domingo, 14 de abril de 2013

Tipos de atenção




A atenção é geralmente definida como nossa habilidade de seletivamente focar em uma coisa, ideia ou tarefa enquanto filtramos as outras distrações. Outra forma de descrever a atenção é concentração seletiva. Atenção é a função do nosso cérebro que aloca corretamente nossos recursos de processamento. Existem várias maneiras de descrever os diferentes tipos de atenção e vamos falar de cinco deles:
Atenção concentrada: A atenção concentrada é comumente descrita como atentividade. É a nossa habilidade de se concentrar em uma coisa enquanto excluímos outras coisas à nossa volta. Exemplos reais disso são quando estamos estudando ou dirigindo.
Atenção sustentada: Nossa habilidade de manter uma resposta estável durante uma atividade incessante e repetitiva é descrita como atenção sustentada. Também é definida como a habilidade de concentrar em uma tarefa por um período de tempo contínuo sem ser distraído, como por exemplo, se manter atento durante uma longa reunião.
Atenção seletiva: Quando você consegue “selecionar” em que você presta atenção, você está usando sua atenção seletiva. Ela se refere ao ato consciente de concentrar a atenção, em outras palavras, sua habilidade de evitar distrações de estímulos tanto externos (por ex., barulhos) quanto internos (por ex., pensamentos). Um bom exemplo de atenção seletiva é conseguir se concentrar na voz do seu amigo numa sala lotada e barulhenta.
Atenção alternada: quando você muda o foco da sua atenção ou alterna entre diferentes tarefas que tenham diferentes níveis de exigência de compreensão, você está praticando atenção alternada. Um exemplo de atenção alternada é ler uma receita (aprender) e depois a executar (fazer).
Atenção dividida: Muitos já estão familiarizados com o termo atenção dividida, também conhecida como multitarefa (multitasking), que é nossa habilidade de responder simultaneamente a múltiplas tarefas. Quando nós somos capazes de processar duas ou mais respostas ou reagir a duas ou mais demandas diferentes simultaneamente, nós utilizamos nossa atenção dividida. Existe uma abundância de exemplos cotidianos para ilustrar a atenção dividida: verificar e -mail enquanto participa de uma reunião, conversando com convidados enquanto cozinha, e assim por diante.
Como qualquer uma das nossas habilidades cognitivas, nossa atenção melhora com a prática. Desenvolver nossa atenção nos ajuda a processar mais informações eficientemente. Se a memória controla o balde onde nossos pensamentos são armazenados, então a atenção é a mangueira que enche o balde.

Nenhum comentário: