quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

TIQUES E SEUS SIGNIFICADOS

Vamos analisar os tiques mais comuns:
Seja falando ou escutando, parados ou andando, fazemos muitos gestos com os braços, o corpo, a cabeça e principalmente com as mãos. A maioria desses gestos pouco revela da nossa personalidade, mas muito da educação, idade, profissão, nível social.
Porem não são estes gestos que interessam a Fisiognomonia, mas aqueles involuntários, os cacoetes ou tiques.
Eles, sim, são reveladores. Por meio deles podemos descobrir características inconscientes de uma personalidade. Vejamos os mais comuns e o que significam.  
Cocar a cabeça com a ponta dos dedos: Com este gesto o individuo exprime, inconscientemente, sua dificuldade de se comunicação de resolver questões pessoais.  A repetição continua deste gesto denota a necessidade de esconder os verdadeiros sentimentos.

Esfregar o nariz com a palma da mão: Revela insegurança e nervosismo. Também é um gesto típico e involuntário de quem quer mudar de assunto ou dispensar o interlocutor.

Apertar a ponta de nariz com o polegar e o indicador: Denota um caráter tímido, inquieto e sonhador.

Puxar a ponta do bigode: Torna patente um estado de insatisfação e busca do "eu" interior. Em alguns homens também estimula a imaginação.

Tamborilar com os dedos: É sinal de um caráter impressionável e ansioso. Também é um modo de descarregar as tensões.


Cocar ou acariciar a orelha: É um gesto típico de insatisfação pessoal e carência afetiva.


Pressionar as têmporas ou a fronte com os dedos polegar, indicador e médio: Exprime compenetração. É um gesto característico de pessoas sensíveis e intelectualizadas.


Mãos elevadas com as palmas próximas do peito: Revela narcisismo. Define o individuo preocupado unicamente consigo mesmo e em defender seus direitos.


Ponta do polegar tocando a ponta do indicador, formando um circulo: Este é um gesto típico do individuo otimista, positivo, de fácil convivência. Revela bom humor, simpatia, capacidade de comando e grande poder de persuasão.


Tocar as mãos do interlocutor com a ponta dos dedos: Manifesta um caráter doce, terno, romântico.


Gestos ininterruptos enfatizando cada palavra: Demonstram vivacidade, autocontrole, emotividade. Sinal também de que o individuo possui um caráter comunicativo e exuberante, fortemente inclinado a se exibir e atrair atenção sobre si.


Gestos largos e agitados: Revela ansiedade, confusão interior, tendência a histeria.


Gestos sóbrios e controlados: Define o individuo calmo, seguro de si, respeitoso e dado a reflexão.


Gestos confusos e desastrados: São sinal de pouco amadurecimento psicológico, timidez, insatisfação.


Ausência de gestos: As pessoas que ficam praticamente invisíveis demonstram insensibilidade, apatia e pouca disponibilidade. Pode evidenciar também um estado patológico do individuo.


Se ao movimentar as mãos o polegar se mantém erguido: Equivale a evidenciar a própria personalidade e virtudes. O gesto também indica satisfação interior e prazer.


Erguer freqüentemente o indicador: Apontar o indicador demonstra desejo de se comunicar e necessidade do individuo de dar o melhor de si e receber igualmente do outro.


Empinar o dedo mínimo: A tendência de estica-lo exprime uma personalidade eclética, inteiramente voltada para as novidades e transformações do mundo.

Nenhum comentário: