segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Os benefícios da musica



Sempre é bom ouvir musicam, elas nos trás paz, tranqüilidade e em alguns casos ate um beneficio de cura a determinadas doenças, o Mal de Alzheimer, por exemplo, pode ter um índice de retardamento através da musicoterapia, porque ao escutar a musica a região cerebroassociada se adquiriu lembranças, ouvindo então musicas conhecida trouxe-lhes recordações do passado, pode ajudar a explicar por que música pode despertar reações fortes em pessoas com o Mal de Alzheimer.

A região ativada durante o experimento, o córtex pré-frontal (logo atrás da testa), é uma das últimas áreas do cérebro a se atrofiar à medida em que a doença progride.

“O que parece acontecer é que uma música conhecida serve de trilha sonora para um filme mental que começa a tocar em nossa cabeça”, disse o especialista.

“Ela traz de volta as lembranças de uma pessoa ou um lugar, e você pode de repente ver o rosto daquela pessoa na sua mente”.

“Agora podemos ver a associação entre essas duas coisas – música e memória”.

Estimulante

A música serve como um potente estimulante no resgate da memória. Independentemente do som que você curta, todo mundo precisa de alguma coisa para escutar. Um mundo sem canções seria algo sem graça, pois, as melodias e harmonias fazem parte de nossas vidas. Em uma vida contemporânea cada vez mais barulhenta, elas se tornam cada vez mais necessárias. Vai dizer que você nunca ouviu alguma música que lhe tranqüilizou? Ou, alguma que fez com que respirasse fundo, pois retratava algum momento especial da sua vida? Pois é, muitas canções, através de suas palavras e notas musicais nos remetem a uma sensação de paz e felicidade e nos transportando para um estado até mesmo de graça.
Desde a Grécia antiga,já havia estudos que comprovassem que a musica era uma excelente forma de ajudar pessoas que tinham,problemas psicológicos,o filosofo Aristóteles,por exemplo no século V,a,c reparou que as canções causavam uma influencia muito positiva sobre o corpo humano e passou a ajudar as pessoas no seu estado psicológico.

OS DIFERENTES TIPOS DE MUSICAS EM GERAL ESTIMULAM A MENTE,VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE TIPOS DE MUSICAS

Música Clássica

A música clássica é um tipo de música, muitas vezes envolvendo grandes orquestras e normalmente ocorre sem acompanhamento vocal. Ele tem a tendência a acalmar o corpo e estimular a mente. Ela foi encontrada para reduzir o estresse (até mesmo para aqueles para quem a música clássica não seja o gênero preferido) e aumentar a tipos específicos de inteligência como a habilidade verbal eo raciocínio espacial-temporal. Não torná-lo mais inteligente, mas lhe proporciona um ambiente ideal para se pensar. Um estudo realizado em Hong Kong em 90 meninos com idades entre 6 e 15 anos descobriu que os rapazes que aprenderam a tocar música com sua escola no programa da orquestra de cordas pontuaram mais em testes de memória verbal e foram capazes de aprender mais palavras novas em comparação com aqueles que não recebeu formação musical. Ouvir música clássica também tem um efeito muito calmante sobre batimento cardíaco, e pode ser útil em doenças cardíacas.

A música clássica indiana

música clássica indiana é tanto elaborar e expressivos, e baseia-se na ragas (modos melódicos) e taals (ciclo rítmico específico). ragas Alguns são conhecidos por ativar todos os chakras (centro de energia ou estados de espírito), do seu corpo, beneficiando-o no desempenho de outras tarefas criativas. Música terapia baseada na ragas clássicos está sendo usado ou recomendado nestes dias para o tratamento da insônia, enxaqueca, dor de cabeça crônica, hipertensão arterial, ansiedade, etc Um estudo descobriu que ouvir música clássica indiana pode melhorar a qualidade do sono em indivíduos com depressão. Os pesquisadores concluíram que os efeitos foram comparáveis aos soníferos na melhoria da qualidade do sono em pacientes deprimidos.

Country Music

A música country tem sido associada à depressão e ao suicídio. O professor de sociologia James Gundlach, em sua pesquisa, encontrou que as taxas mais elevadas de suicídio pode ser atribuída a quem ouve a música country. Ele descobriu que os temas da música country fomentar um clima de suicídio entre pessoas que já estão em risco de suicídio. , Gundlach observa que a ligação com o suicídio ocorreu apenas com a música mais velhos país, que ele acredita que não é tão otimista como hoje.

Rap e hip hop

Música Hip Hop teve muitos efeitos diferentes sobre os adolescentes. De um lado, encontra-se a promover sentimentos negativos e, por outro, é tão enérgico que te faz querer levantar e dançar.

Um estudo feito para explorar como vídeos de rap influência emocional e física que sugere que os adolescentes que passam mais tempo assistindo a sexo e violência retratada na "vida" bobina de vídeos de música rap (especialmente "gangsta" vídeos rap) são mais propensos à prática estes comportamentos na vida real.

Rock Music

Ouvindo a música rock pode lhe dar uma descarga de adrenalina, como nenhum outro tipo de música. Se você não prefere ouvir rock, ele pode fazer você se sentir irritado e chateado, assim como aumentar sua freqüência cardíaca e pressão arterial.No entanto, se você gosta e estão habituados a ouvir este tipo de música, então ele pode ajudar a aliviar o stress sem afetar o seu ritmo cardíaco ou pressão sanguínea.

Um estudo foi conduzido por cientistas em um grupo de ratos para estudar os efeitos da música rock. O grupo de ratos que a música rock foi jogado realizado progressivamente ao longo do período de tempo que eles foram expostos à música e, eventualmente, tornou-se tão desorientada que se tornaram incapazes de completar o labirinto em tudo. Quando os cérebros destes ratos foram dissecados, verificou-se que seus cérebros anormais foram submetidas a mudanças estruturais. Os neurônios em seu cérebro (em especial na região do hipocampo, que é conhecido por ser importante na aprendizagem e na formação da memória) ter crescido fora descontroladamente em todos os sentidos sem conexão com outros neurônios. aumentos significativos no RNA mensageiro, que está envolvida na formação da memória, também foram encontrados. Esta poderia ser a razão pela qual os ouvintes a música rock são mais propensas a usar drogas e se envolver em relações sexuais extraconjugais. Esta é também a razão pela qual os ouvintes de rock heavy metal têm muito mais probabilidade de cometer suicídio.

Solte a voz sem medo

1. Perceba sua respiração - Sentada ou deitada, sinta-se presente no momento em que inspira e expira. Se pensamentos ou algo que vem de fora a distraírem, volte. Repita por 5 minutos.
2. Faça uma massagem sônica - Som é vibração e tem o poder de massagear o corpo. Deitada em um lugar confortável, emita um zzzz, como se fosse uma abelha, por 5 minutos. A prática auxilia a circulação e, por isso, você pode sentir formigamento em algumas áreas. Se perceber que alguma região não vibrou como deveria, pode ser que ela contenha algum bloqueio físico ou emocional. Para removê-lo, repita com freqüência.
3. Fortaleça o diafragma - Sentada com a coluna ereta e o abdômen contraído, emita um ssssss longo (soa como 'si' de silêncio) por cerca de 5 minutos. Em seguida, treine por mais 5 minutos ssss curtos, sentindo sua barriga subir e descer. A atividade força o diafragma, músculo que separa a cavidade torácica da abdominal, melhorando a vitalidade geral.
4- Apure sua voz - Com a boca fechada, emita o som de mmm por 5 minutos. Observe a vibração dos lábios: o som estimula a percepção do céu da boca, que funciona como uma caixa acústica e favorece a voz. Observe como o timbre melhora.
5. Harmonize corpo e espírito - Prepare-se para emitir um som harmônico: com suavidade pronuncie as vogais, partindo das mais graves às mais altas e voltando às graves - U - Ó - A - É - I - Ê - A - Ô - U. Se tiver sorte, entre os graves ouvirá um tom agudo, que sãos harmônicos vibrando com seu poder curador!

Segundo algumas pesquisas realizadas, os efeitos da música auxiliam e muito no funcionamento da circulação sangüínea. As músicas que agradam produz no indivíduo a sensação de bem-estar, quando são ouvidas, elas ajudam a promover a dilatação dos vasos e a aumentar o fluxo sangüíneo, por este motivo é necessário ouvir música com grande frequência.
Como as músicas que agradam faz bem as músicas estressantes fazem mal ao coração, estas músicas levaram à contração dos vasos e à redução no fluxo sangüíneo o que de certa forma faz mal ao coração. É importante saber que as emoções positivas, como o riso, são boas para a
saúde vascular. Não deixe de ouvir música que lhe agrade, ela poderá trazer diversos benefícios a sua saúde.
Foi feita uma pesquisa com pessoas saúde
e não-fumantes, estas pessoas tinhas idade média de 36 anos, primeiro os voluntários ouviram as suas músicas favoritas, depois ouviram música que os faziam se sentir ansiosos. Após essa fase os mesmo foram submetidos a sons destinados a promover relaxamento e para finalizar a vídeos humorísticos. Quando estas pessoas não estavam no laboratório, tiveram que evitaram ouvir músicas de que gostavam por pelo menos duas semanas.
Estes participantes foram submetidos a testes para determinar como o endotélio que é a camada celular que reveste interiormente os vasos sangüíneos e linfáticos, como esta iria responde a estímulos variados, por este motivo foi realizado diferentes fases diferentes. Para quem não sabe o endotélio atua na regulagem do fluxo sangüíneo e na coagulação, além de secretar substâncias químicas em resposta a ferimentos ou infecções, além de ter um papel muito
importante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Com este estudo realizado, foi possível analisar que o diâmetro dos vasos sangüíneos analisados (no braço) aumentou 26% depois da fase de audição de músicas alegres e contraiu, 6% depois que os voluntários ouvirem música que os deixavam ansiosos. O aumento foi maior do que nas fases de relaxamento que teve 11% e na ultima que era de assistir a vídeos que estimulavam risadas que teve 19%.
Depois deste estudo os pesquisadores destacam que a audição de músicas consideradas alegres que agradam pode afetar a atividade das endorfinas, que é o componente emocional pode ter um efeito de mediação da endorfina. Até o momento os resultados dos estudos que foram realizados indicam que a música pode representar uma nova estratégia preventiva para a saúde do coração, por este motivo é indicado que não deixe de ouvir as músicas que mais gosta e te animam

Música e Emoção

1. Projeto Crisálida Rubens Mário Mazzini Rodrigues, MD Médico Psiquiatra Música, Emoção e Saúde

2.

o Sons Biológicos:

§ Batimentos cardíacos

§ Peristaltismo e borborigmos

o Sons da natureza:

§ Vento

§ Canto dos pássaros

§ Murmúrios aquáticos

o Ao longo da evolução o som desempenhou um papel no desenvolvimento dos organismos vivos.

o A música teve um papel fundamental na organização e evolução da sociedade humana.

Origens da Música

3. Música e Desenvolvimento

o O ouvido começa a se desenvolver na 10 ª semana de gestação e é funcional aos 4 meses e meio (de gestação).

o A partir de então, o feto é capaz de ouvir alguns sons, sentindo os ritmos do corpo da sua mãe.

o É capaz de ouvir sons externos, incluindo sons musicais e reconhecê-los logo após o seu nascimento.

o As vocalizações “goo-goo gah-gah” recheadas de ritmo, tempo, dinâmicas e interações de brincadeira, como bater palmas, são a base para o desenvolvimento da criança.

4. Música no Berçário

o Experiência com bebês prematuros em incubadoras para recuperação de doenças perinatais.

o Um músico é colocado no berçário tocando uma harpa.

o Após alguns minutos os batimentos cardíacos se estabilizam a ritmo respiratório se harmoniza e os bebês adormecem profundamente.

5. O Que isso significa?

o Que a música tem um efeito sobre os circuitos neurais do sistema nervoso autônomo.

o A música ativa circuitos neurais, inclusive do sistema límbico, afetando as emoções e outras funções mentais.

o A música também afeta o sistema endócrino, estimulando a segregação de hormônios.

o O sistema imunológico também é estimulado pela música melhorando a reação imunológica.

6. Porta de Entrada Principal

7. Semântica Musical

o Semântica diz respeito ao significado dos símbolos.

o A semântica musical busca compreender as complexas inter-relações entre as combinações de sons e seus efeitos sobre a psique humana.

o Objetivo: compreender a experiência musical humana.

8. Sintaxe Musical

o A música constitui-se de uma sintaxe de notas musicais ordenadas em determinada disposição.

o É assim que a música se expressa chegando ao nosso sentido auditivo possibilitando um sentimento estético.

o A sintaxe é a ordem presente na música, o encadeamento de sons que se unem harmoniosa e melodicamente.

o A música é a arte de combinar sons de maneira agradável ao ouvido...

o ... Através da sensibilidade.

9. Elementos Semânticos Efeito Emocional

o Ritmo.

o Harmonia.

o Melodia.

o Timbre.

o Volume.

Reação Emocional Andamento Raiva Medo Alegria Tristeza Serenidade

10. Exemplo

11. Música Orgânica Quatro Elementos TERRA ÁGUA FOGO AR Ritmo / Melodia Tom / Timbre

12. Efeito Mozart

o O Efeito Mozart é um termo cunhado por Alfred A. Tomatis para um alegado aumento no desenvolvimento cerebral que ocorre em crianças com menos de 3 anos, quando elas ouvem música de Wolfgang Amadeus Mozart .

o Desde o começo dos anos 90 muitos estudos e pesquisas com as músicas de Mozart foram realizados no Centro de Neurobiologia, Aprendizado e Memória da Universidade da Califórnia em Irvine.

o Um dos testes revelou que um grupo de estudantes do Departamento de Psicologia que ouviu a dez minutos da “Sonata para Dois Pianos em Ré Maior” de Mozart (K448) comparado ao o grupo que não ouviu, conseguiu notas mais altas em 9 a 10 pontos da tabela de QI.

13. Efeito Mozart

o Em 1989, o neurobiólogo americano Gordon Shaw, da Universidade de Irvine, realizou um estudo provando que a música de Mozart era capaz de aumentar a capacidade de cognição espaço-temporal.

o Frances Raucher realizou estudos com ratos demonstrando que a exposição de ratos à música de Mozart melhorava a performance de ratos em um labirinto.

o Mais recentemente, Shaw e colegas usaram aparelhos de ressonância magnética para mapear as áreas do cérebro que são ativadas pela música – ressonância magnética funcional.

o Percebeu-se então que, além do córtex auditivo, onde o cérebro processa os sons, a música também ativa partes associadas com a emoção e, com Mozart, todo o cérebro é ativado.

14. Efeito do Ritmo

15. Sonata Para dois Pianos K.448 “ Nós temos essa linguagem neural interna comum com a qual nascemos, então, se nós pudermos explorá-la utilizando os estímulos corretos nós poderemos ajudar o desenvolvimento das capacidades cerebrais”. Dr. Gordon Shaw

16.

17. Efeito Campbell

o O Autor Don Campbell escreveu um livro que se tornou best seller ampliando as conclusões dos estudos de Shaw, Rauscher e outros, atribuindo propriedades não apenas à música de Mozart, mas de outros compositores eruditos.

o A questão é controversa e tem gerado muita polêmica e contestação..

18. Além de Amadeus Segundo Campbell

o O Canto Gregoriano usa os ritmos da respiração natural para criar uma sensação de amplidão descontraída. É excelente para o estudo e a meditação silenciosas e pode reduzir o estresse.

o A música barroca mais lenta (Bach, Handel, Vivaldi, Corelli) comunica uma sensação de estabilidade, ordem, previsibilidade e segurança e cria um ambiente mentalmente estimulante para o estudo e o trabalho.

o A música clássica (Haydn e Mozart) tem clareza, elegância e transparência. Pode melhorar a concentração, a memória e a percepção espacial.

o A música romântica (Schubert, Schumann, Tchaikovski, Chopin e Liszt) enfatiza expressão e sentimento, com freqüência evocando temas de individualismo, nacionalismo ou misticismo. É mais útil para ampliar simpatia, compaixão e amor.

o A música impressionista (Debussy, Fauré e Ravel) é baseada em humores e impressões musicais de fluxo livre e evoca imagens de sonho. Um quarto de hora de devaneio musical, seguido por alguns minutos de alongamento, pode liberar seus impulsos criativos e colocá-lo em contato com seu inconsciente.

o Jazz, blues, Dixieland, soul, calipso, reggae e outras formas de música e dança provenientes da expressiva herança africana, podem animar e inspirar, liberar profunda alegria e tristeza, transmitir agudeza e ironia e afirmar nossa humanidade comum.

o Salsa, rumba, merengue, macarena e outras formas de música latina têm um ritmo vivo e uma batida que pode fazer o coração disparar, aumentar a respiração e coloca em movimento o corpo inteiro. O samba, entretanto, tem a rara capacidade de acalmar e despertar ao mesmo tempo.

19. Além de Amadeus Segundo Campbell

o As músicas de big bands, pop, top 40 e country podem inspirar movimentação leve a moderada, engajar as emoções e criar uma sensação de bem-estar.

o O rock e o pop de artistas como Elvis Presley, Rolling Stones ou Michael Jackson podem sacudir as paixões, estimular uma movimentação ativa, liberar tensões, mascarar dores e reduzir o efeito de outros sons, altos e desagradáveis, no ambiente. Também podem criar tensão, dissonância, estresse e dor no corpo quando não estamos dispostos a ser entretidos de forma enérgica.

o A música ambiente ou New Age, sem ritmo dominante (por exemplo, a música de Steven Halpern ou Brian Eno), prolonga nossa sensação de espaço e tempo e podem induzir um estado de alerta descontraído.

o Heavy metal, punk, rap, hip hop e grunge podem estimular o sistema nervoso, levando a um comportamento dinâmico e à auto-expressão. Também podem sinalizar a outras pessoas (em especial adultos que vivem na mesma casa que seus adolescentes musicalmente invasivos), a profundidade e a intensidade do tumulto interior da geração mais jovem e sua necessidade de liberação.

o Músicas religiosas e sacras, inclusive tambores xamânicos, hinos de igreja, música gospel e spirituals, podem nos levar a sentimentos de profunda paz e consciência espiritual. Elas também podem ser notavelmente úteis para nos ajudar a transcender – e aliviar – a dor.

20. Fato Curioso

o Baseado nas supostas propriedades da Música de Mozart sobre a inteligência das crianças o governador do Estado Norte-Americano de Geórgia, Zell Müller, propôs a aprovação de uma verba pública para que cada criança da Geórgia recebesse um CD de Mozart ao nascer.

21. The World in Six Songs

o The World in Six Songs

o O Mundo em Seis Canções

§ Amizade

§ Alegria

§ Conforto

§ Conhecimento

§ Espiritualidade

§ Amor

o Como o Cérebro Musical criou a natureza humana.

A música é uma vantagem evolucionária que nos ajudou a codificar informação, conhecimento, a nos mover ritmicamente em batalhas, tomar consciência e concretizar emoções, e ainda é a melhor maneira que temos de transmitir conhecimentos básicos.

22. O Cérebro Musical

o This is your Brain on Music

o Esse é o seu Cérebro Musical

o Daniel Levitin

o Levitin levanta a hipótese de que nos transformarmos de certa forma no tipo de música que gostamos de escutar.

o Que esta música de alguma forma modifica nossas conexões neuronais e nos faz diferentes:

o " quando escuto a música de um grande compositor eu sinto que, em certo sentido, nos transformamos em um só, ou que uma parte dele permanece dentro de mim ."

23.

24. Gosto Musical

o Segundo Levitin, o verdadeiro músico é que aquele que realiza uma performance de forma a propiciar uma experiência sonora para os ouvintes.

o Cria o conceito de fonogênico em analogia a fotogênico , porém de um modo sonoro.

o Isso explica porque é impossível "tirar os ouvidos" da voz de nossos cantores favoritos posto que " uma força invisível nos guia em direção a eles ".

o As preferências musicais de cada um começam a se formar no útero materno, e se cristalizam em conexões neurais que nos fazem sentir sensibilizados por elas.

o Os grandes músicos são aqueles capazes de captar e expressar a preferência musical de sua época.

o Gênios como Mozart são capazes de criar padrões musicais que agradam toda a humanidade.

25. Psicologia da Gestalt

o Capacidade que o cérebro possui de completar espaços vazios e, assim, fechar gestalts (padrões).

o O cérebro também é capaz de criar expectativas a partir de um padrão dado que é antecipado intuitivamente.

26. Leitura Gestáltica

o De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê cnocseguee anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa ltrea szoinha, mas a plravaa cmoo um tdoo. Lgeal, não é msemo?

27. World Science Festival Aula sobre expectativa e Gestalt Musical

28.

29. Conclusões Novos Estudos, Avanços e Perspectivas

o Controvérsias à parte, é fato de que a música, de Mozart e outras, podem influenciar o funcionamento cerebral tanto no aspecto emocional quanto cognitivo .

o A questão é descobrir até onde isso é possível e o quanto pode ser útil.

o Outros estudos têm demonstrado efeitos positivos no comportamento de adolescentes, inclusive na capacidade de leitura.

o Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia evidenciou e até mesmo redução da criminalidade através da exposição à música.

o Terapias complementares baseadas na música e movimento, como a Biodanza, criada por Rolando Toro, têm comprovado efeitos positivos sobre a saúde física e mental, inclusive em crianças.

o Estudos de epigenética demonstram que a música tem, inclusive, a capacidade de modificar a expressão gênica.

Curiosidades sobre os músicos e a musica

Ludwig van Beethoven (1770-18270) despejava água gelada sobre a cabeça. Garantia que isto estimulava o cérebro. Beethoven era totalmente surdo quando compôs a Nona sinfonia. Ele sofreu perda parcial da audição aos 32 anos e aos 46 não podia ouvir mais nada.

... o disco Thriller, de Michael Jackson, já ultrapassou a marca de 47 milhões de cópias vendidas?

Que em janeiro de 1985, os 45 maiores nomes da música americana gravaram o Lp"We are the World" em benefício das vítimas da fome na África. O disco e o clipe renderam 55 milhões de dólares.

Que a expressão rock´n´roll foi criada pelo disc-jóquei americano Alan Freed, em 1953. Ele se inspirou na letra de um antigo blue, que dizia: "My baby she rocks me with ateady rool" (Minha querida me embala com um ritmo constante).

Alguns nomes verdadeiros de cantores os astros da música

Agenor de Miranda Araújo Neto... Cazuza
Ana Mae Bullock...... Tina Turner
Reginald Kenneth Dwight.....
Elton John
Luís Mauricio Pragana dos Santos... Lulu Santos


Gosto muito de escutar umas,lendo um bom livro em um parque ,vendo as crianças brincar ,a musica me inspira muito ,sento abaixo de uma arvore e escuto musicas por varias horas,ou ate mesmo quando estou deitada na minha cama, escrevendo aqui no meu Blog rsrs as vezes ate viajo em recordações,afinal cada musica tem um sentimento,um momento ,uma pessoa .

Há musicas que fazem a gente voltar a ser criança,e começamos a recordar tudo o que fazíamos naquela época,da vontade de pular,correr ,gritar é uma euforia danada ,fora a saudade que fica.

Já tem outras musicas que conseguem me irritar,da vontade de desligar o radio rapidinho,bem mas ai fica a dica,espero que vocês curtam o blog,e as sugestões dele abraços

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns, depois de um processo de mudanças de hábitos, passei a ouvir muitas músicas gospel ( tô viciado), e sinto uma sensação de paz enorme, ao contrário de antigamente quando ouvia músicas sertanejas, que me deixavam muito depressivo. É isso aí, Abraços.