quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

OS DOIS TIPOS DE CATALEPSIA




catalepsia patológica é um distúrbio que a medicina ainda não consegue explicar.  Em um surto de catalepsia patológica, a pessoa não consegue se movimentar, embora haja a continuidade do funcionamento dos sentidos e das funções vitais de forma quase imperceptíveis,  a pessoa fica parecendo uma estátua de cera. Se o doente estiver sentado e alguém  posicionar o braço deste para cima,  este  braço continuará levantado enquanto durar o surto. O ataque cataléptico pode durar de minutos à alguns dias, e o que mais aflige quem sofre deste distúrbio é ouvir e ver tudo ao seu redor sem poder reagir fisicamente.
No passado existiram boatos de pessoas que foram enterradas vivas quando estavam passando pela catalepsia.  As causas  ainda são inexplicáveis e vária hipóteses foram feitas, podendo ser de origem tanto externa como um traumatismo craniano, quanto congênita (má formação em alguma região cerebral, esquizofrenia ou histeria ligados a choques emocionais). A catalepsia é um tipo de epilepsia onde ao invés do doente ter convulsões, ele simplesmente  fica imóvel, pode ocorrer em determinadas doenças nervosas, nas debilidades mentais, intoxicação e alcoolismo. Sabe-se porém, que acomete pessoas com distúrbio do sono e para a tranquilidade parcial dos indivíduos, os médicos afirmam que é impossível hoje em dia enterrar alguém vivo, pois existe, segundo eles, um exame chamado cineangiocardiograma que detecta se houve realmente óbito. Porém nem todos os que possuem esse distúrbio sabem que o tem, então seria preciso fazer esse exame no mínimo naqueles pacientes que apresentavam distúrbios no sono.
catalepsia projetiva é caracterizada pela paralisia e ocorre quando acordamos e não conseguimos nos mexer. Muitas pessoas se quer sabem que existe este tipo de “manifestação” até  chegar o dia em que acordam paralisadas, incapazes de mexer qualquer membro, com uma sensação desesperadora de estar sendo amarrado por cordas por todo corpo, quando tenta pedir ajuda não consegue esboçar nenhum som por mais que se esforcem. Isso ocorre porque a pessoa retorna à consciência antes que o cérebro saia do repouso, neste estado a pessoa pode ter a impressão de ver vultos, fantasmas, etc., porém não é uma manifestação grave, pois devido ao pânico, os batimentos cardíacos aceleram, a adrenalina se espalha pela circulação e estimula o corpo que recupera os movimentos, geralmente com espasmos musculares. Algumas pessoas acreditam que esse tipo de catalepsia, envolve um processo onde,  decorrente da mudança do padrão vibratório do corpo espiritual em relação ao corpo físico, e recomendam para que a pessoa fique imóvel e terá a sensação de flutuação sobre o corpo, que seria o desprendimento espiritual consciente podendo comprovar que essa experiência é na verdade uma saída do corpo, ou viagem astral.

Nenhum comentário: