terça-feira, 15 de janeiro de 2013

As unhas e seus segredos


As unhas de suas mãos são muito úteis, mas o uso ou o uso impróprio podem causar problemas que variam de infecções fúngicas sérias a unhas quebradiças.Neste artigo, vamos falar sobre os problemas relacionados à saúde das unhas das mãos, além de dar algumas dicas sobre o que pode ser feito em casa para o cuidado e manutenção das unhas.

As unhas das mãos crescem mais no verão e durante a gravidez
 
Suas unhas são feitas de queratina, o mesmo tipo de proteína que há em seu cabelo. Cada unha consiste de várias partes e cada uma delas tem um papel importante na saúde e crescimento da unha.
  • Lâmina ungueal - é essa camada que enxergamos como a unha.
  • Leito ungueal - é essa camada que fica sob a lâmina e as duas são conectadas. Os vasos capilares no leito nutrem a unha e lhe dão sua cor rosada.
  • Matriz - apesar de você não ver a maior parte dela é a mais importante. Fica sob a cutícula, na base da unha. São as células da matriz que produzem a unha. Se a matriz for danificada, a unha será distorcida ou pode até parar de crescer por completo.
  • Lúnula - essa é a parte da matriz que você consegue ver. É a porção com formato de meia lua na base da sua unha.
  • Cutícula - essa dobra de pele feita de células mortas mantém substâncias estranhas, tais como bactérias causadoras de infecção.
  • Dobra da unha - é a elevação da pele ao redor da unha.
Apesar dos vários problemas relacionados a unha, uma das reclamações mais comuns ouvidas por dermatologistas é que elas estão quebradiças. As unhas dos dedos das mãos tornam-se quebradiças porque estão secas demais, o que faz com que fiquem rígidas e se quebrem com facilidade, ou porque estão úmidas demais, o que as deixam macias com tendência a se partir. Por essa razão, os médicos tratam unhas quebradiças da mesma maneira que tratam problemas de pele. Por exemplo já que as unhas podem se tornar muito secas e se dividir na ponta se forem expostas ao calor seco, detergentes ou removedores de esmalte em excesso, um conselho é óbvio: evite químicas fortes e outras coisas que podem deixá-la seca. E lembre-se de usar hidratantes, mas não exagere, unhas ficam moles e quebradiças quando expostas a loções e hidratantes em excesso. As unhas podem estar extremamente moles logo após terem passado muito tempo debaixo de água ou podem ficar secas de tanto molhá-las e secá-las.
Fatos sobre as unhas
Suas unhas crescem cerca de 3 mm por mês.

As unhas das mãos crescem com mais rapidez que as unhas dos pés.

As unhas dos dedos mais longos crescem mais rapidamente.

Se você é destro, as unhas da mão direita crescem mais rápido que as da mão esquerda. E o oposto é válido para os canhotos.

Suas unhas das mãos também irão crescer mais rapidamente durante o verão, durante a gravidez e quando estão se recuperando de um ferimento.

O trauma, termo utilizado por médicos para ferimentos, é outro grande problema para as unhas. Aqui está o exemplo clássico: bater na unha com um martelo. Se um ferimento se formar abaixo da unha, o médico terá de aliviar a pressão que está sendo criada.
Além disso, os ferimentos também abrem espaço para infecções, especialmente as fúngicas. No entanto, isso costuma atingir mais as unhas dos pés do que as das mãos, pela mesma razão que o pé de atleta se desenvolve; o ambiente quente e úmido de sapatos. Infecções fúngicas podem atacar as unhas das mãos e trazer conseqüências bem desagradáveis. A infecção pode deixar a lâmina ungueal esbranquiçada, amarelada, amarronzada ou até mesmo esverdeada, além de deixar a dobra da unha vermelha e irritada. Se você perceber uma infecção da unha, converse com seu médico.
E finalmente, certas doenças da pele, tais como psoríase, podem aparecer também nas suas unhas.
A separação da lâmina e do leito, um problema chamado onicolise, pode ocorrer após um ferimento, infecção, reação alérgica a cosméticos ou exposição a produtos químicos ou como resultado de uma doença como a psoríase. Se a unha parecer esbranquiçada, ela pode ter sido partida. Neste caso, consulte um médico e tome cuidado para não agravar o problema. Infelizmente, uma vez que a unha se separa ela não se liga novamente, então é necessário esperar que uma nova cresça.
Também é necessário cuidar muito bem da matriz da unha. Se ela estiver danificada, começará a produzir uma unha deformada ou, ainda pior, não produzirá unha.

Os segredos que suas unhas revelam

As unhas podem revelar seu estado de saúde. Lembre-se, os sintomas listados aqui podem sinalizar os problemas, mas não fornecem um diagnóstico definitivo, caso note qualquer um deles, informe seu médico.

O uso impróprio podem causar problemas que variam de infecções fúngicas sérias a unhas quebradiças
 
Unhas pálidas pode ser um indício de anemia.Demora no retorno da cor rosada após apertar a unha - isso pode indicar circulação sangüínea menor ou mais lenta.
Manchas brancas - são resultado de ferimentos na unha e não tem relação com zinco ou outro tipo de deficiência alimentar, como acreditam algumas pessoas.
Linhas de beau - essas depressões ocorrem após um evento traumático, como uma febre alta. Você pode ser até capaz de determinar há quanto tempo o evento ocorreu pela extensão da unha e a taxa em que ela cresce.
Linhas brancas paralelas á lúnula - podem indicar algum tipo de problema sistêmico.
Unhas deformadas - as unhas têm o mesmo formato que a parte de trás de uma colher. Uma deformação pode indicar doença cardiopulmonar ou asma.
Unhas côncavas - essas unhas inclinam-se para dentro e podem indicar certos tipos de anemia ou ferimentos.
Unhas furadas - manchas parecidas com furos podem significar psoríase.
Qualquer coisa que lembre uma verruga ao redor da unha - pode ser um câncer de pele e precisa ser examinado pelo médico.
Mancha escura - pode ser um melanoma, o tipo mais perigoso de câncer de pele. Se a mancha vaza para a cutícula ou dobras de uma unha, se você tem pele branca, isso pode ser um alerta sério para procurar um médico imediatamente.

A utilização de remédios caseiros podem ajudar a controlar os problemas com suas unhas, 
mas lembre-se de que o cuidado e a manutenção corretos vão manter suas unhas saudáveis e fortes.
Você sabia que o estudo das unhas pode revelar inúmeros aspectos sobre a personalidade das pessoas? Geralmente, são analisados a forma como elas crescem e o seu formato, avaliando traços do caráter e da essência de suas ações. Segundo o quirólogo e especialista em comportamento, Felipe Okazaki, elas são apenas mais uma das partes do corpo que falam por si e comunicam muito sobre seu dono. 

O especialista afirma ainda que, assim como todos os seguimentos do corpo, as unhas mudam ao longo da vida exibindo também as mudanças no comportamento. 

As unhas em cinco formatos:
Unha Espaçosa – Geralmente são largas horizontalmente, com formato de retângulo. Revelam uma pessoa com temperamento extremamente forte, o famoso “pavio curto”. Tende a achar que está sendo perseguido sempre.
Unha Quadrada – Significa uma pessoa alegre e com temperamento equilibrado. Tende a ser menos criativo, ou deixa o “mundo dos sonhos” de lado, para adotar uma postura mais prática do que o convencional.
Unha Concha – Significa uma pessoa muito nervosa que convive diretamente com o estresse. Acaba criando “tempestades em copos d’água” causada pelo excesso de ansiedade. Pode estar ligado a algum passado de estresse emocional, um trauma.
Unha Amêndoa – Os donos de unhas amendoadas são geralmente pessoas criativas, bondosas, diplomáticas. Porém precisam tomar muito cuidado para não perder o foco e acabar dando atenção demais às idealizações nem sempre possíveis/reais.
Unha Estreita – Quando todos os dedos possuem a unha estreita, a pessoa pode estar enfrentando um momento de muita frieza em relação aos sentimentos, que pode estar a algum passado amoroso ou conflitos com pais.
Ainda segundo o quirólogo, a cor do esmalte também pode revelar o estado de espírito que a pessoa se encontra e pode influenciar seu comportamento (será?!):
Branco: Representa simplicidade, paz, tranquilidade e otimismo;
Vermelho: Simula motivação, vitalidade, coragem, excitação e paixão;
Laranja: Aponta coragem, atitudes positivas, prazer e alegria;
Azul: Revela o amor, afeto, tranquilidade e amadurecimento;
Amarelo: Representa alegria, confiança, orgulho e ansiedade;
Verde: Simula sensação de mistério, bem-estar, equilíbrio, saúde e esperança;
Roxo: Aponta fantasia, introspecção, sentimentalismo e espiritualidade;
Rosa: geralmente escolhido por pessoas altamente criativas, inovadoras e seguras de si.
Unhas quadradas: as mulheres que usam as unhas quadradas são pessoas que adaptam a moda ao seu estilo de vida.
Unhas ovaladas: as mulheres que preferem as unhas ovaladas são aquelas que gostam do estilo clássico, que nunca passa de moda.
Unhas terminadas em ponta: este tipo de unhas é muito sexy e é necessário possuir uma grande personalidade para as exibir.
Unhas curtas: as mulheres que preferem este tipo de unhas são aquelas que gostam de aliar a moda a um estilo cômodo. 
Unhas decoradas: as mulheres que optam por mostrar a arte nas suas unhas, tendem a ser pessoas extrovertidas na sua maneira de vestir.




Desvendando o segredo das unhas... 
A saúde das unhas depende diretamente do que vc come. Uma dieta rica em proteína, nutrientes, oligoelementos é muito importante para mantê-las bonitas e saudáveis. As unhas são compostas de células de queratina e crescem em média, um milímetro por semana. Em casos de doenças mais graves, o organismo reserva sua fonte de proteína, vitamina e de defesa para órgãos vitais e isso favorece a escassez desses elementos nas unhas. Tudo isso pq o organismo entende que as unhas podem esperar um pouquinho mais. Então, fique ligado nas mudanças das unhas, podem ser sinal de alguma doença. O exame das unhas não tem mistério! O fundamental é saber interpretar o significado de cada aspecto delas. Uma unha saudável, por exemplo, apresenta-se rosada, não deve ultrapassar o tamanho de 50% da terceira junta do dedo correspondente e deve estar sem manchas ou sinais sintomáticos. 

Encontre na figura:1. Raiz da unha: é a porção da unha que fica sob a pele. Local da matriz da unha. 
2. Lúnula: com um formato de “meia-lua”, é considerado o reflexo da queratinização parcial das células nessa região. 
3. Corpo da unha: é a unha propriamente dita. 
4. Margem lateral: são as bordas laterais das unhas, que ficam fortemente aderidas sob uma dobra da pele. 
5. Margem livre: é o limite externo da unha, aquela parte que cortamos e lixamos. 
6. Perioníquio: é a margem lateral, com um espessamento da epiderme. 
7. Eponíquio: é a cutícula que é uma dobra cutânea que recobre a raiz da unha. 
O hábito de roer as unhas pode ser um sinal de estresse, cansaço, tédio ou até mesmo ansiedade. Driblar esse vício pode não ser tão simples assim. Muitas pessoas necessitam do auxílio de um especialista que prescreve o remédio necessário para inibir a vontade de roer as unhas. Em outros casos, quando o vício não é tão acentuado, alguns esmaltes específicos com gostos amargos podem ser utilizados.
Esse hábito nada saudável é muito prejudicial à saúde. Roer as unhas danifica o esmalte dos dentes, deixando-os menos protegidos e mais expostos para aparições de cáries. Além disso, o contato direto dos dedos da mão na boca ocasiona diversas doenças causadas por fungos, bactérias e até vírus.

Nenhum comentário: