terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A importância da vida afetiva






A importância da vida afetiva
São os nossos afetos que dão um colorido especial a conduta de cada um de nos e a nossas vidas. Eles se expressam nos desejos, sonhos, fantasias, expectativas, nas palavras, nos gestos, nos que fazemos e no que pensamos, é o que nos faz viver. Os afetos podem ser duradouros ou passageiros.
Por que os psicólogos precisam falar da afetividade?
Porque ela é a parte integrante de nossa subjetividade. Nossas excreções não podem ser compreendidas, se não considerarmos os afetos que as acompanham. E, mesmo os pensamentos e as fantasias aquilo que fica contido em nos, só tem sentido se sabemos o afeto que as acompanham.
O psicólogo em seu trabalho, não pode deixar de lado esse aspecto constitutivo da subjetividade, a vida afetiva e estudar apenas a vida cognitiva e racional do indivíduos. Por isso que os afetos são importante para os psicólogos.
O estudo da vida afetiva
O estudo da razão no interesse dos homens, principalmente na ciência, pois os afetos tem sido vistos como deformadores do conhecimento objetivo. Mesmo na psicologia não são todas as teorias que consideram a importância da vida afetiva, tendo, muitas delas, priorizado apenas o estudo da cognição, das funções intelectuais.
Consideramos estudar apenas alguns aspectos do homem é considerá-lo como um ser fragmentado, correndo-se o risco de deixar de analisar aspectos importantes.A vida afetiva, ou os afetos, abarca muitos estados pertencentes a gama do prazer e desprazer, como por exemplo, a angustia em seus diferentes aspectos, a dor, o luto, a despersonalização, os afetos que sustentam o temor de aniquilamento e afaniase, isto é o desaparecimento do desejo sexual.
Ao procuráramos entender a vida afetiva, ou afetos é importante adotarmos a terminologia adequada por tratar-se de uma área repleta de nuances. Na fida afetiva temos dois termos usados: a emoção, estado agudo e transitório exemplo a ira e o sentimento, estado mais atenuado e durável exemplo a gratidão e a lealdade.
Os afetos
Os afetos podem ser produzidos fora do individuo, isto é, a partir de um estimulo externo do meio físico ou social ao qual se atribui um significado com tonalidade afetiva agradável ou desagradável. O prazer e a dor são as matrizes psíquica são as matrizes psíquicas dos afetos ou constituem em afetos originais.
Entre eles existem os dois afetos que constituem a vida afetivas: o amor e o ódio, que estão sempre presentes na vida psíquica que são associados a fantasias, sonhos que se expressam de diferentes modos. Os afetos nos ajudam a avaliar as situações, servem de critério de valores positivos e negativos para a situações de nossas vidas e que também preparam as nossas ações participando ativamente das percepções que temos para planejamento de nossas reações.
Os afetos também tem outras características, eles estão ligados a contra ciencia o que nos permite dizer ao outro o que sentimos, expressando, através da linguagem,de nossas emoções.
As emoções
As emoções são expressões afetivas acompanhadas de reações intensas e breves do organismo, em resposta a um acontecimento inesperado ou as vezes a um acontecimento muito aguardado . Nas emoções é possível observar uma relação entre os afetos e a organização corporal, ou seja as reações orgânicas,as modificações que ocorrem no organismo como um distúrbio gastrointestinais, cardiorrespiratórios  sudorese, tremor.
As emoções são muitas: surpresa, raiva,nojo,medo, vergonha, tristeza, desprezo, alegria, paixão, atração física são muito mais difusas, ora mais conscientes. As emoções por estarem ligadas diretamente a vida afetiva, aos afetos básicos de amor e ódio, estão ligados também sexualidade.
Os sentimentos
Os sentimentos diferem das emoções por serem mais duradouros, menos explosivos e por não virem acompanhados de reações orgânicas intensas.assim consideramos a paixão uma emoção os enamora mento, ternura, amizade, consideramos sentimentos isto é consideração do mesmo afeto básico, amor.
As emoções e os sentimentos são como alimentos de nossos psiquismo e estão presentes a todas manifestações de nossas vidas. Precisamos deles por que dão cor e sabor a nossas vidas e nos ajudam em nossas decisões.

Nenhum comentário: