segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cabelo,cabeleira







Nós mulheres e até mesmo os homens, adoramos alisar, cortar, pintar, condicionar os cabelos, para que possamos ficar sempre atraentes, existem vários tipos de cabelo o louro, o preto. O ruivo, o castanho, o crespo, o liso, e infinitas variedades, mas neste post não é somente falar sobre os cabelos e sim sobre também a curiosidades que se criam em cima disso.
Fatos engraçados, e muito divertidos, já vêm tantos cabelos esquisitos por ai não e mesmo. Quem é que nunca prestou atenção nos penteados inusitados de Lady Gaga,ou da Amy Winehouse.
A estrutura básica dos fios de cabelo:
O ser humano médio possui 100.000 fios de cabelo, os ruivos possuem 90.000, os que têm cabelos pretos, 110.000 e os louros, 140.000.
O diâmetro do cabelo depende de vários fatores, principalmente a raça de cada individua. Os louros variam entre 0,017 a 0,052 mm e os de cor escura e de 0,064 a 0,1mm. Um simples fio de cabelo pode suportar em média até 100 gramas de peso antes de se romper. Isso significa que todos os cabelos da cabeça podem juntos, pelo menos teoricamente, suportar o peso de dois elefantes africanos adultos ( 5.000 kg cada). Um novo fio de cabelo começa a crescer sob o folículo e empurra o fio velho para cima. Em média 100 fios de cabelos são perdidos naturalmente todos os dias. 
Na realidade, temos cabelos crescendo e caindo diariamente, porque cada fio tem um ritmo diferente e são mais de 100 mil fios que estão no couro cabeludo.
*Crescimento médio anual: 12 cm.
*O cabelo feminino cresce mais devagar que o masculino.
*O cabelo masculino é mais denso que o feminino.
*Acima de 50% dos homens com idade na faixa de 50 anos, tem a queda de cabelos segundo um padrão definido masculino.
*40 % das mulheres na época que atingem a menopausa terão um padrão feminino hereditário de queda dos cabelos.
*Em geral, 90% dos fios de cabelo estão em crescimento e 10% em repouso.
*Distúrbios da tireoide e deficiência de ferro no organismo são fatores reversíveis da queda do cabelo.
*A maioria das drogas e vários tipos de medicamentos causam a queda dos cabelos.
*Pode-se perder mais de 50 % dos cabelos antes que se torne evidente para as outras pessoas.
*É normal a perda de 100 fios de cabelo por dia e esse número ainda varia segundo vários fatores, entre eles, a alimentação, o estado de saúde e hábitos individuais.
*Diariamente nos adultos médios, a soma total do crescimento dos fios de cabelo atinge 35 metros.
*O cabelo é o tecido humano que mais cresce no corpo.
*Pontas de fios quebrados não podem ser consertadas e devem ser cortadas.
*Cortar os cabelos não interfere com seu crescimento.
*O cabelo cresce mais no clima quente do que no frio.
*Nas pessoas idosas o cabelo cresce menos e torna-se menos denso.
*A higiene correta não resseca os cabelos. A lavagem frequente não aumenta a queda de cabelos.
*Pentear é menos prejudicial do que escovar.
*Massagear regularmente o couro cabeludo aumenta o fluxo sanguíneo que irriga as raízes dos cabelos.
*A poluição é prejudicial aos cabelos; ela enfraquece e tira seu esplendor. É particularmente prejudicial aos cabelos oleosos, uma vez que atrai e retém as impurezas contidas na atmosfera.
*A umidade estica os fios do cabelo.
*A textura ou trama do cabelo é determinada pelo diâmetro individual de cada fio.
*O cabelo não revela a que sexo pertence a pessoa.
*Cabelos de pessoas da raça negra crescem mais devagar e são mais frágeis que os de outras raças.
*Cabelos de pessoas asiáticas crescem mais rápido e possuem maior elasticidade.
*Africanos e europeus são mais propensos a ficar carecas do que os asiáticos.

Os cabelos grisalhos fazem parte do processo de envelhecimento e se devem à redução progressiva da função do melanócito. Isso causa diluição gradual do pigmento ao longo dos fios, do normal ao branco, e de um fio para outro: esse processo é chamado de encanecimento. Quando restam poucos melanócitos, ou nenhum, no folículo piloso, o fio parece branco.
A cor branca observada na ausência de melanina é causada pelo reflexo e refração da luz no cabelo; na verdade, o fio é incolor. Examinados de perto, os cabelos grisalhos costumam mostrar uma pequena porcentagem de fios brancos em meio a um maior número de fios pigmentados escuros normais.

1 - A idade em que os cabelos brancos começam a surgir é determinada pela genética, sendo, em média, entre 35 e 45 anos.
2 - O encanecimento prematuro foi definido como o início antes dos 20 anos em pessoas brancas e 30 anos em negros.
3 - Acredita-se haver uma base genética e isso freqüentemente está associado a distúrbios auto-imunes, como a anemia perniciosa e a doença da tireóide.
4 - Algumas pessoas têm áreas localizadas de fios brancos, por causa da ausência de melanócitos ou da deficiência na função dos folículos

Os cabelos ficam brancos porque os melanócitos, um tipo de célula localizado junto ao bulbo capilar, na raiz dos fios, perde a capacidade de produzir melanina. Esse pigmento é o responsável pela coloração natural do cabelo.
Segundo o dermatologista Hugo Cláudio Weiss, existem vários fatores que determinam essa característica. "Algumas pessoas já têm cabelo branco antes mesmo dos 20 anos. Nesse caso, isso já é determinado geneticamente", afirmou.
Porém, segundo o médico, quando os fios brancos surgem com o passar da idade, a produção de melanina cai por vários fatores, como produção hormonal e envelhecimento dos melanócitos. Com o tempo, essas células ficam mais fracas e perdem, aos poucos, sua capacidade de produzir melanina.
De acordo com o médico, ainda não existe tratamento para acabar com o problema. Hábitos alimentares também não influem na produção de melanina. A única alternativa seria tingir os cabelos.
Muitas pessoas acreditam que, quando se arranca um fio de cabelo branco, mais fios brancos aparecem. Mas, de acordo com Weiss, esse é apenas um boato, já que o fato de arrancar um fio em nada influencia a produção de melanina.
Quanto mais melanina for produzida, mais escuro será o cabelo. Os melanócitos, além de determinarem a cor do cabelo, também são responsáveis pelo tom da pele.


O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo(parte superior da cabeça do corpo humano).
Há em média 3 milhões e meio de fios capilares em uma pessoa adulta e crescem em média 1 cm por mês. Diferenciam-se dos pelos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores. Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.


Estrutura interna do cabelo 


1- Pelo (cabelo)
2-Superfície da pele
3- Sebo
4- Folículo piloso
5- Glândula sebácea.
Acima de tudo, o fio de cabelo é um pelo. Possui a mesma estrutura de todos os pelos do corpo humano, porém tem suas particularidades.
O cabelo é um fio queratinizado que cresce na pele dos mamíferos.
A haste do cabelo é a parte do fio que emerge do couro cabeludo. Podemos dividir o cabelo em três partes: cutícula, córtex e medula:












Cutícula
Camada externa do fio de cabelo que se divide de 0 a 12 camadas que, sobrepostas, protegem as estruturas. Por serem transparentes nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição etc.) por ação mecânica (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc.) As cutículas são parcialmente sobrepostas sobre si, podendo formar de cinco a dez camadas de placas. Essas placas, por sua vez, oferecem excelente proteção ao córtex.
Córtex
Região intermediária onde transformamos, de todas as formas, a estrutura do cabelo. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:
ligação salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.
ligação de hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.
ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): só é rompida através de ação química (como amônia) ou física(aquecimento) e sua transformação é permanente.
Representa o coração do fio capilar. O grau de resistência, elasticidade e a cor do pelo dependem de sua estrutura. O diâmetro do córtex é determinado em função do número de células presentes no bulbo que podem se multiplicar. A fibra do pelo possui de 2 a 3 tipos de células do córtex. Esses tipos de células são:
ORTHO CÓRTEX: tem baixa quantidade da substância enxofre(menos que 3%).
PARA CÓRTEX: tem uma alta quantidadeda substância enxofre(cerca de 5%).
MESO CÓRTEX: possui grande quantidade do aminoácido cistina.
Medula
É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Ainda não foi determinada a função desta região. Contudo estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio onde a medula serviria como um "direcionador" do novo fio em direção ao poro.
O PH do cabelo
O termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha têm pH ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos. Se lavarmos o cabelo com shampoo alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.




Tipos de cabelo 
Quanto à oleosidade 


Cacheados
Os cabelos cacheados tendem a ser secos pela razão de seu formato em espiral, o que dificulta a hidratação dos cabelos. Os cabelos cacheados precisam de muita atenção. Por serem geralmente cheios os cabelos cacheados necessitam de hidratação constate que deixe o cabelo mais brilhante, sedoso e não muito volumosos. É recomendado evitar penteá-los a seco, procurando penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta, desembaraçando-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.
Secos
Cabelo seco é a denominação cosmética para cabelos não sedosos, devido à pouca produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, não sendo suficiente para lubrificar o cabelo até as pontas, causando pouca hidratação. Consequentemente, o cabelo tem pouco brilho e é quebradiço.
O cabelo tanto pode ser seco por uma característica natural, como pode ser uma condição adquirida devido à exposição à poluição, ao uso inadequado de produtos capilares, dentre outras causas. Uma característica do cabelo seco é o fato das escamas que compõem a camada externa dos fios abrirem-se com o cabelo mais vulnerável aos agentes externos, como poluição, vento, sol e processos químicos, como as tinturas e os permanentes.
O cabelo seco tem pouca irrigação nas pontas, porém recebe irrigação concentrada na raíz, o que reduz a perda de cabelo.
Normais
Cabelo normal é uma expressão utilizada no meio cosmético para os tipos de cabelos mais comuns. São macios, com produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo equilibrada e regular, de modo a lubrificar o cabelo da raíz às pontas. Não têm excesso de oleosidade na raiz nem pontas ressecadas. Dispensam grandes cuidados para exibir um aspecto brilhante e saudável.
O cabelo normal é uma característica natural, porém pessoas que têm cabelos secos ou oleosos podem equilibrar os níveis de gordura do couro cabeludo e atingir um equilíbrio equivalente ao do cabelo normal.
Oleosos
Cabelo oleoso é a denominação cosmética para cabelos com alto teor de oleosidade, devido à produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.
Ficam com aspecto sujo muito rapidamente. Passar a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem potencializa a oleosidade.
O cabelo tanto pode ser oleoso por uma característica natural, como pode ser uma condição adquirida devido à pouca regularidade na higiene, ao uso inadequado de produtos capilares, exposição a ambientes muito úmidos ou com alto teor de vapores de gordura, dentre outras causas. O cabelo oleoso tende a ter a irrigação distribuída ao longo dos fios, diminuindo a irrigação na raíz, o que aumenta a perda de cabelo (calvície).
 Mistos
Possuem características de cabelos oleosos e secos, ou seja, o couro cabeludo é oleoso e as pontas são ressecadas e às vezes duplas. É o tipo de cabelo mais comum e também o mais difícil de tratar .
 Cabelos Frágeis - Determinados geneticamente ou por deficiências nutricionais ou metabólicas. São cabelos finos e com pouca resistência. Necessitam cuidados especiais.
Cabelos Volumosos - São secos e arrepiados, com as cutículas abertas.
 Cabelos Tingidos - O processo repetido de tinturas danifica as fibras de queratina presentes nos fios, provocando ressecamento, falta de brilho e alterações na tonalidade da cor. 
As pontas duplas aparecem quando a estrutura dos fios está fragilizada. Isso ocorre por diversos fatores, como processos químicos, cloro, água do mar, o desgaste natural dos fios, a poluição, o ar seco, o sol, o vento e o uso de secador e chapinha. Para eliminar as pontas duplas é preciso cortar, de preferência a cada dois meses, aproximadamente, dois centímetros dos cabelos.


Cada folículo possui seu próprio ciclo de desenvolvimento, que compreende três fases:
1. Anágena - É a fase do desenvolvimento e do crescimento do cabelo, sendo que a papila (situada na porção inicial da raiz do cabelo) do folículo está em íntimo contato com os vasos sanguíneos, onde substâncias presentes nos fluidos circulantes são absorvidas pelo cabelo. Nos indivíduos sem problemas de alopecia, ou distúrbios advindos de doenças do couro cabeludo ou contaminação com metais pesados, 85% dos cabelos estão nesta fase de desenvolvimento.
2. Catágena - Esta fase transitória dura apenas algumas semanas. O cabelo para de crescer e não há mais irrigação sanguínea (o cabelo morre). No indivíduo são e sem alopecia, 1% dos cabelos estão nesta fase.
3. Telógena - Nesta fase o cabelo cai, sendo empurrado por um novo folículo que nasce no mesmo local.




A cor dos cabelos tem função puramente decorativa e varia entre os matizes negro, castanho, louro, ruivo, grisalho e branco. Ela depende da quantidade e da qualidade dos grânulos de um pigmento chamado melanina que estão presentes no córtex dos fios. A variedade das cores dos cabelos é devida a 2 tipos de melanina: (a) Eumelanina - cabelo castanho e preto; (b) Feomelanina - cabelo castanho avermelhado e louro.
Um maior número de grânulos de melanina está presente no córtex dos cabelos mais escuros. O cabelo louro contém pouca melanina. No cabelo vermelho, o pigmento é a feomelanina e ele, muitas vezes, escurece para o castanho avermelhado com o avançar da idade. Os grânulos de melanina são fabricados pelos melanócitos, células produtoras de pigmentos, que se situam no bulbo capilar (raiz do cabelo) e que sofrem a influência do hormônio melanocítico produzido pelo lobo intermediário da hipófise. A produção dos melanócitos dá-se somente na fase de crescimento dos cabelos (anágena) e necessita da enzima tirosinase. Com o passar dos anos, a atividade dos melanócitos se altera, diminuindo também a atividade da tirosinase, acontecendo então o embranquecimento do cabelo, chamado de canície. Não só a idade, mas o estresse e algumas doenças, como as tireoidites ou a anemia perniciosa, também promovem a canície.
Os cabelos compõem-se 90% da proteína queratina que contêm, na sua estrutura, 18 aminoácidos, 8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico, e 2% dos minerais de ferro, cobre zinco, alumínio e cobalto. O ressecamento é o primeiro sinal de que os cabelos estão desnutridos, sendo que a perda da umidade dos fios provoca uma diminuição da coesão entre as células, facilitando com que eles se quebrem. Qualquer fator do organismo que reduza a síntese de proteínas repercutirá sobre o crescimento dos cabelos. Regimes radicais ou estados de desnutrição com falta de proteínas, vitaminas ou óleos essenciais aumentam o número de folículos em fase de repouso, determinando o afinamento, a perda do brilho e a interrupção do crescimento dos fios.
Os cabelos podem ser classificados conforme grau de oleosidade e hidratação:
1. Cabelos Normais - As glândulas sebáceas liberam oleosidade suficiente. Os fios são brilhantes, macios, maleáveis e desembaraçam com facilidade, mesmo quando molhados. Não são oleosos na raiz nem secos nas pontas, e as cutículas são fechadas.
2. Cabelos Secos - As glândulas sebáceas são hipofuncionais. Os fios são opacos, rebeldes e quebradiços. As pontas se rompem, abrindo-se em forquilha. As cutículas são abertas, tornando-os porosos, ásperos e embaraçados. Fatores externos como tratamentos químicos frequentes (tinturas, descolorações, permanentes, alisamentos) bem como o uso do secador ou a
Exposição prolongada ao sol ou à água da piscina, alteram a estrutura dos fios, que perdem a elasticidade e o brilho.
Alopecia é uma palavra estranha. Mas para algumas pessoas atingidas por ela, alopecia é um assunto sério que deve ser abordado desníveis e com determinação. Em termos leigos, significa perda de cabelo. Alopecia tem muitas causas, na sua maioria genética e ambiente. Alopecia refere-se a qualquer tipo de perda de cabelo, embora haja variantes dependendo das condições e diagnóstico específico.
Em condições normais, o crescimento do cabelo é um processo cíclico. A primeira fase é a fase de crescimento anágenos quando folículos pilosos ativamente crescer até que ele atinja a fase de catágenos na quais folículos retardar seu crescimento.
Na fase eflúvio, folículos descanso antes do início de uma nova fase anagem ou o início de um novo eixo de cabelos, empurrando pêlos velhos para dar lugar a novos. Quando o couro cabeludo é saudável e não afetado por qualquer condição causando perda de cabelo, 10 por cento dos folículos pilosos são normalmente na fase eflúvio a qualquer momento.
Alopecia androgenética ou AGA é a condição mais comum de perda de cabelo causada, como o nome indica, pela genética. É popularmente conhecido como calvície masculina, embora essa condição também afeta as mulheres.
Homens aflitos com AGA perdem seus cabelos em um padrão bem definido que começa acima de dois templos. O cabelo a coroa da cabeça torna-se mais fino, enquanto que em torno dos lados e atrás da cabeça recedes em direção ao centro. Isto leva a um padrão de ferradura feio. Enquanto os homens com AGA poderiam perder completamente seus cabelos, mulheres com a mesma condição sofrem apenas de queda de cabelo todo o chefe, que não conduz à calvície total. Ao contrário dos homens, as mulheres não experimentam traços receding.
Outro tipo de problema de perda de cabelo que aflige a cinco milhões de pessoas nos Estados Unidos é Alopecia areata. Ela se manifesta através da perda de cabelo no couro cabeludo e em outra parte do corpo. De acordo com a Johns Hopkins Medical Institute, nossos corpos produzem um arsenal de anticorpos para impedir que vírus e bactérias malévolos. Infelizmente, este sistema imune às vezes confunde os folículos pilosos como alvos de ataque, resultando na interrupção do crescimento do cabelo. Dermatologistas consideram Alopécia areata um tipo de doença de pele porque ocorre na pele do cabelo ou o couro cabeludo.
Enquanto Alopécia areata é caracterizada por manchas aleatórias de cabelo, existem dois outros tipos de alopécia considerados mais graves - Alopecia totalis envolvendo a perda de cabelo cabeça total e Alopecia universalisrelativas à perda de cabelo total do corpo. Ao contrário de alopecia, os folículos pilosos em Alopeciaareata permanecer ativo e vivo e está pronto para retomar o crescimento do cabelo normal em certos pontos, em algum momento depois de muitos anos, sem tratamento.
Lá são muitas outras causas de perda de cabelo. Além de alopécia areata, as mais comuns alopecias AGA não são eflúvio telógeno, Micose, alopécia cicatrizes e perda de cabelo devido aos demais procedimentos cosméticos e aplicativo. Eflúvio telógeno é marcado pelo cabelo enorme derramamento de entrada antecipada de cabelos em fase de eflúvio devido a eventos emocionalmente estressantes, incluindo parto, cirurgia, graves distúrbios emocionais e uso de drogas.
Existem outras causas de perda de cabelo, alguns deles raros e difíceis de diagnosticar. Infelizmente, mesmo com um diagnóstico correto, há muito pouco que seu médico de pele pode oferecer se a causa é genética.


O que é conhecido como caspa, aquele pó branco que cai sobre os ombros, é a manifestação visível de problemas no couro cabeludo. A caspa pode ser seca ou oleosa, sendo que a oleosa é conhecida como seborreia. A dermatite seborreia não é contagiosa e geralmente é considerada a forma mais grave de caspa, sendo uma afecção nas partes do corpo onde há maior produção de óleo por glândulas sebáceas. Há várias causas para a caspa. Um dos motivos para o aparecimento de caspa pode ser o mau funcionamento das glândulas sebáceas. A caspa também pode aparecer como consequência de outras doenças como o Mal de Parkinson. A proliferação do fungo pityrosporum ovale, que vive no couro cabeludo, é outra causa possível para a caspa. O estresse e alimentação desequilibrada também são fatores que aumentam a probabilidade de desenvolvimento de caspa.

Nenhum comentário: