terça-feira, 15 de janeiro de 2013

EMDR

Sigla em inglês que significa Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares). Trata-se de uma técnica de psicoterapia relativamente nova projetada pelos psicólogos para reduzir traumas, ansiedade, sintomas despressivos ou para melhorar o funcionamento global de saúde mental. O EMDR tem mostrado extremamente eficiente no tratamento de inúmeros problemas psicológicos e emocionais, especialmente relacionados a eventos traumáticos. Promove a ativação de mecanismos de cura do cérebro através da estimulação sensorial bilateral (ocular, auditiva e/ou tátil).
Este tratamento só poderá ser aplicado por um psicoterapeuta certificado em EMDR.

Como funciona o EMDR?

EMDR é um trabalho complexo que exige o conhecimento da história clínica do paciente, desenvolvimento de uma relação empática terapeuta/cliente e a preparação do paciente para o EMDR em si. Os movimentos são realizados em conjunto com a psicoterapia, para ajudar o cliente a integrar os traumas processados. O processamento acelerado de informações propiciado pelo EMDR é feito de forma particular, ou seja, cada um irá processar suas associações, baseada em sua experiência pessoal e seus valores. Os estímulos bilaterais são repetidos até que a lembrança deixe de ser perturbadora e possa ser associada a pensamentos e crenças pessoais mais positivas.

Passos da terapia com EMDR

Primeiro o psicólogo analisa a história do cliente e avalia a prontidão do cliente para EMDR.   Durante a fase de preparação, o psicólogo trabalha com o cliente para identificar uma memória positiva associada a sentimentos de segurança ou de calma que poderá ser usada caso surja sofrimento psicológico associado a memória traumática.   A memória do alvo traumático para a sessão de tratamento é acessada através da atenção fornecida para a imagem, a crença negativa, e as sensações do corpo.
Exercícios são realizados onde o paciente atende a uma tarefa motora enquanto se concentra na memória traumática alvo em primeiro lugar e depois em todos os pensamentos negativos relacionados, associações e sensações corporais.
A tarefa motora mais comum usado em EMDR são os movimentos dos olhos que seguem o dedo do terapeuta, no entanto pode ser alternado por toques na mão ou tons auditivos através de fones de ouvido.
Os exercícios são repetidos até que o cliente não relate mais nenhuma angústia emocional.   O terapeuta de EMDR, em seguida, pede ao cliente que pense em uma crença positiva em relação ao incidente e se concentrar nessa crença positiva, continuando com os exercícios.
Os exercícios terminam quando os relatos do paciente em relação aos acontecimentos passados e traumáticos forem de confiança, confortáveis ​​ e demonstrem um sentimento positivo.
O terapeuta e paciente analisam o progresso discutem cenários ou contextos onde poderia ainda desencadear sofrimento psíquico e trabalham na prevenção de novos episódios negativos.   Esses gatilhos e imagens positivas para a ação futura apropriada também são orientadas e processadas.   Além disso, o psicólogo pede ao paciente para manter um diário, anotando qualquer material relacionado com a memória traumática, e se concentrar na segurança previamente identificados positiva ou memória calma sempre que o sofrimento psicológico associado com a memória traumática for acionado.
Há um mecanismo subjacente que possibilita o funcionamento deste processo para reduzir o trauma relacionados com stress, ansiedade e depressão.   Pesquisadores teorizaram que o efeito positivo é devido a adaptação do processamento de informação.

Modelo teórico do EMDR

Através do processamento de informação adaptável, a atenção dual-exercícios irá trabalhar   a memória traumática armazenada do paciente e irá permitir a eliminação de crenças negativas, emoções e sintomas somáticos associados à memória, facilitando a   conexão com nova informação mais adaptável armazenados nas redes de memória.Uma vez que lembre do trauma não provocará crenças negativas, emoções ou sintomas somáticos e, simultaneamente, a memória se desloca para um conjunto mais adaptativa de crenças, emoções e respostas somáticas, armazenando novamente mas agora substituindo a memória original do trauma.

Numero de sessões de EMDR

EMDR é normalmente feita em 60 sessões de 90 minutos, apesar de sessões mais curtas ter sido usadas com sucesso.   O número de sessões varia de acordo com a complexidade do trauma a ser tratado.   Para um evento traumático isolado, único   1-3 sessões podem ser suficientes para o tratamento.   No entanto, quando o trauma envolve repetidos acontecimentos traumáticos, tais como trauma de combate e abuso físico, sexual ou emocional, mais sessões podem ser necessários para o tratamento abrangente.

Aplicação

Tratamento de saúde mental
Resultados
1: TEPT sintomas
2: Sintomas de ansiedade
3: sintomas Depressão
4: funcionamento global de saúde mental
Categorias resultado
Saúde mental
Sexos
Masculino
Feminino
NIH Financiamento / CER Estudos
Financiado pelo National Institutes of Health
Avaliado em estudos de pesquisa comparativa de eficácia
Adaptações
EMDR materiais e conteúdos de formação têm sido traduzidas para o polonês chinês, dinamarquês, holandês, francês, alemão, indonésio, italiano, japonês, norueguês, Português, Espanhol, Sueco, Tailandês, e turco.
Efeitos adversos
Nenhum efeito adverso, preocupações ou conseqüências não intencionais foram identificados pelo requerente.

Nenhum comentário: