quinta-feira, 9 de agosto de 2012

OS QUATRO TEMPERAMENTOS HUMANOS


Alguns posts atrás falamos das personalidades de cada individuo,e de seu mode de ser,agora neste post vamos debater o que chamamos de TEMPERAMENTO,cada pessoa tem de dois a
trés temperamentos,mas lembrando que ha sempre um que predomina mais.
Hipócrates foi quem primeiro desenvolveu uma teoria a respeito, conhecida por teoria humoral, baseando-se em fluidos do nosso organismo (sangue, bilis e fleugma – também conhecida como catarro), e também faz relação com os quatro elementos: terra, fogo, agua e ar, e as quatro estações. Tudo faz algum sentido quando estudado profundamente. Outros relacionam ainda com o zodíaco, traçando relação direta entre a fisiologia, época do ano e signos. Podemos determinar hábitos e até mesmo as doenças às quais cada tipo de pessoa é mais suscetível.


Então vamos lá a seguir os 4 temperamentos dos seres humanos:


O  SANGUÍNEO 


 O sanguíneo é aquele típico sujeito expansivo, alegre, sempre cercado de amigos e que nunca deixa a festa parar. Sempre está no centro das atenções, sempre agitando a galera. É expressivo, tem gestos largos, fala bem em público e é o alvo de inveja dos melancólicos. São gentis, bondosos, sabem lidar com pessoas.
Podem ser ótimos líderes, esportistas, atores, até políticos. São contagiantes e agradam a “galere”.
Gosta de ser importante, tende à vaidade. Pode se irritar facilmente e ser agressivo com os coléricos, mas não guarda rancores.
Traços físicos
Linhas inclinadas, nariz grande, rosto e peito largos, cabelos volumosos, olhos vivos, expressão ativa, corado.
Positivo · Comunicativo · Destacado · Entusiasta · Afável · Simpático · Companheiro · Compreensível · Crédulo
Negativo · volúvel · indisciplinado · impulsivo · barulhento · inseguro · egocêntrico · exagerado · medroso
Fraquezas e problemas causados:

Fraquezas: tomar atitudes baseadas em seus sentimentos, ser impaciente, ter vontade fraca e dificuldade para terminar o que 
começa.

Problemas causados: É uma pessoa precipitada, se distrai com facilidade, desperdiça tempo e conversa, irrita-se facilmente, instabilidade financeira e profissional, não é persistente.



FLEUMÁTICO:
Personalidade - Calma e tranquilidade são provavelmente as características que melhor definem. O fleumático (ou linfático) é um sujeito de sangue frio, que dificilmente perde o controle em situações difíceis. Ele irá avaliar, analisar, calcular e só então reagir. Isso o leva a ser lento para agir e tomar decisões, até mesmo para executar tarefas simples. Seu ritmo é todo lento, mas é sempre eficaz. Prudente, tem um autocontrole invejável. Paciente, observador, disciplinado. Não se deixa levar pelas paixões arrebatadoras e emotivas. Difícil de manipular.
A preguiça pode se tornar um problema. Quer evitar a fadiga, sabe? Também evita problemas e encrencas, tipo os Hobbits. Tem medo até mesmo de manifestar suas opiniões com convicção e a paixão do sanguíneo, por isso convence a poucos. Quer apenas viver acomodado na tranquilidade. Pode ser alguém difícil de reagir às críticas.
Traços físicos
Nariz arrebitado e arredondado. Bochechudo, lábios grossos, pode ser barrigurinho (tipo barriguinha de cerveja), perfil curvilíneo.
Positivo · Calmo · cumpridor · eficiente · conservador · prático · líder · diplomata · bem humorado
Negativo · calculista · Temeroso · indeciso · contemplativo · desconfiado · pretensioso · introvertido · desmotivado
Fraquezas e problemas causados:

Fraquezas: ser indiferente ao que o cerca, indolência, sabe como provocar os outros.

Problemas causados: magoa as pessoas através das suas piadas, não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo
satisfatório.


COLÉRICO - O colérico é cheio de energia, é ativo e tende a ser nervosinho – daí o nome referente à “cólera”. É impulsivo, toma decisões rapidamente e é difícil fazê-lo mudar de ideia, até mesmo porque quando você tentar, já será tarde demais. Ambicioso, pode ser dominador, mas tem caráter sério. Tem energia e precisa gastá-la, e devido a isso costuma competir e traçar metas de superação para si mesmo.
Atrai pessoas e é sociavel, mas isso contrasta com seu desejo de competir com todos, chegar ao topo em qualquer assunto. Vaidoso, gosta de ostentar suas vitórias e se sentir vencedor.
É um lider nato, mas impulsivo e explode caso não o sigam. Ao contrário do sanguíneo, guarda rancores em discussões.
Traços físicos
Rosto retangular, traços duros, rígido, nariz quadrado, expressão severa, do tipo durão, olhar penetrante, braços e pernas compridos, lábios finos.
Positivo · energético · resoluto · independente · otimista · prático · eficiente · decidido · líder · audacioso
Negativo · intolerante · vaidoso · auto-suficiente · insensível
Fraquezas e problemas causados:

Fraquezas: É impaciente, não tem compaixão, é inflexível, impetuoso, incontrolável.

Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.






MELANCÓLICO Sabe aquele tipo introvertido, que curte arte, tímido, não se relaciona bem e guarda seus sentimentos até explodirem pelo nariz? Esse é o melancólico. Mas não leve o nome literalmente, ele não é necessáriamente um emo a chorar pelos cantos.
Amigo fiel, escolhe bem as amizades, pois é desconfiado. Pode ser individualista e escolher profissões que exerce sozinho, como músico, inventor, filósofo, escritor. Inteligente, criativo, imaginativo, chegando a ser meio “cabeça nas nuvens”. Sua introspecção pode ser agressiva, caso resolva se enclausurar a todo custo. Sensível, se ofende fácil. Sente-se um peixe fora d’água, o que o leva a ser meio rebelde. Rancoroso, não lida bem com críticas e chega a ser vingativo.
No entanto, existem dois tipos de melancólicos: o sensitivo e o intelectual. A diferença é básica, o intelectual consegue subjugar os sentimentos que o levariam a se irritar, guardar rancores e se tornar agressivo, tem mais auto-controle.
Traços físicos:
Magro, nariz longo e fino, pálpebras meio caídas, rosto comprido.
Positivo · habilidoso · minucioso · sensível · perfeccionista · esteta · idealista · leal · dedicado
Negativo · Egoísta · Amuado · Pessimista · Teórico · Confuso · Anti-social · Crítico · Vingativo · Inflexível
Fraquezas e problemas causados:

Fraquezas: é uma pessoa crítica, voluntariosa em excesso.

Problemas causados: espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão as pessoas que tem ponto de vista diferente, entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.

COMO OBTER VITÓRIA SOBRE NOSSO TEMPERAMENTO

1º passo:  estudar todos os temperamentos, e ver em qual deles nos encaixamos, ou seja, nunca poderemos vencer o efeito sem combater a causa.
Precisamos diagnosticar o nosso temperamento, listando as partes negativas para anularmos as fraquezas e problemas causados.
Se tiver uma pessoa de confiança poderá compartilhar para solicitar ajuda.
2º passo : orar e vigiar. Você deve orar não apenas apresentando sua fraquezas a Deus, mas após a confissão deverá apropriar-se das promessas de Deus com relação ao seu problema.
A vigilância é fator preponderante na batalha do equilíbrio do nosso temperamento. Na verdade oração sem vigilância é o mesmo que um prédio sem alicerces. 
Você poderá construir um “prédio de orações”, mas se não vigiar tudo acabará em nada.

3°passoser cheio do Espírito Santo. O imperativo bíblico é: “enchei-vos do Espírito Santo” Ef.5:18. Este enchimento contínuo resultará no “andar no Espírito”, e por fim a vitória sobre nosso temperamento.
4° passo: meditar na palavra de Deus. O caminho para o sucesso na vida do líder cristão, como foi para Josué, é: “não se aparte da tua boca, o livro desta lei, antes medita nele dia e noite... porque farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás” Js. 1:08. Quando meditamos na palavra de Deus, somos conduzidos por ela, e não pelo nosso
temperamento desajustado.
5º passo: praticar a palavra. Após ter absolvido a palavra através da meditação, procurar aplicar os versículos ou  capítulos que leu, na prática. O maior desafio do líder cristão talvez seja em tornar mais do que mero ouvinte, sobre tudo praticante da palavra de Deus .

Veja a tabela a baixo defeitos e qualidades de cada individuo :
 







16 comentários:

Linecy Lúcia - Esteticista disse...

gostei obrigada pela informação

Rony Ramão disse...

muito interessante, obrigado pelas informações e q o Senhor te abençõe kda vez mais...Pr. Rony

Mek nunes disse...

Me endentifiquei com o temperamento fleumatico,obrigado

Mek nunes disse...

Me endentifiquei com o temperamento fleumatico,obrigado

Unknown disse...

Muito bom , me ajudou a descobrir minhas fraquezas. Obrigada Deus abençoe.

Eduardo Rafael disse...

Sou mais Fleumático e Melancólico e menos Sanguíneo e Colérico

Unknown disse...

O meu muito obrigada.
Fiquei surpresa em ver que é cristão.

Tenho muita dificuldade em saber qual eu sou. Acho que 50% sanguina +40flegmatico + 10colèrique. Onde eu acho que sou colérica é eu dou muita importacia a justiça=certo. E sou muito severa com os meus proximos neste assunto. Sou bem direta... magoo as pessoas as vezes. Mas sou companheira e de bom concelho. Minha compania é agradavel.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou um pouco de cada, quero buscar
25% de cada temperamento.

Unknown disse...

Me sinto colerico e melancólico ao mesmo tempo!

Unknown disse...

Bom dia ! Gostei muito do seu Blog. Parabéns.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Angela disse...

Se fosse tão facil assim, Hipócrates baseou essa teoria no sangue e na bílis como causadora desses comportamentos, existe muitos outros fatores q devem ser levados em conta

Unknown disse...

Mto bem elaborado , e bem definido!
Parabens ,

Unknown disse...

Sou um pouco dos 4, tenho 25% de cada temperamento.

Unknown disse...

Não vou mentir eu sou colérica mas estou orando p Deus entrar c sua providência divina em meu ser