidas também quando a Lua se encontra neste signo e em Áries. Como podemos ver há toda uma estimulação sensorial e principalmente do paladar de acordo com a posição da Lua nos signos. 

A Lua & as Águas
Devido à força gravitacional que exerce sobre a Terra, a Lua atua sobre o volume, o fluxo e refluxo dos líquidos e das águas existentes sobre a Terra, nas camadas subterrâneas pressionando o interior da Terra, no interior dos vegetais e no corpo humano.
As marés dos oceanos, dos rios, a seiva dos vegetais e o fluxo de sangue e de líquido no organismo sofrem a influência da Lua, na medida em que ela se movimenta em relação ao Sol.
Com isto a vegetação, a agricultura, a pesca, o clima e até a saúde se tornam fortes áreas de influências da Lua. Há toda uma ligação entre umidade e as fases da Lua. Por exemplo: a secagem da madeira, a fase propicia para seu corte, a predisposição maior para sua conservação ou apodrecimento ou até a melhor absorção de tinta e verniz têm a ver com as fases da Lua.
A maior ou menor durabilidade das folhas, frutas e legumes também.
As mudanças do clima - principalmente as chuvas - podem ser indicadas pela Lua.
A presença de halo amarelado em torno do disco na fase de Lua Cheia é sinal certo de chuva. As próprias mudanças da fase da Lua são precipitadoras de mudanças de tempo

Lua & as Emoções
É a Lua que dá o tom emocional do dia.
Ela causa um grande impacto sobre o comportamento humano, sobre o humor das massas e sobre o estado de ânimo coletivo.
A sensibilidade, as reações e as flutuações emocionais das pessoas são em grande parte reflexos dos movimentos da Lua.
Certas posições da Lua no Céu predispõem as pessoas a se sentirem muito mais receptivas, extrovertidas e encorajadas, ao passo que outras, ao contrário, inclinam as pessoas a se mostrarem mais desanimadas, fechadas e até pessimistas.
O grau de carência emocional e maior necessidade de afeto também estão muito associados aos ciclos da Lua.
As pessoas ficam muito mais bem humoradas quando a Lua se encontra em Sagitário. Mais sensíveis com a Lua em Câncer. Mais radicais e desconfiadas com a Lua em Escorpião, e tagarelas com a Lua em Gêmeos.
A Lua Cheia costuma ser catártica para as emoções e a Lua Minguante será a mais propícia para digeri-las e elimina-las. Em silêncio.

A Lua & O Público
A Lua não regula só as marés dos oceanos. Rege também as marés humanas.
Os comportamentos de massa estão muito sujeitos às influências da Lua.
Ela atua sobre o humor e o estado de espírito das pessoas e interfere sensivelmente sobre o comportamento do público.
A maior ou menor freqüência de público a um evento é muito marcada pela posição da Lua no Céu.
Não há dias em que todo mudo sai às ruas, e os shopping, bares, restaurantes, teatros, cinemas e shows estão lotados? E não há dias em que todos parecem preguiçosos e resolvem se recolher? Onde foi parar todo mundo? Consulte a Lua do dia...
A Lua Minguante é desaconselhável para qualquer atividade que pretenda atrair um grande público. Para isto é melhor a Lua Crescente e mais que todas a Lua Cheia.
A Lua no signo de Áries é boa para atrair um público novo.
A Lua em Gêmeos, um público eclético. Em Capricórnio conservador, exigente e seletivo.
Em Libra, a audiência mais chique e requintada que existe.

A Lua & as Atividades
O comércio, os setores de entretenimento e lazer e todas as atividades que dependem diretamente de público são as mais sensíveis às influências da Lua e sofrem as naturais oscilações próprias do setor, devido aos rápidos movimentos da Lua geradores de inconstância e flutuação.

A Lua & os Negócios
Os negócios também recebem forte pressão dos movimentos da Lua.
A flutuação do mercado financeiro é um típico exemplo de atividade que responde muito às influências da Lua. Este mercado depende muito de uma resposta psicológica positiva e confiante das pessoas: outro típico campo de influencia da Lua: o psicológico.
O mercado imobiliário é também um forte setor de negócios bastante marcado pelas influências da Lua.
Para se fechar negócios, pedir aumento, procurar emprego, apresentar projetos, divulgar uma idéia ou um serviço, começar um trabalho, pedir empréstimo, cobrar dívidas, assinar contratos, comprar e vender deve se procurar uma Lua favorável.
Para se começar poupança ou investimentos a Lua certa é a Crescente. Para se cortar despesas e eliminar dívidas, a Lua Minguante.
Compra e venda de imóveis estão protegidas sob a boa influência de Lua e Saturno. Trocas em geral ou compra de equipamentos e automóvel andam bem sob a harmonia de Lua e Mercúrio.

A Lua & Ciclos de Crescimento
A Lua regula as subidas e descidas de qualquer ciclo.
Há definitivamente crescimento e queda de energia numa maré de pico ou de baixa associada à Lua.
Qualquer atividade, situação ou comportamento que tenha um começo determinado, se expanda e se desenvolva até alcançar os seus resultados plenos e, depois, se retraía em direção a uma diminuição, está diretamente sob a influência da Lua.
Por exemplo, engordar ou emagrecer é, em última instancia, a extensão dos efeitos da Lua em suas fases de aumentar - crescer - diminuir - minguar. Como uma visível barriga no céu. 
Tudo que quisermos que cresça e se revele ou ao contrário, diminua, se contraia, perca a força ou até desapareça, devemos fazer sob a correta influência da Lua.
No mesmo caso se incluem: tratamentos de saúde e beleza, dietas, gestação, jardinagem, agricultura, transações bancarias, relacionamentos e muitas outra atividades. Para prolongar o corte do cabelo ou o efeito das tinturas a boa Lua é a Minguante. Depilação entram nesta fase também.
Cortar cabelo para crescimento rápido é bom na Lua Crescente. Em compensação começar dieta de emagrecimento é perda de tempo nesta fase.

A Lua & os Relacionamentos
O mais próximo corpo celeste da Terra, a Lua mexe espetacularmente com as emoções e os desejos coletivos; reflete, portanto, nos romances e na vida afetiva.
Dependendo do signo em que a lua se encontra no céu, da sua fase ou dos aspectos formados com outros planetas, ocorre uma disposição maior das pessoas para os romances, os encontros e as aproximações.
Os sentimentos podem estar mais apaixonados ou mais esfriados. A comunicação emocional pode estar mais fácil ou, ao contrário, as manifestações afetivas mais contidas. Laços antigos podem, em alguns momentos, ser mais gratificantes do que novas aventuras.
Tudo isto depende da Lua!
Durante a Lua Cheia é quando nos sentimos mais ávidos de relacionamento e ansiamos por um par. Mas as maiores crises também ocorrem nesta fase.
É mais fácil terminar relacionamentos e se desligar dos nossos afetos na Lua Minguante.
A lua em Escorpião predispõe a ciúmes e a sentimentos de posse e controle.
Os bons aspectos entre Lua e Vênus que acontecem várias vezes ao mês são mais favoráveis para romances.

A Lua & a Saúde
A Lua tem atuação decisiva sobre todos os líquidos do nosso planeta, inclusive do nosso corpo. Por esta razão, é aconselhável observar o comportamento da Lua antes de nos submetermos às cirurgias. Devido ao controle que a Lua exerce sobre os líquidos do organismo, pode inibir ou predispor inchaços, hematomas, edemas, hemorragias e interferir na qualidade e na duração do pós-operatório.
Dependendo do signo em que a Lua se encontra ou dos aspectos formados por ela alguns órgãos ficam mais sensibilizados e certos tipos de tratamento se tornam mais eficazes. A Lua Cheia é menos indicada para cirurgias e a Minguante a mais favorável.
Quando a Lua se encontra nos signo de Touro, Escorpião, Aquário e Leão, temos mais chance de procedimentos estáveis e previsíveis durante a cirurgia

A Lua & o Sono
Como contra partida do Sol - o astro do dia - ela preside a noite e interfere diretamente sobre a quantidade e qualidade do sono e dos sonhos.
Sonos agitados, noites mal dormidas ou ao contrário horas reparadoras de descanso e sonhos sublimes dependem, em grande parte, da passagem da Lua pelos signos e dos aspectos formados a outros planetas.
Pessoas com mais predisposição à insônia sofrem mais na Lua Cheia.
Lua e Netuno sob má influência dão sono e Lua e Urano tiram o sono.

A Lua & a Casa
Como rege mudanças em geral, mudanças de casa ou de escritório não escapariam de sua influência.
É recomendável observar o comportamento da Lua para realizar qualquer tipo de operação que envolva um imóvel: compra, venda, obras, consertos, instalações e principalmente o dia da mudança.
Boas ligações entre Lua e Saturno são ideais para transações imobiliárias e reparos da casa. Lua e Plutão para jogar coisas inúteis fora.
A Lua em Virgem é ideal para faxina e arrumação.

A Lua & o Ambiente de Trabalho
A Lua interfere muito em nossa produtividade, disposição, concentração, estado de espírito e relacionamento com as pessoas. O ambiente de trabalho é portanto profundamente afetado por ela. Principalmente para as pessoas que trabalham diretamente em contato com o público. Até a natureza das atividades recebe influência deste manhoso satélite. A Lua em Gêmeos favorece as atividades ligadas ao comércio e à divulgação e publicidade. A Lua em Sagitário já privilegia as atividades culturais e os grandes eventos, inclusive esportivos. Uma ligação desarmônica entre Lua e Netuno gera desconcentração e baixa produtividade; já, entre Lua e Mercúrio, predispõe à superposição de tarefas e trabalhos interrompidos e inconclusivos. É definitivamente bastante produtivo verificarmos a posição diária da Lua para otimizarmos o nosso desempenho profissional.
A Lua Nova


Inaugura um novo ciclo. É a semente do ciclo lunar que começa. O mapa astrológico levantado para a Lua Nova é a chave das influências de todo mês lunar que se aproxima. Simboliza um novo impulso ou oportunidade para crescimento. No entanto, o ciclo que se inicia não começa de um só golpe. A princípio, sente-se um alívio ou libertação das pressões do mês anterior, mas aquilo que vai ser desenvolvido durante o mês que se adianta emerge gradualmente. Nessa fase, o que se tenta desenvolver ainda não é um fato real, mas apenas uma possibilidade que precisa ser definida e alimentada nas semanas que virão. Além disso, o início do ciclo é sempre cercado de fantasmas e de assuntos inacabados dos ciclos anteriores. O signo do zodíaco onde ocorre a Lua Nova representa qualidades deste novo impulso e, ao mesmo tempo, o antídoto e as soluções para se eliminar os restos deixados pelo ciclo anterior.


O Lua crescente

Indica um crescimento (começado na Lua Nova) que pode ser impedido ou bloqueado por obstáculos o assuntos não resolvidos no passado. Idealmente, esse seria um período para vencer os obstáculos não resolvidos. É, aliás, o que deve acontecer se quisermos que toda a energia a ser liberada durante a Lua Cheia seja aproveitada. O quarto crescente nos aponta um quadro de necessidade de mudança e remanejamento. Se as dificuldades do passado não ficarem esclarecidas aqui e resolvidas ou se o crescimento for letárgico, então a iluminação oferecida durante este ciclo não será completada. Qualquer padrão que foi estabelecido neste primeiro ciclo, de crescimento ou de dificuldade, continuará a ser desenvolvido durante o resto do ciclo lunar. Aqui, o que quer que esteja sendo desenvolvido em nós ou em nossas vidas sofrerá um teste e precisará ser definido claramente e delineado em uma direção. Isto significa fazer opções entre várias possibilidades e alguns padrões habituais antigos. Há emergência, independência, atividade e comprometimento. Não é hora de fugir.


A Lua Cheia

Culminam a semente e o potencial inaugurado na Lua Nova. Se tiver sido desenvolvida uma atitude positiva de crescimento e as etapas tiverem sido superadas durante o quatro crescente, então a Lua Cheia trará a realização e a satisfação. Caso contrário, pode trazer conflitos, problemas, aparecimento de uma situação de ansiedade e até afetar a saúde física. A Lua Cheia é um transbordamento. Neste período, deve se atingir o ápice daquilo que vinha sendo desenvolvendo nas fases iniciais para melhor ou para pior, para o sucesso ou o fracasso. Se o nosso trabalho anterior tiver sido bem sucedido, então a Lua Cheia iniciará um processo de usar, ampliar, partilhar e assimilar essas experiências. Se, por outro lado, nossos esforços não tenham sido proveitosos (durante a fase crescente) as coisas não irão acontecer do jeito que esperávamos, porque tinham apenas valor temporário. A Lua Cheia pode nos estimular a abandonar essas situações, relacionamento ou coisa que eram incapazes de preencher uma função positiva em nossas vidas e se soubermos deixá-las, estaremos abrindo espaço para um crescimento futuro no próximo ciclo que se aproxima.


Lua Minguante

Se a Lua Crescente nos desafia a crescer para fora e agir de modo a realizar nossas possibilidades, a Lua Minguante nos desafia a crescer para dentro e a mudar. Qualquer coisa que não se harmoniza com este crescimento interno e essa maior compreensão de nossas experiências, deve ser deixado de lado. O momento aqui é ultra favorável a "insights". Questionando posicionamentos antigos, poderemos nos abrir para novas idéias e ideais. A última fase deste ciclo, que antecede imediatamente à Lua Nova, marca um período de transição, o período "semente" entre o ciclo que se encerra e o próximo que se anuncia. Durante este tempo, os resultados do ciclo inteiro podem ser revistos, concentrados e resumidos em sua essência para formarem um fundamento de um ciclo futuro.

LUA NOVA

Quando a Lua é nova dizemos que ela está em conjunção com o Sol. A Lua está na fase Nova, é o início do ciclo, quando a lua está alinhada entre o Sol e a Terra.  Nessa ocasião os raios solares atingem a Lua “por trás” e, na Terra, nada vemos (exceto quanto acontece o eclipse solar). Nesse dia a Lua nasce e se põe junto ao Sol. É indicada para rituais de início de algo novo ou mudanças em sua vida.
As pessoas tendem a recolher-se, tanto física com psicologicamente. Não há tanta energia para despender. Apesar de ser uma fase de introspecção, a Lua Nova, representa o período mais fértil para se dar início à tudo o que for novo em nossa vida.Podem ser situações, projetos, idéias, tentativas, etc.É aconselhável  dar preferência à situaçõesque não tenham antecedentes.Ou seja, que estejam surgindo agora.Temos que tentar e arriscar.Ideal para experimentarmos formas diferentes de fazermos as coisas.
Uma dieta, um exercício, mudar de estilo,mudar de residência,  tentar um comportamento novo, ou um propósito.Podemos, dessa forma, reinaugurar tudo outra vez. Temos novamente outra chance.Qualquer coisa deve ser plantada aqui. Nem tudo florescerá, mas este é o período mais fértil para isso.Todas as possibilidades estão presentes.O que projetarmos nesta época, seja um pensamento, ou palavras, ou planos, terá mais chance de serem concretizados.
Trabalho e Finanças
  • Ótimo para trabalhos onde possamos ter maior autonomia e liberdade
  • Tome iniciativas e lide com qualquer negócio como se fosse seu
  • Nada começado aqui terá um resultado imediato, mas é o melhor momento para iniciar negócios mais complexos, que vão se desenvolvendo aos poucos e crescendo ao longo do tempo
  • Ótimo para iniciar poupanças e fazer aquisições
  • Se alguém está lhe devendo dinheiro, ou alguma outra coisa, esta fase é boa para você cobrar a dívida
  • Ideal para se fazer planos com o dinheiro
Saúde e Beleza
  • Desaconselhável para cirurgias;
  • Não se deve fazê-las cinco dias antes e cinco dias após a entrada da Lua Nova, devido à característica de ocultamento desta Lua;
  • Favorável para dietas para ganhar peso;
  • Se puder evite exames e check-up durante esta fase lunar. Falta clareza nos diagnósticos;
  • Corte de cabelo acelera o crescimento;
  • Mudar de visual;
  • Fazer algo nunca feito antes na sua aparência, por exemplo, uma cauterização no cabelo ou mudar a cor…fica ótimo!
  • Iniciar tratamento de beleza.
Relacionamentos
  • Tente coisas novas uma mudança de tática ou de atitude trará ótimos resultados;
  • Relações já existentes e que sejam estáveis, podem ganhar novo impulso e frescor;
  • Iniciar um relacionamento nesta fase, não indica durabilidade.Mas , servirá para afirmação do ego. Também, pode haver pouca clareza a respeito das possibilidades reais da relação.

LUA CRESCENTE

Cerca de sete dias e meio depois a Lua desloca-se 90° em relação ao Sol (direção Leste)entrando em quadratura (ângulo de 90 graus, vórtice em relação à Terra) ou primeiro quarto. É a fase quarto-crescente. A cada dia, a luminosidade lunar aumenta, e sua face torna-se mais visível. Ideal para rituais para dar continuidade e crescimento.
Esta fase Lunar representa uma desarmonia de qualidades.Temos que lutar para que nossos projetos e intenções venham a vingar.Começam a surgir obstáculos e é hora de serem enfrentados em prol de nossas realizações.Não é hora de desistir nem desaquecer.É um período de bastante movimento, em que as coisas se aceleram, mas ainda não ganharam forma.Ainda há tempo de fazermos mudanças necessárias ou de corrigir algumas abordagens.Porém, nem tudo vingará. O padrão que predominar na Lua Crescente é o que irá progredir durante todo ciclo lunar. É preciso, então, prestar bastante atenção à natureza deste padrão; se for positivo (crescimento do sucesso), se for negativo (crescimento dos obstáculos).
Trabalho e Finanças
  • Bom para começar trabalhos novos;
  • Se temos uma idéia ou um plano suficientemente elaborados, este é o momento de executá-los e testar a sua viabilidade;
  • Para ter maior sucesso nos empreendimentos, acelere o ritmo do trabalho;
  • Concentrar e focar esforços. Não quebrar o ritmo;
  • Aquisições e compra de imóveis são beneficiadas;
  • Ideal para se abrir poupança, iniciar investimentos, cobrar dívidas, pedir aumento e começar um novo trabalho.
  • Não corte a grama do seu jardim, ela crescerá mais rápido se o fizer.
Saúde e Beleza
  • Favorável a dietas para ganhar peso e tratamentos para se elevar taxas de deficiências no organismo;
  • Ideal para cirurgias pois há melhor cicatrização;
  • Fase da Lua particularmente benéfica para fertilidade e gestação;
  • Ideal para os tratamentos de beleza;
  • Indicado para corte de cabelo, onde se deseje um crescimento rápido;
  • Indicado para tratamentos de acupuntura;
  • Bom para eliminar a tintura ou permanente dos cabelos.
Relacionamentos
  • Favorável para os romances;
  • Relacionamentos iniciados aqui tem maiores chances de durar;
  • Bom para conquistas;
  • Favorável para atividades onde se deseje o comparecimento de grande público.

LUA CHEIA

Passados 15 dias da lua nova, dizemos que a Lua está em oposição ao Sol em relação à Terra ( a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados). Assim toda a parte da Lua iluminada pelo Sol dá para ser vista (ao não ser que aconteça eclipse lunar).Dois dias antes da Lua chegar a sua fase cheia, é possível ver a lua nascendo quando o Sol está por se pondo. Assim como até dois dias depois, é possível ver o Sol nascer com a Lua se pondo no Oeste. Vale a pena verificar. Fase indicada para rituais que confirmam o desejado, que aumente…
Esta Lua torna as pessoas mais sensíveis e inquietas. Mexe muito com o estado emocional geral e altera o humor. É também conhecida como a fase das realizações e transbordamentos, para melhor ou para pior.Se durante a Lua Crescente tivermos conseguido cumprir as etapas de crescimento e resolvido todo os entraves a tempo, teremos a sua culminância aqui. Do contrário, poderemos sentir frustração. Os nossos planejamentos atingiram o nível máximo de potencialidade. Nesta fase ficamos mais receptivos e mais ligados ao nosso inconsciente. As emoções e as sensações se aguçam, sob o efeito desta Lua e os relacionamentos podem ficar preocupantes, por conta de uma obsessão.É bem mais difícil manter o equilíbrio. Convém, dessa forma, procurar manter a calma. Especialmente indicado para pedidos ao Cosmos e prática de poder mágico. Cuidado com o que diz, pois nada ficará em segredo ou a salvo de muitos comentários. Bom para mudar de emprego ou de residência.
Trabalho e Finanças
  • Atividades de comércio em alta;
  • Nesta fase Lunar, não é aconselhável trabalhar só. Tudo ficará mais pleno se você se juntar aos outros;
  • Bom para dar inicio a construções civis e lançamentos imobiliários;
  • Ótimo para se concluir um negócio, poupança ou investimento;
  • Desaconselhável para se fazer empréstimos, prestações ou dívidas;
  • Bom momento para atrair público.
Saúde e Beleza
  • Não faça cirurgia sob a Lua Cheia. Há maior risco de hemorragia;
  • Não inicie regimes para emagrecer. Nesta fase, eles não trarão o resultado esperado;
  • Não fazer depilação e nem pintar cabelos;
  • Corte o cabelo se quiser que ele encha;
  • Bom para parar de fumar;
  • Esta Lua beneficia hidratação e nutrição da pele.
Relacionamentos
  • Se você está só, é um bom momento para procurar alguém;
  • Se você está tentando se aproximar de alguém, esta é a hora de você se revelar;
  • As diferenças entre parceiros, se evidenciam muito nesta fase Lunar, Se você estiver iniciando um relacionamento agora, fique atento para isto;
  • Numa relação estável, os sentimentos são demonstrados com facilidade, mas conflitos podem emergir;
  • Grande presença de público nas apresentações, shows, exposições, espetáculos, lançamentos, etc;
  • Qualquer atividade que dependa de público está privilegiada. Bares, restaurantes, tudo ficará repleto de gente;
  • Se você tem alguma dificuldade com determinadas pessoas, este não é um bom período para se ter confrontos.

LUA MINGUANTE

Uma nova quadratura surge quando a diferença angular é de 270°. Nesse dia, para o hemisfério Sul o aspecto da Lua é de um semicírculo voltado para o Oeste ( a letra C ao contrário, ou invertida). A Lua nasce então à meia-noite e se põe ao meio-dia. A cada dia, a Lua fica menos visível. Um novo ciclo se inicia, quando a Lua volta a ser invisível e se alinha entre o Sol e a Terra. Indicada para rituais a fim de livrar-se do indesejável.
Esta Lua é ótima para se largar situações insatisfatórias, porque estamos menos atingidos por elas. Tudo perde um pouco a intensidade e a importância.Aproveite esta fase e faça uma introspecção e auto-análise.Não insista em assuntos ou projetos que não vingaram até agora.Aguarde por nova chance na Lua Nova. Ótimo para fazer limpeza doméstica, livrar-se daquilo que não precisa mais. Não dê inicio a nada. Recolha energias e as utilize para terminar coisas e finalizar pendências.
Trabalho e Finanças
  • Revisar textos, cálculos e planejamentos;
  • Não iniciar projetos nem tarefas;
  • Não marque entrevistas;
  • Não inicie um novo emprego ou uma nova atividade;
  • Bom para trabalhos de pesquisa, arquivo ou revisão de papéis;
  • Não inaugure nada;
  • Bom para pegar empréstimos e fazer dívida;
  • Fazer um balanço das despesas e controlar gastos;
  • Favorece a negociação de juros sobre débitos e empréstimos.
  • Ideal para cortar a grama do seu jardim, manterá feita por mais tempo.
Saúde e Beleza
  • Ideal para cortar hábitos ruins e vícios. Bom para iniciar Dietas de emagrecimento e de desintoxicação;
  • Esta é a melhor fase para cirurgia o problema míngua, mas atençaõ, pois na minguante, diminui a força circulatória e de movimento de todos os líquidos do corpo, sangue, plasma, colágeno, linfa, líquido sinovial, etc. Se houver um edema, hematoma ou seroma estes podem demorar mais para sumir;
  • Também são favorecidos os tratamentos dentários;
  • Beneficia tratamentos de rejuvenescimento, cirurgias plásticas, principalmente na Lua Balsâmica (último estágio da Lua Minguante);
  • Se você quer diminuir o volume do cabelo, corte-o aqui;
  • Aconselhável para tingir o cabelo;
  • Bom período para depilação, o crescimento dos pêlos é retardado pela Lua Minguante;
  • Ótimo para limpeza de pele;
  • Corte anti-queda de cabelos para que se fortaleçam;
  • Tratamentos de acupuntura não devem ser feitos agora.
Relacionamentos
  • Se for o caso de você querer se livrar de uma relação desgastada (de qualquer natureza), aproveite este período;
  • Não inicie uma nova relação;
  • Não insista em relação à alguém que esteja lhe evitando.

Vamos iniciar pela lua nova: ela representa a força psíquica feminina, a força do pensamento. É nesta lua que devemos mentalizar e focar o pensamento nos nossos sonhos, para que eles aconteçam da melhor maneira possível. Não há limites para a criatividade e para os desejos. A força do pensamento é muito forte. É o momento de recolhimento máximo e introspecção.

É o momento da busca de nós mesmas. É aqui que nos renovamos a cada ciclo. Ela representa também o inverno e a noite. É hora de plantar seus sonhos.
É também nesta lua que devemos menstruar, pois a menstruação representa o poder mais profundo da mulher, o poder de gerar a vida. Acredita-se que, nos povos ancestrais, todas as mulheres menstruavam na lua nova.

Lua crescente: o que foi plantado na lua nova, cada pensamento emitido pelo ser, deve ser nutrido na lua crescente. Esta lua traz a energia do crescimento. É hora de fazer as coisas acontecerem. É o momento de cuidar de si, de cortar o cabelo, da sua beleza, pintar as unhas e tudo a que uma mulher tem direito! É o momento de agir.

Lua cheia: este é o momento da expansão, e quando nossos hormônios mais trabalham, se a menstruação vier no período "certo" (Lua nova). É onde estamos mais férteis. Para quem está tentando engravidar, este é o melhor momento, assim como para os partos. Por isso, os hospitais lotam de grávidas tendo bebês nesta lua. A lua cheia representa o equilíbrio entre o masculino e o feminino interno. É o momento de apresentar projetos, fazer palestras, etc. É o momento de colher os frutos plantados na lua nova e nutridos na lua crescente.

Lua minguante: após o êxtase da lua cheia, a energia começa a ficar menos intensa. É o momento de analisar, de refletir sobre o que foi vivido até aqui, considerando as conquistas da lua cheia, e separando o que foi ruim do que foi bom, o que deve ser mudado e o que deve ser mantido no próximo ciclo. Aqui é o momento mais propício para o desapego às coisas que não estão sendo boas para nós, que não estão nos fazendo feliz. Tempo de nutrir as raízes.

Nenhum comentário: