sábado, 6 de outubro de 2012

As covinhas

Na maioria das vezes, essa característica é herdada dos pais ou de antepassados. Do ponto de vista anatômico, as pessoas têm covinhas porque seu tecido fibroso adere entre a pele e o osso da mandíbula (no queixo) ou entre a pele e os músculos da face (no rosto). A pele é "repuxada", causando uma pequena retração. No queixo, ela fica o tempo todo exposta. Mas no rosto aparece ou é acentuada quando a pessoa sorri, porque o músculo da face se estende, puxando as camadas superiores da pele para dentro. Famosos como Cameron Diaz, Kirsten Dunst e Leonardo DiCaprio têm covinhas e, acredite, servem de inspiração para muita gente que procura clínicas de cirurgia plástica. "É um procedimento de alto risco, já que é muito difícil fazer as covinhas absolutamente simétricas dos dois lados da bochecha", diz o cirurgião plástico Miguel Sabino, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Além disso, as covinhas artificiais ficam no rosto o tempo todo. Assustador.
Que as “covinhas” são atraente e chamam a atenção de homens e mulheres, sabemos, mas as covinhas são pequenas depressões naturais da pele (bochecha/maçã do rosto) ou queixo.Nestas regiões o tecido fibroso adere entre a pele e o osso da mandíbula (no queixo) ou entre a pele e os músculos da face (no rosto).
A pele é “repuxada”, causando uma pequena retração que é mais acentuada quando as pessoas sorriem.
As pessoas que tem covinhas apresentam o músculo menor em comprimento do que o tamanho do músculo é normal nas pessoas que não têm covinhas. Isso é causado por causa de algumas falhas no desenvolvimento do tecido conjuntivo subcutâneo, mas de alguma forma, pode ser considerado um defeito congênito e mostra que as “malformações” nem sempre são ruins.
Ter covinhas, ou não ter, não é sorte. É a genética que determina se uma pessoa vai ou não ter covinhas. O gene responsável é dominante e isso significa que se um dos pais tem covinhas, então provavelmente os filhos terão.
Geralmente, os bebês têm essas cavidades, mas elas desaparecem gradualmente conforme a criança cresce isso é porque o músculo cresce com a idade e chega a seu tamanho normal.
É o seguinte: no rosto nós temos duas glândulas salivares, uma de cada lado, as parótidas. Ficam lateralmente, entre a mandíbula e a orelha. A párótida tem um ducto (ducto parotídeo ou conduto parotídeo) e passa dentro dos músculos da bochecha (princ o bucinador) para desembocar no interior da boca. A maioria das pessoas tem, no local onde o ducto adentra no músculo, uma 'bolinha de gordura' chamada Esfera Adiposa da Face. As pessoas que não têm essa esfera adiposa, apresentam covinhas quando abrem um sorriso
Ter a covinha na face é uma característica DOMINANTE (como você disse) e não ter é recessivo, ou seja precisa de dois genes para não se manifestar.

com covinha: D_
sem covinha: dd

Se você não possui covinhas, você é recessiva (dd), porém a criança tem covas (D_), então o pai dela deve ter covinhas também para doar o gene D.

É assim: (Você) dd x Dd (O pai)

Nenhum comentário: