quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O cérebro e seus dois lados







Todos já ouvimos falar de pessoas que têm predominância do lado esquerdo do cérebro e de pessoas que têm do lado direito, mas nem todos sabemos qual lado mais usamos, nem por que isso é importante para nós. Vamos falar sobre como os lados diferentes do cérebro influenciam o jeito como você processa informações, o que afeta como você se comunica e aprende - dentro e fora do seu ambiente de trabalho. 

Desde o departamento de TI até a área de criação, saber qual lado do seu cérebro é o dominante e qual é o dominante dos seus colegas de trabalho pode ajudar você a adaptar a sua mensagem e eliminar as falhas de comunicação, para que todos possam trabalhar com mais eficiência e mais satisfação. 

Pequenos mal-entendidos, grandes consequências 
De acordo com o Businessperformance.com, os problemas de comunicação no local de trabalho podem estar diretamente ligados ao aumento dos custos operacionais e à redução da eficiência, causando: 
  • menor produtividade
  • insatisfação e rotatividade de funcionários
  • falta de compreensão da estratégia de negócios
  • falta de direção comum

E os problemas de comunicação também podem custar muito caro. Uma pesquisa do IDC mostra que empresas do Reino Unido e dos Estados Unidos perdem cerca de $37 bilhões por ano, como resultado de mal-entendidos entre os funcionários. 

Para ajudar você a melhorar a sua comunicação, vamos falar sobre a raiz das comunicações - como o seu cérebro processa informações - e dar dicas de como maximizar a capacidade total do seu cérebro em um ambiente de trabalho. 

Qual é a diferença? 

Apesar de todos trabalharmos usando os dois hemisférios do cérebro, a maioria de nós tem um lado dominante que afeta como processamos informações, encaramos problemas e nos comunicamos. Compreender as diferenças principais pode ajudar você a se comunicar (e também a ser entendido) melhor todos os dias. 

O lado esquerdo do cérebro processa informações de uma parte para o todo. Pense nisso como um enfoque linear: pegar pedaços de informação, colocá-las em ordem lógica, refletir sobre essa informação estruturada e chegar a uma conclusão. No outro hemisfério, o lado direito do cérebro processa do todo para as partes. Ele começa com a resposta, examinando o panorama geral primeiro, não os detalhes. Indivíduos com dominância do lado direito precisam saber a finalidade de suas ações. Basta a "visão geral" para ajudá-los a se prepararem melhor e absorverem as informações mais detalhadas que virão depois. 

As pessoas com dominância do lado esquerdo tendem a ser mais: 
  • Analíticas
  • Lógicas
  • Inclinadas para a matemática e as ciências
  • Voltadas para as palavras e concisas
  • Voltadas a detalhes

As pessoas com dominância do lado direito tendem a ser mais:
 

  • Visuais
  • Intuitivas, atentas aos sentimentos dos outros
  • Imaginativas
  • Introspectivas
  • Atentas ao ambiente

Lendo os itens acima, você pode ver que traços de ambos os lados estão em você, e isso é bom. Um jeito de aperfeiçoar o seu próprio processo de aprendizado e pensamento é estimular os dois lados, o quanto tanto possível. 

Duas metades fazem um todo 
Não importa qual a sua dominância, eis algumas dicas para você usar no local de trabalho, para ajudar os dois lados do cérebro a trabalharem em harmonia. 

"Turbine" as suas apresentações:
 Analise o seu público, ao preparar uma apresentação, aula ou reunião, e direcione o seu enfoque, o máximo possível, para a dominância deles, usando as táticas que eles irão compreender melhor. Se você não tiver certeza sobre a dominância cerebral do seu público, eis uma lista geral de profissões e a predominância cerebral característica de cada uma. 


Profissões mais adequadas a pessoas com dominância do lado direito incluem: 
  • Artes e entretenimento
  • Ensino
  • Literatura
  • Decoração
  • Arquitetura
  • Consultoria
  • Palestras motivacionais
  • Propaganda e marketing
  • Vendas

Profissões que geralmente atraem pessoas com dominância do lado esquerdo são: 
  • Engenharia
  • Contabilidade
  • Pesquisa
  • Lei
  • Tecnologia da computação
  • Ciência

Dica 1
: Quando fizer apresentações para pessoas com dominância do lado direito, inclua elementos visuais como gráficos, tabelas e imagens. Ao fazer apresentações para pessoas com dominância do lado esquerdo, faça sua apresentação de modo que ela comece com os detalhes e leve até o panorama geral.


Dica 2: Use as características listadas acima como uma "cola" ou lista de verificação. Inclua informações, na sua apresentação, que tenham características dos dois lados. Para a característica "imaginativa" do lado direito do cérebro, inclua uma história real sobre o seu tópico ou tente incorporar uma metáfora, para explicar o seu ponto. Para a característica "matematicamente inclinada" do lado esquerdo, use estatísticas sobre o seu tópico como mais provas do seu ponto de vista.

Use mais cores:
 As cores podem ser uma ferramenta poderosa no ambiente de trabalho. De fato, o uso de cores - impressas, na tela ou de outro jeito - aumenta a retenção das informações, em média, em 65%. 


Dica 1: Comunique-se em cores. Se você tiver marca-textos coloridos pelo escritório, use-os! Você usa um quadro branco ou flip chart nas reuniões? Ou você frequentemente rabisca suas ideias em papel, ao falar com os clientes? Se for esse o caso, organize seus pensamentos usando várias cores, agrupando ideias parecidas e correlações com cores similares. Tanto seus colegas com predominância do lado esquerdo quanto aqueles com predominância do lado direito irão entender melhor o que você está falando se você usar estrutura e cores para explicar suas ideias. 

Dica 2: Use um sistema de preenchimento com código de cores, de acordo com as categorias de informação. Isso garantirá contato com as pessoas com dominância do lado direito, com mentes treinadas para imagens, enquanto a natureza "da parte para o todo" do agrupamento por cores garantirá o contato com aqueles com dominância do lado esquerdo. 

Informe o roteiro da reunião: Isso pode parecer óbvio, mas você pode não perceber como isso afeta sua capacidade de processar informações. Mandar antecipadamente um roteiro com o objetivo da reunião permite que seus colegas com dominância do lado direito deem uma olhada no todo, ajudando-os a se preparar para os detalhes, enquanto seus colegas com dominância do lado esquerdo podem identificar que tópicos (em partes) serão discutidos. Usar esta técnica simples garante um bom começo, para garantir que sua mensagem seja compreendida por todos. 

Seja qual for o lado dominante do seu cérebro - o direito ou o esquerdo - considerar a dominância daqueles com quem você interage pode ajudar a ter um ambiente de trabalho mais focado, mais criativo e mais produtivo.
Olhe essa imagem. Em qual sentido você a vê girando? O site de onde a retirei, diz que se você a vê girando no sentido horário, é porque usa mais o lado direito do cérebro. Se vê no sentido anti-horário, é porque usa mais o lado esquerdo do cérebro. Eu vejo girando nos dois sentidos… normalmente o sentido fica anti-horário quando mexo o mouse com a mão direita ou agora que estou digitando o texto… 
“Os cientistas descobriram que temos um lado do cérebro – o esquerdo – que se especializa em raciocínio lógico, linear e analítico, relacionado com a análise objetiva, desapaixonada, calculista. O lado direito, por sua vez, é a parte do cérebro que permite o raciocínio não-linear, holístico, espontâneo e intuitivo, relacionado com a análise emocional, subjetiva, mística e romântica. Os dois lados do cérebro trabalham em harmonia, equilibrando nossas decisões, mas por razões que os especialistas não entendem ainda, alguns indivíduos desenvolvem capacidade de raciocinar mais com um lado do cérebro do que com o outro. E a diferença é grande: pessoas com o lado esquerdo dominante resolvem problemas com base em fatos, analiticamente, privilegiando palavras, números e ocorrências apresentadas em seqüência lógica; pessoas com o lado direito dominante procuram por insights, imagens, conceitos, padrões, sons e movimentos, que sintetizam em uma solução intuitiva.”
“Pessoas que usam mais o lado esquerdo do cérebro são excelentes avaliadores dos fatos, mas no seu extremo podem se tornar cínicos e descrentes. Também são práticos e podem se tornar gerentes competentes, mas correm o risco de radicalizar e se tornarem extremamente detalhistas.
Pessoas que usam mais o lado direito do cérebro são comunicativos e habilidosos no trato com gente, mas no seu extremo podem ser muito emotivos, sujeitos até mesmo a impulsos irracionais. Também são criativos e imaginosos, mas correm o risco de desconectarem da realidade e viverem em um mundo de fantasia.
Mas existem quatro estilos de raciocínio. É a combinação do lado esquerdo ou direito com o lado superior (cerebral) ou límbico (inferior) do cérebro.







Analítico (cerebral esquerdo)
Os pensadores analíticos são aqueles que concluem que a observação lógica é a única forma de determinar a realidade, ou seja, a verdade não pode ser determinada até que os fatos a provem. Os que pensam assim baseiam-se em processos muito críticos e rigorosos de raciocínio, procurando a relação de causa e efeito para qualquer coisa. Exemplos de profissões: médicos e advogados.
Controlado (límbico esquerdo)
Os pensadores controlados são aqueles que fazem uma coisa de cada vez, num processo seqüencial. São planejados e organizados, e normalmente muito eficientes e confiáveis nas suas atividades diárias. Gostam de ter tarefas específicas e claras para executar. Normalmente não confiam nas emoções ou na intuição para tomar decisão. Profissões: programador de computador, secretárias, policiais.
Sensível (direito límbico)
São aqueles que prestam atenção às emoções, ao sentimento e ao espírito. São indivíduos empáticos, caridosos, comunicativos. Num processo de tomada de decisões são aqueles que interagem com as pessoas, expondo o problema e estimulando o surgimento de soluções. Profissões: psicólogo, professor.
Intuitivo (direito cerebral)
São aqueles caracterizados pela criatividade. Conseguem sintetizar informações dispersas e formar um quadro completo de situações, mas não conseguem comprovar suas idéias com base em fatos. Esses profissionais trabalham normalmente com um esquema próprio de trabalho e têm dificuldades de se adaptar com horários regulares. Profissões: artistas, escritores, web designers.
Estilo de raciocínio e carreira estão intimamente ligados. E o desempenho no trabalho depende da postura mental que você adotar. Pensar de maneira correta, gostar do trabalho que desempenha e ser produtivo é uma combinação de sucesso. Vamos ver a seguir sugestões dos autores do livro ” Sua Carreira – escolhas e mudanças” (David Borchard, John J. Kelly, Nancy-Pat Weaver) para ajudar você a treinar seu raciocínio.
Para ser analítico
- Seja totalmente objetivo
- São os fatos que importam
- Decida e resolva problemas usando a lógica
- Questione sempre suas premissas e suas conclusões
- Faça o papel de advogado do diabo
- Seja exato e preciso na sua comunicação
- Trate os outros com justiça
Para ser controlado
- Mantenha uma agenda de compromissos
- Chegue a conclusões ordenadamente e passo a passo
- Priorize tarefas e faça a mais importante primeiro
- Mantenha uma lista diária de tarefas e siga-a
- Seja organizado, pontual e confiável
- Aprenda a gostar de procedimentos, regras e normas
Para ser intuitivo
- Leia sempre, para estimular as idéias
- Faça associações originais de idéias
- Confie nos seus instintos e palpites
- Trabalhe muito quando estiver inspirado – depois relaxe
- Use sempre imagens mentais; fantasie, sonhe
- Estimule a criatividade com jogos, danças e música
Para ser sensível
- Reconheça seus sentimentos e confie neles
- Entenda as pessoas a partir dos seus próprios sentimentos
- Apoie sempre os outros
- Ouça música que leve ao bom humor e à harmonia
- Decida com o coração e com a alma
- Expresse os sentimentos com intensidade”
As curiosidades sobre o cérebro:


* O cérebro é composto por cerca de 100 bilhões de neurônios.
* O cérebro é constituído por cerca de 75% de água.
* Seu cérebro utiliza 20% do total de oxigênio do seu corpo.
* As informações circulam pelo cérebro em cerca de 430 km por hora; se você estiver embriagado essa velocidade literalmente despenca.
* O cérebro para de crescer aos 18 anos de idade.
* Seu cérebro representa cerca de 2% do peso corporal, porém é responsável por usar de 20 a 30% das calorias que você ingere.
* O cérebro humano é o órgão ‘mais gordo’ do corpo. Ele pode consistir em pelo menos 60% de gordura.
* Não há receptores de dor no cérebro, de modo que o próprio não sente nenhuma dor.

        Confira 10 fatos sobre o cérebro humano, que provavelmente você não sabia:
1 – O CÉREBRO NÃO SENTE DOR:
Por não ter receptores para isso, o cérebro não sente dor. É por isso que neurocirurgias podem ser feitas enquanto o paciente está acordado, apesar de ser assustador. Aliás, isso ajuda os cirurgiões a manter o controle sobre o procedimento – e não bagunçar funções motoras ou de visão, por exemplo. 
2 – HÁ MAIS DE 160 MIL QUILÔMETROS DE VASOS SANGUÍNEOS NO CÉREBRO: 
O cérebro é uma estrutura relativamente pequena e pesa menos de 2 kg, mas contém um número monstruoso de elementos: 100 bilhões de neurônios, conectados entre si por 100 trilhões de sinapses. Em termos de informação, o cérebro é capaz de armazenar 1.000 terabytes (1 terabyte = 1.024 gigabytes). MITO: Nós usamos 100% da capacidade do nosso cérebro, ao contrário do que dizia aquela famosa lenda dos 10%.
3 – O CÉREBRO DE EINSTEIN FOI PRESERVADO: 
Poucas horas depois de sua morte, em 1955, Einstein teve seu cérebro retirado pelo Dr. Thomas Harvey sem autorização da família. O legista simplesmente tomou chá de sumiço e só foi encontrado 23 anos depois por um jornalista persistente. O médico admitiu que ainda estava com o cérebro de Einstein, cortado em 240 partes e preservado em jarros com formaldeído.
4 – HÁ GRANDES DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS LADOS DO CÉREBRO
O Cérebro possui dois hemisférios, sendo um deles mais voltado a pensamentos racionais e analíticos (o esquerdo) e o outro voltado mais para pensamentos conceituais e visuais (o direito). Eles  trabalham de forma “invertida”: se você machuca sua mão direita, a dor é processada pelo hemisfério esquerdo. Curiosamente, você sobreviveria mesmo que perdesse completamente um dos hemisférios (não sei se muito bem).
5 – O CÉREBRO DOS HOMENS É 10% MAIOR QUE O DAS MULHERES
Antes de começarem as piadas masculinas, vale destacar que, embora seja relativamente menor, o cérebro feminino possui mais células nervosas do que o masculino. Além disso, ele realmente tende a priorizar “emoções”, enquanto o dos homens tende a priorizar a “lógica”. Mas o cerebro de homens homossexuais tende a funcionar de maneira mais similar ao de mulheres.
6 – SEU CÉREBRO É MAIS ATIVO ENQUANTO VOCÊ DORME
Durante o sono, nosso cérebro processa intensamente as informações que coletou durante o dia – alguns cientistas acreditam que esse fenômeno é responsável pelos sonhos. Até hoje, ninguém sabe exatamente por que, de fato, sonhamos. Contudo, já foi comprovado que pessoas com QI mais elevado tendem a sonhar mais, e que tirar um cochilo durante o dia pode ajudá-lo a ter mais disposição e foco para trabalhar.
7 – É POSSÍVEL MANIPULAR SONHOS
O termo Sonho Lúcido, que descreve o fenômeno, foi criado na década de 1880 pelo psiquiatra alemão Frederik Willem van Eeden, mas só ganhou força quase um século depois, na década de 1960. Hoje em dia, há inúmeros sites e artigos explicando como controlar os próprios sonhos.
8 – NINGUÉM SABE POR QUE DAMOS RISADA
O riso é um fenômeno unicamente humano, que começa a partir dos 4 meses de idade. Também é algo “contagioso” e difícil de fingir. Ainda assim, até hoje ninguém descobriu exatamente por que certas situações provocam riso, nem por que nem todo mundo acha graça em uma mesma piada.
9 – TAMANHO NÃO IMPORTA MUITO
Ao contrário do que muitos pensam, ter um cérebro maior não garante, necessariamente, que a pessoa seja mais inteligente. O de Einstein, por exemplo, pesava 1,23 kg (a média para um adulto é de 1,4 kg).
10 – O QI MAIS ALTO DO MUNDO É 210
O coreano Kim Ung-yong, nascido em 1962, possui o QI mais alto do mundo. Aos seis meses de idade, já começou a falar. Aos oito, conseguia entender álgebra. Começou a frequentar o curso de física na Universidade de Hanyang aos 4 anos e, quando se formou, foi convidado pela NASA para continuar seus estudos nos EUA. De volta à Coreia do Sul, em 1978, trocou a física pela engenharia civil e obteve um título de doutorado na área.







Nenhum comentário: