quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Síndrome do túnel do carpo


Você acorda com a mão formigando no meio da noite?
Tem a sensação de dormência na ponta dos dedos? Sente uma dor que sobe pelo braço?
Chega a deixar os objetos caírem da sua mão?
Túnel do carpo é um canal formado por pequenos ossos situados no punho, que lhe servem de base, e um ligamento transverso, que compõe o teto do túnel. Por esse canal, passam o nervo mediano e nove tendões responsáveis pela flexão dos dedos. O nervo mediano que vem do antebraço e passa para a mão através desse canal estreito, enerva o polegar, as duas faces do indicador e do dedo médio e a face interna do quarto dedo. A sensibilidade e a motricidade de parte do quarto dedo e o quinto dedo são supridas pelo nervo ulnar. Na imagem 2 , um corte transverso deixa ver a região do carpo, os ossículos e o ligamento transverso
A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo.

 A região do carpo desprovida da pele que a recobre. O canal do carpo tem, em média, 3cm de largura e continua proximalmente com a fáscia antebraquial, um tecido fibroso no qual se fixam alguns músculos. O ligamento anular do carpo delimita o túnel na região ventral e os ossos o delimitam na região dorsal. Essas características anatômicas fazem dele um túnel rígido e qualquer aumento de pressão em seu interior comprime o nervo mediano contra o ligamento transverso, gerando a síndrome do túnel do carpo.


 Se o nervo passasse sozinho pelo túnel do carpo dificilmente sofreria compressão. O problema é que passa junto com os tendões flexores da mão.
A imagem 4 traz uma representação gráfica do túnel do carpo. Seu assoalho e paredes laterais são constituídos por pequenos ossos e o teto, por um ligamento forte e inelástico. Dentro desse túnel rígido, passam os tendões flexores e o nervo mediano. Todas as situações que provocam aumento do tecido sinovial, que reveste os tendões e serve para nutri-los, sejam elas traumáticas, inflamatórias, tumorais ou medicamentosas, aumentam também a pressão dentro desse canal, o que gera compressão do nervo e o aparecimento de diversos sintomas.



SINTOMAS
O paciente pode sentir dor, sensação de formigamento, choque, peso ou cansaço do antebraço  falta de sensibilidade nos dedos inervados pelo nervo Mediano e em casos mais graves, atrofia da musculatura, acarretando fraqueza  e queda dos objetos da mão. Em cerca de 50% dos casos pode acometer os dois lados.
O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para evitar lesão permanente do nervo e conseqüente anestesia e atrofia da mão, fato que pode tornar a pessoa acometida dependente dos outros.
É necessária uma avaliação médica para descartar outros problemas que podem simular estes sintomas,
Assim como a compressão do nervo em outros locais desde a sua saída do pescoço (hérnia de disco), e na passagem pelo ombro e cotovelo.
TRATAMENTO
O tratamento varia desde o uso de medicamentos à imobilização temporária do punho com talas, associado à fisioterapia para correção postural e alongamento muscular.
Em casos resistentes é necessário tratamento cirúrgico para evitar a progressão da doença.
A cirurgia consiste em “abrir” o teto do túnel, libertando o nervo comprimido. Isto pode ser realizado através de uma mini-incisão na palma da mão.
O paciente recebe uma sedação (dorme e não vê ou sente nada) e a cirurgia é feita com anestesia local ao nível do punho.
Algumas horas depois o paciente retorna para casa com uma tala imobilizando o punho, utilizando tipóia para evitar o inchaço da mão e movimentando os dedos.
A sensação de formigamento já costuma desaparecer no pós-operatório imediato.

FATORES ASSOCIADOS
• Menopausa (em razão de alterações hormonais)
• Gravidez (retenção de líquido nos tendões)
• Ovário policístico / Endometriose
• Má postura
• Diabetes
• Artrose
• Artrite Reumatóide
• Hipotireoidismo.
• Pós-fratura do punho
• movimentos repetitivos / uso do computador


Nenhum comentário: