segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

É preciso saber viver


1-Desenvolva relacionamentos

Analise a existência de equilíbrio de todos os tipos de relacionamentos em sua vida. Todas as pessoas precisam ter: amigos, conhecidos, amigos super-íntimos e confiáveis para confidências, pessoas que são apenas conhecidas, mas você as cumprimenta com alegres “como vai?”, familiares com quem você sempre poderá contar nos momentos difíceis, amantes (que pode incluir namorado, marido, ficante, etc), e colegas de trabalho e mentores – os quais você se espelhará e tirará o melhor aprendizado.

2-Aparência adequada

Perceba que há diferença entre boa aparência e aparência adequada. Para estarmos confortavelmente inseridos socialmente devemos perceber quando é hora de usar bermuda e quando é hora de usar roupa social. Também faz parte da adequação você conseguir olhar no espelho e gostar do que vê. É importante que você tenha uma análise critica sobre você mesmo -  o “tanto faz” é muito pernicioso. Também não podemos esquecer que o mundo é um tanto preconceituoso e fazem uma primeira avaliação (às vezes resistente a mudanças) considerando sua aparência – tire proveito deste preconceito e dê a informação que você gostaria que as pessoas tivessem a seu respeito simplesmente usando sua aparência como fonte.

3-Seja afirmativo

Você se comporta de forma diferente a diferentes pessoas e nem percebe que isso acontece. Você é mais submisso diante de uns e mais espontâneo diante de outros.  Já parou para pensar no porque disso? É porque as pessoas “ditam” como os outros devem reagir a elas – e também não percebem que fazem isso. Seja bem inteligente e determine como você quer que cada um se comporta contigo. A melhor forma de fazer isso é sendo afirmativo: coloque-se de forma segura e não tenha medo de dizer o que pensa, mas nunca se esqueça de ser elegante. Não faça rodeios, a menos que você queira que as pessoas desconsiderem suas necessidades você não pode dar chance para que cada um interprete erroneamente sua prioridades.

4-Seja independente

Pense em todas as formas de independência e lute por cada uma delas. Seja independente emocional e financeiramente. Faça de tudo para que suas decisões não sejam baseadas no quanto as pessoas o aprovariam ou no quanto você ficaria desamparado caso vá por um caminho contrário aos desejos dos outros. Isso inclui as pessoas que não separam um relacionamento frustrante porque precisa de ser mantida financeiramente pelo outro. Também inclui as pessoas que compram, comem e usam coisas que não gostam mas sentem que precisam agrada as outras pessoas mais do que a si mesmas.

5-Seja autônomo

Tenha iniciativa. Tenha em mente quais são os seus valores e o que é importante para você. Não se deixe levar por modas. Faça qualquer coisa só e simplesmente porque todo mundo faz. Avalie sempre o que é importante para você e lute para colocar em pratica. Pense por sua própria cabeça.

6-Cultive um amor

Todos merecem ter, ao menos uma vez na vida, um amor romântico, um amor físico e um amor platônico. Ok, sabemos que ter tudo o tempo todo pode não ser possível, mas as lembranças também alimentam nossa alma e não fique triste se o amor romântico já se foi. Desfrute suas lembranças, mas faça de tudo para não perder oportunidades de manter ou iniciar um amor. Avalie o que você pode fazer, como pode conhecer pessoas novas, seja ativo.

7-Tenha o seu conceito sobre divindades

Não precisa ter uma religião, não precisa praticar nada, mas saiba o que a palavra Deus (ou deuses) signifique para você. Mesmo que você chegue a conclusão que não significa nada tenha um conceito – que até pode ser alterado conforme novas informações chegarem até você. Se dê o direito de explorar este conceito frequentando lugares, ouvindo pessoas, lendo. Tenha a mente aberta e nunca critique pessoas que pensam diferente de você. Só doutrine quem estiver a fim de ser doutrinado e nunca considere que você é o único que tem a verdade. Não escolha e nem rejeite pessoas por suas crenças.

8-Tenha planos para o futuro

Se não souber aonde quer ir andará em círculos. Isso vale para um passeio de domingo como vale para sua vida, carreira e relacionamentos. Tente decorar um cômodo sem antes planejar como gostaria que fosse o resultado final e você terá uma bagunça com elementos lindos que não combinam nada com nada. Assim é com a vida, sem pensar o que gostaria de obter você investirá tempo e dinheiro em coisas e pessoas que no final você conclui que nunca valeram a pena.

9-Cultive atividades prazerosas

Tenha lazer. Saiba que ficar deitado a tarde toda não é lazer, é preguiça. Descubra o que  te encanta e vá praticar. Se sinta muito eficiente em alguma coisa. Se puder transformar esta eficiência em renda, ou seja em trabalho, melhor, se não conseguir ok também, pratique mesmo assim. Mude de atividades e experimente coisas novas. Não fique chateado de mudar de atividade, o importante que sempre haja algo legal para fazer.

10-Cuide de seus pensamentos

Gostamos de pensar que tudo o que passa em nossas mentes é verdadeiro, mas não é. Gostamos de pensar que não somos preconceituosos, mas somos. Você se deixa levar pela primeira impressão que  as pessoas transmitem, crê que qualquer impressão seja intuição. Ceia, não somos tão intuitivos quanto gostaríamos, somos é preguiçosos e não nos damos ao trabalho de analisar nossas conclusões apressadas. Tire um momento agora e dê o direito de duvida para todas as pessoas. Considere que aquele “egoísta” possa ser alguém que passou por muitas dificuldades e não sabe se expressar direito. Considere que o “malvado” possa estar correto em suas colocações. Mesmo que depois de uma destas analises você perceba que sua conclusão inicial estava correta valeu a pena este exercício mental – você abriu sua mente para possibilidades muito mais ricas.

Nenhum comentário: