sexta-feira, 18 de maio de 2012

Conhecendo e entendendo as expressões faciais






Sabe quando você olha para aquela pessoa, e já sabe o que ela quer?Ou ela faz tipo uma careta muito engraçada?Pois é tudo isso tem sentido, se você reparar bem, isso é o que chamamos de expressões não verbais, as pessoas costumam ter certas feições quando estão com medo, raiva, nojo, alegres, tristes e surpresas. Cada uma dessas expressões é formada por uma “configuração” específica dos músculos da face, que permite ao outro reconhecer nessa expressão uma emoção específica.
Estas seis expressões são praticamente as únicas emoções que têm a probabilidade de ser reconhecidas pela maior parte dos indivíduos, quando observadas expressas em outros indivíduos.Por outro lado, a expressão facial serve para comunicar outros fatos que não são tão universais, e que dependem do contexto e do estado emocional da interação.
Assim observamos que a expressão facial é utilizada para comunicar fatos como: expressar o nosso atual estado de ânimo, o nosso desgosto de ver alguém, a nossa atenção para com os outros, que estamos a brincar com a outra pessoa, que estamos a ouvir.
A eletromiografia facial tem sido ultimamente usada nos estudos de neuromarketing. As vantagens aqui são muitas, pois podemos medir, através desta metodologia, as reações emocionais implícitas que pessoas têm ao estarem diante de produtos, marcas, embalagens ou propagandas.Especialistas da Universidade Estadual de San Francisco chegaram à conclusão ao comparar 4.800 fotografias de atletas de judô cegos e com visão normal durante cerimônias de entrega de medalhas nas Olimpíadas de 2004 e nos Jogos Paraolímpicos.
Segundo os pesquisadores, tantos os atletas com deficiência visual quanto os de visão normal exibiram as mesmas expressões faciais ao chegar em primeiro lugar.
Expressões faciais bastante similares também foram observadas entre os que perderam as competições.
Durante a pesquisa, os rostos dos atletas que ganharam medalhas de ouro e prata foram examinados.
Enquanto os vencedores mostravam frequentemente uma alegria natural com a vitória, os que ficaram em segundo lugar curvavam o lábio inferior para cima ou produziam um “sorriso social”, que envolve apenas um movimento da boca indicando mais superficialidade do que espontaneidade.Claro que existem outros tipos e vamos citar alguns aqui, tenho certeza que depois desta pequena aula rsrs, vocês passaram a ver as pessoas de outra maneira.Vamos dar exemplos de algumas;O medo às sobrancelhas se ergue, mas se aproximam por causa da contração do músculo piramidal do nariz-o único da face que nenhum treino ensina a dominar e assim formam rugas verticais na testa; as pálpebras  inferiores e superiores sobem dinimuindo os olhos; a boca fica aberta ou fica fechada tensa. O nojo as sobrancelhas se abaixam, sem se aproximar;o lábio superior é puxado para cima, e empurrando as bochechas na mesma direção;assim podem aparecer rugas no nariz;e o lábio inferior se contrai para fora ;

A surpresa ao se erguerem as sobrancelhas costumam formar rugas horizontais na testa;as pálpebras superiores sobem,sem tensão ;o maxilar relaxa ,deixando a boca entreaberta e abaixando as pálpebras inferiores  ai os olhos se arregalam.



A tristeza,apenas o canto intenso das sobrancelhas se eleva; os cantos da boca caem,de modo geral,todos os músculos faciais perdem o tônus,criando a expressão tipica do abatimento .

A alegria os lábios são puxados para trás e para cima,empurrando as bochechas ;as pálpebras inferiores  também se elevam e aparecem rugas na parte externa dos olhos,feito pés de galinha;um detalhe fundamental é que não existem tensão na testa.

A raiva, as sobrancelhas se aproximam,só que abaixadas;a tensão em torno da boca comprime os lábios .
O desprezo, os lábios se comprimem,um contra o outro e um canto é puxado para cima .

O espanto,em situações de espanto,toda parte superior do rosto é tensionada.O músculo frontal levanta as sobrancelhas ,que são aproximadas pela ação dos próceros.Assim se formam rugas verticais na testa.Os olhos ficam contraídos e dão a impressão de serem menores,enquanto isso praticamente todos os músculos da boca são relaxados. 
Acredita-se que o cérebro se desenvolveu para responder mais rapidamente a situações potencialmente ameaçadoras. 
O cérebro reage com rapidez a todas as expressões faciais - a uma velocidade de menos de 40 milésimos de segundo. Além dessas achei em um outro blog as expressões faciais de uma mulher ,alem de ser curioso é muito engraçado então vamos ver algumas e seus significados;

1. Desprezo:ergueu as sobrancelhas, lábio superior levantado. Como fazer isto: é suficiente apenas para secar o suor de sua cabeça com uma ponta de sua gravata.


2. Controlado raiva:hermeticamente fechados lábios, narinas , olhos vesgos ligeiramente. Como fazer isso: encontrar um álbum de fotos com fotos de seus ex-mulher e colocá-lo em um lugar de destaque .
3. Medo:os olhos muito abertos, sobrancelhas ligeiramente levantadas cantos da boca estão apontando para baixo. Como fazer isso: pegar o telefone e dizer : "Ei Wolfgang ! Ouvi dizer que você e seus irmãos não têm nenhum lugar para se viver? Bem, venha morar conosco ! "

4. Sorriso sarcástico :boca entreaberta , os olhos ligeiramente vesgo. Como fazer isso: sair com seus amigos , a promessa de estar em casa às 9 horas.






5. Sorriso obrigatório:cantos da boca estão apontando em direções diferentes, em um sorriso torto. Como fazer isso: convidar seu patrão para visitar sua casa.







6. Zombaria :lábios cerrados , os olhos vesgos . Como fazer isso: se recusam a pagar extra de R $ 100 para um quarto de hotel com uma vista melhor.
7. Pedindo bem:sobrancelhas levantadas, tremendo queixo . Como fazer isso: algo promessa, depois mudar de idéia

8. Petição :enrugada testa , os lábios ligeiramente abertos, olhos molhados. Como fazer isto: Mais uma vez prometer-lhe algo (ver anterior), e depois mudar de idéia novamente.

9. Anger Confundido :um olho piscou , mandíbula apresentadas. Como fazer isso: quando você ganha da equipe, ir para a cama vestido com suas cores.





10.Confusão:olhos abertos boca larga, ligeiramente aberta. Como fazer isso: fazer uma tatuagem com o nome de uma menina diferente.







11. Ódio profundo:todos os músculos da face são congelados em uma máscara. Como fazer isso: Diga que seu vestido novo é bom, mas vestir a sua secretária é melhor.


12. Humilde submissão:boca fechada, uma sobrancelha ligeiramente levantada. Como fazer isso: ainda desconhecido.
Pois é eu fiz esta explicação em forma de texto e figuras,assim ficaria mais fácil de entender cada uma das expressões citadas,o mais importante agora é mostrar também em forma de figura  quais os tipos de músculos que a face possui e sua função em cada uma das expressões,por serem muito rápidas as expressões tudo tem que ser avaliado com uma certa calmaria afim de identificar como ela funciona ,fica determinado que muitas vezes as pessoas se confundem e nem percebem o que estão representando com a face e na verdade falam outra.Mas eu acho muito interessante este estudo,pode nos ajudar muitas vezes em diversas situações.Muitas delas curiosas e engraçadas,tipo sabe aquela sua amiga fresquinha em que você oferece uma coisa,e ela faz aquela carinha? Talvez a partir daqui você consiga identificar a cara dela de nojinho rsrs,ou quando você diz alguma coisa e a pessoa fica espantada.Creio que é um guia simples e fácil para algumas finalidades.Eis agora a figura e a função de cada músculo de nossa face,onde isso é um ponto muito importante a saber,como diria minha gerente informação nunca é demais e não ocupa espaço. São constituídos por 30 músculos divididos em grupos : articulação temporão mandibular, orelha, pálpebras, nariz, boca, e couro cabeludo.Músculos das expressões faciais,são considerados Músculos da mimica facial.São numerosos,muito delgados ,intimamente relacionados com o couro cabeludo,pele da face e pescoço.São conhecidos como músculos dérmicos.Não estão fixados em partes esqueléticas pelas duas extremidades;uma fixação é no esqueleto e a outra se prende na camada mais profunda da pele,podem mover a pele do couro cabeludo e da face modificando as expressões,as expressões faciais variam de individuo para individuo.Por serem músculos considerados mímicos todos tem intervalos pelo nervo facial;suas contrações produzem variações na forma dos orificios anatômicos ,pregas e sulcos da pele que alteram a fisionomia e exteriorizam os sentimentos são as expressões das emoções.Os músculos faciais se movem comandados por uma via motora voluntaria e não voluntaria.Exemplo:Um sorriso pode ser espontâneo. Automático( via não consciente )Ou um sorriso "SOCIAL",programado (via consciente)Os músculos faciais do couro cabeludo são:
epicrânio, é uma vasta lâmina,musculotendinosa que revesti o vítice e as faces laterais do crânio ,desdo osso occipital  até a sobrancelha.É formado pelo ventre occipital e pelo ventre frontal e esses são reunidos por uma extensa aponeurose intermediaria  :a gálea oponeurótica .*Ventre occipital Origem:2/3 laterais da linha nucal superior do osso occipital e o processo de mastoide inserção :Gálea oponeurótica Inervação:ramo auricular posterior do nervo facial.Ação trabalhando com o ventre central traciona para trás o couro cabeludo,elevando a sobrancelhas enrugando a fronte.Expressão:de surpresa ,espanto e preocupação.
*Ventre frontalOrigem não possui inserções ósseas.Suas fibras são continuas  com as do prócero corrugador e orbicular do olho.inserção :Gálea oponeuróticainervação Ramos temporais .Ação trabalhando o ventre central traciona para trás o couro cabeludo,elevando a sobrancelhas enrugando a fronte.Agindo isoladamente ,eleva as sobrancelhas de um ou ambos os lados.Expressão :a gargalhada e o choro.


Temporoparietal(couro cabeludo)O Temporoparietal é uma vasta lâmina muito delgada .Origem : fáscia temporalinserção ramos temporais Inervação:borda lateral da Gálea oponeuróticaAção :estica o couro cabeludo e traciona para trás a pele das têmporas.Combina-se o occipitocentral  para enrugar a fronte  e ampliar os olhos.Expressão de medo e terror .
Gálea oponeurótica (Couro cabeludo)Gálea oponeurótica reveste a parte superior do crânio entre os ventres frontal e occipital do occipitocentral .Protuberância occipital  externa e linha nucal suprema de osso occipital .Inserção Frontal de cada lado,recebe a inserção do temporoparietal.Inervação o ventre frontal e o temporoparietal são supridos pelos ramos temporais; e o ventre ocipital pelo ramo auricular posterior do nervo facial .Ação traciona  para trás o couro cabeludo elevando a sobrancelha e enrugando a fronte,como a expressão da surpresa .



ORBICULAR DO OLHO(pálpebras)Este músculo contorna toda a circunferência da órbita ,divide-se em três porções:palpebral ,orbital e lacrimal .Origem parte nasal do osso frontal (porção orbital ),processo frontal da maxila,crista lacrimal posterior (porção lacrimal) ,e da superfície anterior e bordas do ligamento palpebral medial (porção palpebral).Inserção: circunda a órbita como um esfincter Inervação: ramos temporal e zigomáticas do nervo facial .Ação fechamento ativo das pálpebras.


CORRUGADOR DO SUPERCÍLIO   (pálpebras)
Origem : extremidade medial do arco superciliar .Inserção superfície profunda da peleInervação: ramos temporal e zigomáticas do nervo facial .
Ação traciona a sobrancelha para baixo e medialmente,produzindo rugas verticais na fronte. Músculo da expressão de sofrimento.


PRÓCERO(NARIZ)Origem fáscia que reveste a parte mais inferior do osso nasal e a parte superior  cartilagem nasal lateral .Inserção parte mais inferior da fronte entre as duas sobrancelhas Inervação ramos bucais  do nervo facial Ação traciona para baixo o angulo medial da sobrancelha e origina as rugas transversais sobre a raiz do nariz.


Nasal transverso do nariz(NARIZ)Origem *Porção Transversal maxila,acima  e lateralmente a fossa  incisiva,*Porção Alar a asa do narizInserção Porção transversal :dorso do narizPorção alar:imediações do ápice do nariz Inervação:ramos bucais do nervo facial Ação dilatação do nariz


DEPRESSOR DO SEPTO (NARIZ)Origem:Fossa incisiva da maxilaInserção septo na parte dorsal da asa do narizInervação:ramos bucais do nervo facial
Ação traciona para baixo as asas do nariz,estreitando as narinas.

AURICULAR SUPERIOR(ORELHA)Origem: Fáscia da zona temporal Inserção,tendão da parte superior da superfície craniana do pavilhão da orelha Inervação Ramos temporaisAção Traciona o pavilhão da orelha para cima

AURICULAR POSTERIOR(ORELHA)Origem processo mastoide Inserção parte mais inferior da superfície craniana da conchaInervação :ramo auricular posterior do nervo facial Ação traciona o pavilhão da orelha para trás.

AURICULAR ANTERIOR(ORELHA)Origem porção anterior da fáscia na zona temporal Inserção saliência na frente da hélixInervação Ramos temporaisAção traciona o pavilhão da orelha para frente e para cima .

LEVANTADOR DO LÁBIO SUPERIOR (BOCA)Origem :margem inferior da orbita acima do forame infra-orbital ,maxila e zigomáticoinserção lábio superior da asa do nariz inervação ramos bucais do nervo facial Ação levanta o lábio superior  e leva o um pouco para frente 

LEVANTADOR DO LÁBIO SUPERIOR  E ASA DO NARIZ(BOCA)Origem processo frontal da maxila Inserção se divide em dois fascículos .Um se insere na cartilagem alar maior e na pele do nariz  e o outro se prolonga no lábio superior .inervação ramos bucais do nervo facial
Ação dilata a narina e levanta o lábio superior

LEVANTADOR DO ANGULO DA BOCA (BOCA)Origem fossa canina (maxila)inserção fossa da boca  inervação ramos bucais do nervo facial Ação eleva o angulo da boca e acentua o sulco nasolabial 

ZIGOMÁTICO MENOR Origem : Superfície malar do osso zigomáticoinserção :Lábio superior (entre o levantador do lábio superior e o zigomático maior )inervação :ramos bucais do nervo facial Ação Auxilia na elevação do lábio superior e acentua o sulco nasolabial.

ZIGOMÁTICO MAIOR Origem :superficie malar do osso zigomático Inserção angulo da boca inervação :ramos bucais do nervo facial
Ação traciona o angulo da boca para  tras e para cima (risada)

RISÓRIO (BOCA)Origem fáscia do masseter Inserção pele do angulo da boca Inversão ramos mandibular e ramos bucais do nervo facialAção :retrai o angulo da boca lateralmente (riso forçado)

DEPRESSOR DO LÁBIO INFERIOR (BOCA)Origem:Linha obliqua da mandíbula Inserção tegumento do lábio inferior Inversão ramos mandibular e ramos bucais do nervo facial
Ação repuxa o lábio inferior diretamente para baixo e lateralmente (riso de ironia)

DEPRESSOR DO ANGULO DA BOCA Origem:Linha obliqua da mandíbula
Inserção angulo da bocainversão ramos mandibular e ramos bucais do nervo facial
ação deprimi o angulo da boca (expressão de tristeza)

MENTONIANO(BOCA)Origem fossa incisiva da mandíbulainserção tegumento do queixo inversão ramos mandibular e  bucais do nervo facialação: eleva e projeta para fora o lábio superior  e enruga a pele do queixo 

TRANSVERSO DO MENTO(BOCA)Não é encontrado em todos os corpos origem linha mediana logo abaixo do queixo do angulo  inserção fibras do depressor do angulo da bocainervação ramos mandibular e bucal do nervo facial Ação auxilia na depressão o angulo da boca  

ORBICULAR DA BOCA(BOCA)Não é encontrado em todos os corposorigem parte marginal e parte labial inserção rima da boca inervação ramos bucais do nervo facial ação fechamento direto dos lábios

BUCINADOR (BOCA)Importante músculo acessório na mastigação mantendo ,o alimento sob a a pressão direta dos dentes.Origem superfície externa dos  processos alveolares da maxila ,acima da mandíbulaInserção angulo da bocainervação  ramos bucais do nervo facial  Ação deprime e comprime  as bochechas contra a mandíbula e maxila .Importantepara soprar e assoviar .

Espero que tenham gostado da matéria que de fato na minha opinião é muito divertido desvendar e curioso.Além do mais também tivemos uma pequena aula sobre os músculos da face que ate o momento nao sabíamos o quanto tínhamos e cada uma de suas ações,agora que fique claro quando alguém brincar com você e disser que suas zigomas estão avermelhadas você já saberá que zigoma nada mais e que suas bochechas.


  



 




3 comentários:

Unknown disse...

vc podia ser mais direto e explicar melhor o assunto sem brincar com as circuntancias

Unknown disse...

vc podia ser mais direto e explicar melhor o assunto sem brincar com as circuntancias

memo disse...

Adorei ;D