terça-feira, 29 de janeiro de 2013

BRUXISMO


O bruxismo é um hábito para funcional caracterizado pelo apertar ou ranger os dentes, em que as forças sobre a musculatura mastigatória são excessivas, produzindo dores de cabeça, problemas gengivais, desgaste dos dentes (sensibilidade), mobilidade dental e, principalmente, problemas de disfunção na articulação temporomandibular, o que pode provocar estalos e travamentos, assim como restringir a abertura da boca.
Esse problema pode ocorrer em todas faixas etárias e pode ser um hábito diurno ou noturno. Dentre os fatores que podem desencadear ou acentuar o bruxismo, pode-se citar o estresse físico e emocional, a disfunção e a sobrecarga dos músculos mastigatórios, a disfunção da ATM, as interferências oclusais, as perdas dentárias e até algumas patologias das vias aéreas superiores. Porém, o principal e mais comum fator é o estresse, que nos leva a descarregar as tensões emocionais sobre os dentes.
Quando estamos sofrendo de estresse, ansiedade, depressão ou medo, geralmente apertamos ou rangemos mais os dentes. Isso acontece, também, quando dormimos e sonhamos com os acontecimentos negativos que vivenciamos no dia-a-dia.
Em outros casos, o que induz o desenvolvimento do bruxismo é o desequilíbrio da arcada dentária, que pode decorrer de má-oclusão ou perda de elemento dental, fazendo com que o organismo tente desgastar os dentes para reaver a posição de equilíbrio e conforto dentário. A associação desses problemas gera desconforto e dor.

Como saber se tenho bruxismo?

Se você acorda com os músculos da face doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo.
Para muitos, o bruxismo é um hábito inconsciente. Algumas pessoas podem nem mesmo perceber que estão rangendo ou apertando os dentes, e somente descobrem que têm esse hábito quando alguém comenta que elas rangem os dentes durante o sono.
Em outros casos, as pessoas descobrem que têm bruxismo quando o dentista, no exame clínico, observa que seus dentes estão desgastados ou com o esmalte trincado.
Também pode ser considerado um sinal desse hábito a dor na face, na cabeça e no pescoço e, então, o dentista poderá fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor é mesmo causada por bruxismo.


Como saber se tenho bruxismo?

O tratamento do bruxismo é multidisciplinar, contando com a intervenção de dentista, psicólogo e fisioterapeuta, o que permite a obtenção de bons resultados. Será feito, então, um questionário detalhado e um cuidadoso exame intra-bucal e, após, será elaborado um plano de tratamento que poderá incluir:
  • O uso de uma placa interoclusal. São placas de acrílico, usadas para dormir, que protegem os dentes do desgaste promovido pelo atrito, reduzem as atividades noturna dos músculos (miorelaxantes) e protegem as estruturas articulares;
  • Reabilitação oral e ajuste oclusal. É a tentativa de remover interferências de próteses ou restaurações presentes na boca, restabelecendo a oclusão para que o contato dos dentes superiores e inferiores seja o mais confortável possível. Pode ser necessária, também, a confecção ou substituição de próteses e restaurações;
  • Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana é uma das causas principais do bruxismo, e por isso é importante controlá-la e reduzi-la por meio da prática de esportes, ioga e exercícios de relaxamento. Já os distúrbios psiquiátricos, como depressão e ansiedade, devem ser aliviados e medicados, se necessário. A psicoterapia identifica e trata as dificuldades emocionais associadas ao bruxismo;
  • Fisioterapia. Sessões de fisioterapia voltadas apenas para esse tipo de problema promovem um maior relaxamento muscular, aliviando bastante as dores e o desconforto.
Concluindo, o estresse, a raiva, o rancor, a mágoa e as frustrações que acumulamos no dia-a-dia podem gerar muitas doenças em nosso corpo, algumas bem sérias. Por isso, aprender a controlar as nossas angústias e relevar os acontecimentos negativos que ocorrem em nossas vidas pode ser o melhor remédio para conquistar uma vida feliz e saudável.

Nenhum comentário: