quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Os tímidos e os anti-sociais


Frequentemente me deparo com pessoas muito reservadas. A maioria das pessoas ficam quietas no canto delas e só se mexem quando há um forte interesse envolvido, seja profissional  financeiro ou sexual. De fato, a maioria das pessoas tem dificuldade em criarem vínculos umas com as outras, por diversos motivos, como medo de serem traídas, falta de interesse, desconfiança, antipatia gratuita, etc... Apesar de serem estes motivos para não se criar vínculos, percebo ainda que existe uma primeira trava que vem antes disso, uma trava que impede as pessoas de se aproximarem de outras para puxar assunto, perguntar alguma coisa, enfim, a trava da primeira aproximação. Esta trava pode ser causada por dois motivos principais: timidez ou complexo anti-social, motivos estes que pretendo discorrer um pouco sobre.


Da timidez.


                                    Muitas pessoas são tímidas, isso é fato. Existem aquelas que até se esforçam para se socializarem, mas logo é possível perceber sua timidez quando conversamos com elas. Estas pessoas normalmente conversam sem olhar diretamente nos seus olhos, normalmente olham para baixo, como se houvesse um complexo de inferioridade. A linguagem corporal, além do olhar, também condena: cruzam os braços, mantém as mãos fechadas, algumas ficam vermelhas e chegam até a tremer. Como sei de tudo isso? Porque eu já fui tímida quando era mais nova. Como resolvi isso? Terapia do espelho, depois explico melhor.

O que causa a timidez? Falta de confiança em si próprio, falta de capacidade de resolver problemas (é uma causa e também uma consequência da timidez), sentimento de vulnerabilidade e complexo de inferioridade. Mais uma vez, digo isso por conhecimento das causas da minha própria timidez no passado, e foi através deste conhecimento que pude fazer um trabalho para resolver estes problemas e me tornar uma pessoa extrovertida.

Bom, o fato é que pessoas tímidas, como eu já fui, sentem uma dificuldade terrível de chegar em um lugar cheio de pessoas que não conhece, se entrosar em um grupo, puxar assunto e mostrar que é uma pessoa legal. Não é medo das pessoas em si, mas uma espécie de auto-punição, como se esta pessoa não se sentisse digna de receber a amizade e a atenção de outras pessoas.. isso é grave! No entanto, quando uma outra pessoa qualquer puxa assunto com um tímido, descobre que apesar de sua timidez, ele pode mostrar-se um amigo de verdade, com paciência para escutar e dar conselhos, enfim, ótimos amigos.. e essas pessoas com todo esse potencial de amizade se vêem sozinhas por conta desta barreira da timidez, por isso é bom refletir muito antes de desprezar uma pessoa apenas por sua timidez, ser uma pessoa extrovertida não é sinônimo de ser uma pessoa divertida e tampouco confiável.


Do complexo anti-social.

               
                     
                                                                                                                                             Pessoas com complexo anti-social não são tímidas, mas não gostam de outras pessoas logo de cara. Costumam enxergar primeiramente os defeitos para somente depois de muito tempo enxergarem alguma qualidade. Este é o oposto do tímido, pois o anti-social normalmente julga-se alguém acima do bem e do mal, uma pessoa boa demais para se misturar com qualquer um, por conta disso ele tem dificuldade em quebrar a primeira barreira do primeiro contato, uma vez que para que isso ocorra, a pessoa deve de alguma forma demonstrar estar à altura de conversar com ele.. ele só vai parar para conversar com uma outra pessoa que considere ser extremamente bonita, extremamente inteligente, extremamente rica ou com alguma qualidade muito visível a todos, pois para ele o que importa é que esta pessoa seja "especial" e, principalmente, que todos ao seu redor também reconheçam isso.

É o tipo de pessoa que alimenta um grande orgulho de ser quem ela é e por conta disso acha que o restante dos meros mortais não chegam aos seus pés.

O que causa este complexo? Orgulho exagerado, ego exaltado, excesso de auto-confiança, sentimento de invulnerabilidade e complexo de superioridade. Este tipo é bem difícil de lidar, uma vez que é mais fácil fazer um tímido fortalecer seu ego que um convencido se tocar se sua vulnerabilidade. Se alguma pessoa vier a querer conversar com um tipo desses, certamente dirá quem é um arrogante.. nem sempre isso é verdade, mas é a impressão que o anti-social passa, mesmo sem querer. Ele dificilmente terá amizades, a não ser de pessoas que ele considere especiais e que sejam do perfil de pessoas tímidas com o ego bem fraco para não se ofenderem com os anti-sociais.

Nenhum comentário: