quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Linguagem corporal


Preste atenção em quanto alguém está próximo de você.
Quanto mais perto, mais calorosamente a pessoa está pensando em você. Quanto mais longe a pessoa está, menos ela se importa com a situação ou com a pessoa. Se você se mover um pouco mais para perto e ela se mover um pouco mais para longe? Isso significa que ela não quer que sua interação seja mais pessoal do que já é. Se ela não se mover mais para longe, está sendo receptiva. E se ela responder se aproximando ainda mais, provavelmente gosta de você ou se sente muito confortável perto de você.
É interessante notar que o espaço pessoal varia com a cultura; tenha em mente que o que é considerado próximo em um país é muito longe em outro.
Preste atenção na cabeça
Cabeças excessivamente inclinadas são ou um potencial sinal de afinidade, ou - se a pessoa sorri à medida que a sua cabeça se inclina - sinal de que ela está sendo brincalhona e talvez até flertando. (Note que pessoas com problemas de visão como a ambliopia também têm uma cabeça inclinada.)
Cabeça baixa indica uma razão para esconder algo. Fique atento se alguém abaixar a cabeça. Se for ao receber um elogio, a pessoa pode ser tímida, envergonhada, retraída, pode estar mantendo distância da outra pessoa, estar em descrença ou absorta nos próprios pensamentos. Se for depois de uma explicação, a pessoa pode não ter certeza se o que ela disse foi correto ou pode estar refletindo.
Note que, em algumas culturas, isso é um sinal de respeito.
Cabeças empinadas significam que elas estão confusas ou em desafio, dependendo do olho, sobrancelha, gestos e boca. Pense como um cão ligeiramente ergue sua cabeça quando você faz um barulho esquisito.
Em contrapartida, quando em conjunto com um sorriso, uma cabeça inclinada significa que a pessoa realmente gosta de você e está se divertindo muito com a conversa.

Olhe as pessoas nos olhos
.Algumas pessoas têm problemas em fazer contato visual com outras pessoas. Este é considerado um componente básico de interação social em algumas culturas. Fracassar em fazer contato visual sugere para alguns que você é tímido; para outros, indica indelicadeza, tédio. Algumas pessoas têm o problema oposto. Fazer contato visual por muito tempo pode indicar que você é bastante extrovertido; para outros, indica agressão e excesso de confiança. Esta habilidade é especialmente importante quando você está em uma entrevista para emprego; o empregador pensará que você está escondendo alguma coisa ou que você não tem confiança, e, muito provavelmente, eles não irão contratar você. Embora este processo seja tão natural quanto respirar para muitas pessoas, ele é difícil para muitas outras.

01- Relaxe! Como com qualquer outra coisa, quanto mais você pensar sobre isso, mais constrangido(a) você vai ficar. Seu nervosismo pode então ser mal interpretado.
02- Concentre em um olho. Ficar trocando do esquerdo pro direito e do direito pro esquerdo toda hora fará você parecer inseguro(a), desatento(a) e confuso(a). Pode ajudar preferir o olho esquerdo, pois o lado direito do cérebro controla as emoções, mas controla o lado esquerdo do corpo. Se você não acredita nisso, apenas finja que acredita, pois você tem que escolher um olho de qualquer forma.
03- Evite olhar de maneira fixa. Apenas olhe diretamente nos olhos da pessoa de uma maneira relaxada. Lembre-se de que você está esperando ter uma conversa agradável com esta pessoa -- não há motivo para ficar ansioso(a).
04- Ouça. Durante a conversa, se você focar completamente no que a pessoa está falando, você não terá que se preocupar quanto a fazer contato visual corretamente; se você estiver ouvindo de verdade, você vai naturalmente focar nos olhos dele/dela. Lembre que manter contato visual é como se você, sem precisar falar nada, provasse à pessoa que você está interessado(a) no que ele ou ela está falando. É uma forma essencial de demonstrar respeito.
05Mostre o magnetismo do seu olhar. Tente não desviar os olhos instantaneamente quando alguma coisa chamar a sua atenção. Se alguém chamar você, não desvie os olhos como se você estivesse sendo resgatado de uma conversa chata. Em vez disso, hesite um pouco antes de olhar para quem está chamando você. Lembre-se, porém, que rupturas importantes - tais como perigos ou coisas prioritárias - justificam atenção imediata.
06- Sorria com os olhos. Sorrir com seus olhos gera uma sensação mais relaxada que é necessária para uma boa conversa casual. Olhos hostis ou sorrisos falsos tendem a tornar conversas desconfortáveis e a pessoa provavelmente tentará terminar a conversa.


Dicas:
  • Se você não consegue manter contato visual porque está entediado, espere por uma pausa na conversa e mude o assunto. Ou então, use uma desculpa educada para se retirar da conversa: "Nossa! Eu nem vi a hora passar! Desculpa; Eu preciso correr pra uma consulta. Foi muito bom falar com você."
  • Se você não consegue ficar focado ou não consegue focar de forma alguma, você pode tentar olhar para um ponto entre os olhos da pessoa e o começo do nariz.
  • Você também pode olhar para as sobrancelhas da pessoa, o que dá a ilusão de estar olhando para os olhos dela. Esta é uma habilidade muito útil, parece que você realmente se importa. Também parece que você é muito mais seguro(a).
  • Você pode praticar imaginando a cara da pessoa enquanto fala com ela pelo telefone ou conversa na internet.
  • Contatos visuais ao mesmo tempo curtos e frequentes têm menos chances de causar alguma ofensa.
Se alguém olha muito para o chão, provavelmente é tímido ou reservado. As pessoas também tendem a olhar para baixo quando estão chateadas ou tentando esconder algo emocional. As pessoas estão sempre pensando e sentindo emoções desagradáveis quando estão olhando fixamente para o chão

Algumas culturas acreditam que olhar alguém nos olhos é um sinal de desrespeito. Isso pode explicar por que alguém está evitando contato visual com você.
Pupilas dilatadas significam que a pessoa está interessada. Tenha em mente, entretanto, que muitas drogas causam dilatação, incluindo álcool, cocaína, anfetaminas, MDMA, LSD e outros. Não confunda uma bebedeira com atração. Além disso, algumas pessoas têm pupilas permanentemente dilatadas (uma condição conhecida como midríase)
Se o olhar parecer distante, geralmente indica que uma pessoa está em profunda reflexão ou não está ouvindo. (Nota: Olhos desfocados também podem ser um sinal de problemas de visão binocular.)

Veja se eles estão espelhando você
O espelhamento é outro gesto comum. Se alguém espelha ou imita sua aparência, este é um sinal muito real de que a pessoa está interessada em você e tenta construir um relacionamento com você. Tente mudar a posição do corpo aqui e ali. Se você achar que a pessoa muda a dela da mesma forma, é porque ela está espelhando você.

Verifique seus braços.
Pessoas com braços cruzados estão se fechando à influência social. Embora algumas pessoas simplesmente cruzem os braços como um hábito, isso pode indicar que a pessoa é (ligeiramente) reservada, desconfortável com sua aparência (ou seja, auto-consciente e tentando cobrí-la) ou está apenas tentando esconder algo em sua camisa. Se seus braços estão cruzados enquanto seus pés estão alinhados com os ombros ou mais afastados, esta é uma posição de resistência ou de autoridade.
Se alguém repousa os braços atrás do pescoço ou na cabeça, a pessoa está aberta ao que está sendo discutido ou está apenas descontraída.
Se suas mãos estão em seus quadris, eles podem estar esperando, estar impacientes ou apenas cansados.
Se suas mãos estão fechadas ou cerradas, eles podem estar irritados, zangados ou nervosos.

Esteja ciente de gestos nervosos
Se alguém escovar o cabelo para trás com os dedos, isso pode ser vaidade, um gesto comum, uma certa atração por você ou uma mostra de que seus pensamentos sobre algo estão em conflito com o que você pensa. Eles podem não expressar isso. Se vir sobrancelhas levantadas nessa hora, pode ter certeza de que eles não concordam com você.
Se a pessoa usa óculos e está constantemente a empurrá-los para cima do nariz, com um pequeno franzir de testa, isso também pode indicar que a pessoa discorda do que você está dizendo. Procure certificar-se de que a pessoa empurra seus óculos com uma intenção, e não por os estar ajustando casualmente. Veja se ela empurra a borda com dois dedos ou com um movimento extra, mexendo na lateral dos óculos. As sobrancelhas franzidas ou arqueadas devem deixar você em alerta. (Nota: A sombrancelha franzida também indica vista cansada.
Sobrancelhas baixas e olhos vesgos ilustram uma tentativa de compreender o que está sendo dito ou acontecendo. Geralmente, é um olhar cético. Isso está presumindo que eles não estão tentando observar algo que está longe. (Nota: o estrabismo é mais um sinal possível de problemas de visão.)
Se eles estão olhando para o além, provavelmente estão pensando profundamente sobre o passado ou em você.

Observe os pés:


Uma batida rápida, transferência de peso, risadas ou a movimentação dos pés na maioria das vezes significa que a pessoa está impaciente, animada, nervosa, assustada ou intimidada.
Note, porém, que algumas pessoas com déficit de atenção balançam as pernas constantemente. Isso não quer dizer nada. É algo totalmente inconsciente e, ao mesmo tempo, excêntrico; a pessoa não pode parar. Algumas pessoas também o fazem por força do hábito.
Se a pessoa está sentada e com os pés cruzados nos tornozelos, normalmente significa que ela está à vontade.
Se, quando em pé, uma pessoa parece sempre manter os pés muito juntos, isso provavelmente significa que está tentando ser “adequada" de alguma forma. Às vezes, os pés juntos significam que a pessoa se sente mais submissa ou passiva.
Se a pessoa propositalmente tocar seus pés com os dela, isso é sinal de paquera!
Algumas pessoas podem apontar os pés para a direção onde querem ir ou, às vezes, para o que for de seu interesse. Então, se ela estiver apontando na sua direção, pode estar interessada em você.

Outras Dicas
  • É fácil reconhecer uma pessoa confiante: ela faz contato visual constante e tem uma postura forte. Ela também pode se sentar ou ficar muito empinada. Contatos visuais prolongados também podem ser encontrados em olhares de amantes ou familiares.
  • Se uma pessoa fala em um ritmo rápido e murmura muito ou não é clara sobre o que está dizendo, ela pode estar nervosa, mentindo, tentando ganhar tempo ou deixando de dizer a verdade plena (sendo vaga). Esteja ciente de que algumas pessoas realmente resmungam.
  • Observe o rosto - ele geralmente emite uma contração muscular involuntária rápida e, às vezes, subconsciente quando acontece alguma coisa que irrita, excita ou diverte.
  • Observar no contexto é a chave para a compreensão da linguagem corporal.
  • Tenha em mente que cada pessoa tem sua própria linguagem corporal única, a qual chamamos de comportamento básico.
  • Quando observar os outros, seja sutil.
  • Preste atenção especial para mudanças na linguagem corporal ao invés da linguagem corporal em si.
  • Se uma pessoa olha para o céu ou para os lados, geralmente está pensando em você.
  • Algumas pessoas tocam seu rosto e/ou brincam com seus cabelos quando estão flertando.
  • Quando uma pessoa fecha os olhos mais do que o tempo que leva para piscar, isso normalmente significa que está estressada, alarmada ou desesperada (embora isso também possa significar que suas lentes estão secas, o que, por vezes, pode ser acompanhado do ato de esfregar o olho).
  • Quando uma pessoa lambe os lábios, é um sinal de que gosta de você.






Nenhum comentário: