quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A INTELIGENCIA EMOCIONAL


       
     Até pouco tempo atrás o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI). A inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria da situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.

Os tipos de inteligência
        Inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos valorizados em um ambiente cultural ou comunitário. Assim, ele propõe uma nova visão da inteligência, dividindo-a em 7 diferentes competências que se interpenetram, pois sempre envolvemos mais de uma habilidade na solução de problemas. 

        Embora existam predominâncias, as inteligências se integram: 


    •     Inteligência Verbal ou Lingüística: habilidade para lidar criativamente com as palavras. 
    •     Inteligência Lógico-Matemática: capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos; habilidades para raciocínio dedutivo. 
    •     Inteligência Cinestésica Corporal: capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis. 
    •     Inteligência Espacial: noção de espaço e direção. 
    •     Inteligência Musical: capacidade de organizar sons de maneira criativa. 
    •     Inteligência Interpessoal: habilidade de compreender os outros; a maneira de como aceitar e conviver com o outro. 
    •     Inteligência Intrapessoal: capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento. Habilidade de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. É a inteligência da auto-estima.

      •     Inteligência Pictográfica: habilidade que a pessoa tem de transmitir uma mensagem pelo desenho que faz. 
    •     Inteligência Naturalista: capacidade de uma pessoa em sentir-se um componente natural.

Importância das Emoções
    • Sobrevivência: Nossas emoções foram desenvolvidas naturalmente através de milhões de anos de evolução. Como resultado, nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientação. Nossas emoções nos alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas. Por exemplo, quando nos sentimos sós, nossa necessidade é encontrar outras pessoas.Quando nos sentimos receosos, nossa necessidade é por segurança. Quando nos sentimos rejeitados, nossa necessidade é por aceitação.
    • Tomadas de Decisão: Nossas emoções são uma fonte valiosa da informação. Nossas emoções nos ajudam a tomar decisões. Os estudos mostram que quando as conexões emocionais de uma pessoa estão danificadas no cérebro, ela não pode tomar nem mesmo as decisões simples. Por que? Porque não sentirá nada sobre suas escolhas.
    • Ajuste de limites: Quando nos sentimos incomodados com o comportamento de uma pessoa, nossas emoções nos alertam. Se nós aprendermos a confiar em nossas emoções e sensações isto nos ajudará a ajustar nossos limites que são necessários para proteger nossa saúde física e mental.
    • Comunicação: Nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros. Nossas expressões faciais, por exemplo, podem demonstrar uma grande quantidade de emoções. Com o olhar, podemos sinalizar que precisamos de ajuda. Se formos também verbalmente hábeis, juntamente com nossas expressões teremos uma possibilidade maior de melhor expressar nossas emoções. Também é necessário que nós sejamos eficazes para escutar e entender os problemas dos outros.
    • União: Nossas emoções são talvez a maior fonte potencial capaz de unir todos os membros da espécie humana. Claramente, as diferenças religiosas, cultural e política não permitem isto, apesar dar emoções serem "universais".
    • odas essas habilidades são exigidas constantemente no dia a dia do trabalho, e durante os momentos de inquietação e caos surgem às oportunidades de crescimento. Se você ainda não se considera um inteligente emocional, existem alguns passos a seguir para que você adquira essas habilidades, confira abaixo.
      Autoavalie-se – Será você ou ambiente de trabalho que está proporcionando os problemas emocionais e conflitos? Tenha claro isso antes de assumir alguma postura e tomar uma decisão.
      Identificação – Identifique quais os fatores que estão contribuindo para os problemas emocionais. Desta forma você poderá evitar as situações, e encontrar as soluções para que isso não aconteça mais.
      Bloqueie-se – Saiba separar os seus problemas dos problemas ao seu redor, evite fazer e ouvir as fofocas. Isso também evita com que você sofra com situações, problemas que não estão sob seu controle, e principalmente que estes atrapalhem o seu rendimento.
      Seja honesto (a) – Caso você descubra que tem problemas para lidar com as pessoas procure a ajuda de um profissional especializado, de um Coach de Carreira, por exemplo. Já se o ambiente de trabalho for nocivo para você, o melhor mesmo é procurar um novo trabalho onde consiga sentir-se mais confortável.
      Pré-requisitos
      A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida por meio de trabalhos que envolvem algumas competências do indivíduo, ou seja, características mensuráveis que diferenciam o nível de desempenho de uma pessoa em determinada situação. A regra básica é: se você quer desenvolver a Inteligência Emocional, comece investindo no autoconhecimento e no autodesenvolvimento.
      1. Controlar as emoções.
      2. Manter-se consciente dos próprios sentimentos, permanecendo atento ao que está sentindo.
      3. Saber sintonizar-se com os sentimentos daqueles com quem se relaciona no ambiente profissional.

      Características
      1. Ser sincero consigo para avaliar as suas habilidade de maneira verdadeira, abrindo-se para feedbacks, para reconhecer como as suas emoções afetam seu desempenho e a ligação entre o que pensa, sente e sua maneira de agir.
      2. Ter um propósito, um motivo para agir.
      3. Estar pronto para agarrar as oportunidades, superar os obstáculos e aprender com eles para seguir em frente.
      4. Atuar com base na liderança situacional.
      5. Gerenciar conflitos.
      6. Colaborar e trabalhar em equipe.
      7. Construir alianças.
      8. Desenvolver outras pessoas também são características de uma pessoa emocionalmente inteligente.

      Dificuldades
      1. Reconhecer a necessidade de mudança e desenvolvimento.
      2. Identificar exatamente o que se quer alcançar - sendo um melhor ouvinte ou controlando seu temperamento nervoso.

      Benefícios
      1. Tornam-se mais vivos e autênticos.
      2. Fortalecem e aceleram o raciocínio.
      3. Geram confiança e união com a equipe.
      4. Fornecem informações vitais e Feedback constantes.
      5. São mais criativos e inovam com mais facilidade.
      6. Geram influência sem prepotência.
      7. São mais motivados.
      8. Estimulam o aprendizado.
      9. Contribuem com o aumento da produtividade de suas equipes e, direta ou indiretamente, impactam positivamente nos resultados organizacionais.

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